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ANEXO C
Tabela de Conceitos – Esta tabela é peça de apoio ao questionário de tese de Mestrado em Administração e Desenvolvimento e
Empresarial – MADE, da Universidade Estácio de Sá e foi desenvolvida com o objetivo de esclarecer os termos pertinentes
ao estudo da influência e o desenvolvimento de fatores endógenos e exógenos sobre o desenvolvimento do APL de Moda Praia
de Cabo Frio.
Arranjo Produtivo Local (APL)
Micro e pequenas empresas, localizadas em um mesmo território, do mesmo setor
industrial, que mantém vínculos de interação e cooperação.
Os APLs incluem também diversas outras instituições públicas e privadas.
As vantagens competitivas, o aumento da capacidade inovativa, chances de sobrevivência,
crescimento e desenvolvimento do entorno são características positivas atribuídas à
formação de um APL.
Fatores Endógenos
São fatores que as empresas (empresários) detém poder de decisão e podem ser
controlados ou modificados parcialmente ou em sua totalidade.
Fatores Exógenos
São aqueles onde as empresas (empresários) não podem inteferir. Não possuem
praticamente nenhum poder de ação.
Cooperação e Associativismo
A cooperação ocorre quando um grupo de “indivíduos independentes” se envolvem em
um processo interativo, usando divisão de papéis, normas e estruturas, para agir ou
decidir questões relacionadas a um problema comum.
Fator facilitador para o associativismo é a confiança.
Crenças, Hábitos e Valores Locais
A cultura local onde o APL está inserido. A forma como a população local interage, seus
hábitos e costumes, a forma como resolvem os conflitos e interesses da comunidade.
As tradições locais percebidas através de sua vocação industrial, suas festas, seu
patrimônio histórico...
Empreendedorismo
Indivíduo que transforma a sua visão em ação, está atento às oportunidades e corre
riscos.
Algumas características atribuídas ao empreendedor: Intuição, imaginação,
independência, paixão, destreza, “saber se virar”, originalidade, flexibilidade, ser
previdente, comunicação e capacidade de aprender.
Governança
Coordenação entre atores independentes para o gerenciamento de problemas comuns.
É a maneira como os indivíduos e as instituições se relacionam, com o objetivo de
minimizar tensões provenientes do conflito de interesses e buscando o fortalecimento dos
laços de cooperação.
Planejamento Estratégico
É o conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores atingir metas e
objetivos. Essas ações devem estar registradas e acompanhadas pelos atores interessados.
A estratégia para ser tornada real deve ser aprendida por várias pessoas e aceita por elas.
Custos de Transação
São os custos de negociar, de redigir e de garantir o cumprimento de contratos, de
estabelecer marcas, de comprar isoladamente, de obter informações ou seja, custos que
vão além dos custos de “produção de algum produto”.
Tecnologias (Inovações)
Diferenciação do produto através da “capacidade inovadora” das empresas através de
idéias originais e a utilização de elementos alternativos.
Adoção de novos maquinários buscando a melhoria do desempenho.
Políticas Públicas
Ações essenciais que referem-se à cultura empreendedora, serviços de apoio (geralmente
inclui programas de informação, capacitação e consultoria), redução de custos,
fortalecimento das relações entre os atores no APL, vias de acesso e apoio à entrada em
novos mercados.
Financiamentos
Programas de empréstimos para micro e pequenas empresas. Facilidades para acesso a
crédito e condições de pagamentos diferenciadas.
Mercado
Possíveis pontos de venda, buscando adequar o produto aos padrões de consumo de cada
clientela.