4.1. Organização curricular
Para o cumprimento desta etapa do Projeto, a Instituição
informa ter promovido reuniões de estudo contando com a
participação de professores, profissionais da área e empresários,
além dos assessores Sérgio Mendes, Conceição Fiúza de Mello e
Adagenor Lobato Ribeiro. Partindo do exame do Parecer CFE-267/92
e da Resolução 03/92 - CFE, o grupo, cuja relação faz parte do
Anexo 2 do processo, discutiu os vários aspectos da estrutura
curricular levando em conta a concepção do curso, bem como seus
objetivos, e o teor da proposta preliminar de currículo pleno
contida na Carta-Consulta acolhida pelo Conselho Federal de
Educação. Em síntese, a estrutura curricular se fundamenta nos
seguintes pontos:
. a legislação vigente, em especial a Resolução 03/92-CFE;
. o perfil profissional definido no item 3;
. a realidade local, nacional e internacional;
. as peculiaridades regionais(Região Metropolitana de
Belém);
. as aspirações da clientela.
Assim, destaca o projeto, o currículo pleno considera a
importância da formação conceituai, o conhecimento da realidade
brasileira e regional, a capacitação para o exercício da
profissão, a responsabilidade de natureza ética, a oferta de
condições para realizar a integração dos conteúdos na prática
laboratorial, e o enriquecimento mediante disciplinas
complementares, o que significa um aprofundamento teórico-
conceitual de áreas afins, de modo a concorrer para o melhor
desempenho de determinadas funções próprias do seu perfil
profissiográfico. Neste particular, cabe destacar a ênfase
concedida à Informática, mediante a inclusão de 5 disciplinas
dessa área de conhecimento e da utilização de recursos
computacionais no aprendizado de disciplinas técnicas. Isto
significa um total de 480 hs, além do enfoque dos recursos
computacionais na atividade Estudo de Casos e no Estágio
Supervisionado, instrumentos essenciais de atualização
profissional à realidade do mundo empresarial.
Em resumo, o currículo pleno compreende disciplinas de
formação geral de natureza humanística e social, conhecimentos de
formação profissional básica e específica, e conhecimentos e
atividades de formação complementar de natureza instrumental e
prática. O Anexo I deste parecer contém a relação das disciplinas
e respectivas cargas horárias de acordo com as diversas
categorias, bem como o currículo pleno do curso pretendido.
4.2. Metodologias propostas
Segundo o projeto o Colegiado de Curso, com o apoio dos
Departamentos, terá a responsabilidade de elaborar, em conjunto
com os professores, o plano de atividades de ensino a serem
desenvolvidas em cada período letivo. Os Departamentos
acompanharão o efetivo cumprimento dos programas e adotarão
medidas para maior eficiência dos trabalhos desenvolvidos.