Nos dias 12 e 13 de setembro de 1990 a Comissão
designada pela CAPES visitou o Curso do Mestrado cm Matemática da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No, dia 11 de setembro o
Professor Arnaldo Nogueira, Membro da Comissão, esteve na CAPES
em Brasília para receber o material referente ao processo do
credenciamento do curso e instruções para a visita.
A Comissão iniciou os seus trabalhos
analisando os dados contidos no processo de credenciamento do
curso conforme o roteiro de visita proposto pela CAPES,
esclarecendo algumas dúvidas junto à Coordenação do curso. Em
seguida, a Comissão reuniu-se com seis dos Membros do Corpo
Docente para discutir os principais problemas do curso o as
perspectivas de evolução do programa. A Comissão manteve também
contatos com alguns alunos e visitou as instalações do
Departamento de Matemática da Universidade Federal do São
Carlos.
Apresentamos a seguir um resumo das
principais observações à cerca do programa.
1.- ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA
1.1 - ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA:
O programa foi criado no segundo semestre de 1987 e
possui atualmente três áreas de concentração:
Geometria, Análise e Matemática Aplicada. A estrutura
curricular do curso é constituída por vinte e três
disciplinas separadamente em três grupos: duas de
nivelamento (que não contam crédito para obtenção do
titulo), seis do núcleo básico e dezoito especificas
distribuídas nas três áreas de concentração. Para
obtenção do grau de mestre é necessário que o aluno
seja aprovado em pelo menos três disciplinas do
núcleo básico em duas do núcleo especifico. Além
disso, o aluno devera ser aprovado em um exame de
qualificação escrito, um exame de proficiência em língua
estrangeira, um exame oral na área especifica e elaborar uma
dissertação de mestrado. 0 elenco de disciplinas com suas
respectivas ementas e bibliografia é adequado aos objetivos
do curso. Entretanto o número de disciplinas exigido ê
insuficiente para garantir uma formação básica de um mestre.
Vale ressaltar que o exame de qualificação cobro apenas
tópicos do curso de graduação tomando-se por base o curriculo
do bacharelado do DM-UFSCar. Problemas na estrutura
curricular já foram apontados no parecer do Prof. D.G.
Figueiredo, de agosto de 1987, sobre a criação do curso.
Apesar das . modificações introduzidas desde então a
estrutura proposta ainda permite uma especialização excessiva
do aluno, comprometendo seriamente sua formação em áreas
fundamentais da matemática. Por exemplo, um aluno interessado
em Geometria poderá cursar as disciplinas Geometria
Diferencial, Topologia e Análise (núcleo básico) o duas
disciplinas na área especifica de Geometria. Desta forma, ao
final do mestrado poderá ignorar completamente Álgebra e