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PARECER
Instituição: FACS - Faculdades Salvador S/C
Objeto: Projeto do Curso de Ciências Sociais:
Licenciatura Plena
Bacharelado com ênfase em Consultoria, Planejamento e
Pesquisa Sócio-Econômica.
Finalidade: Parecer Técnico sobre o Projeto a ser apresentado ao
CFE.
Autor: Nome ; Inaía Maria Moreira de Carvalho
Titulação: Doutora em Sociologia.
Instituição onde trabalha: Centro de Recursos Humanos da
Universidade Federal da Bahia.
A proposta de curso analisada é compatível com a linha de atuação
da FACS, direcionada mais especificamente para a área tecnológica -
empresarial, e tem uma coerência interna que se reflete na
definição e conteúdo das disciplinas e na sua articulação. As
determinações legais quanto ao currículo mínimo e à carga horária
foram atendidas e o corpo de professores é relativamente
qualificado, contando com dois doutores, um doutorando, oito
mestres, dois mestrandos e quatro graduados que possuem curso de
especialização. A bibliografia indicada pode atender às
necessidades iniciais do curso, desde que se efetuem as aquisições
para 1994, com o acréscimo de mais 4.047 títulos, sem esquecer a
compra de periódicos, ainda ausentes das indicações bibliográficas
e, aparentemente, do acervo em discussão.
Finalmente, o perfil de profissional que o curso pretende formar
supõe uma base sólida na área da pesquisa empírica, assim como uma
complementação da sua formação básica - expressa na grade
curricular - com uma formação mais especializada em alguns grandes
campos temáticos onde se concentra a demanda de analistas sociais.
0 projeto, aliás, parecia insinuar algo neste sentido, com um certo
direcionamento para o campo do trabalho, sem chegar plenamente a
concretizá-lo. Por isso mesmo, considero fundamental para o êxito
do curso a introdução de algumas disciplinas especializadas (por
exemplo, uma sociologia do trabalho, ou uma sociologia urbana),
assim como uma estreita, associação com o Núcleo Integrado de
Investigação em Ciências Sociais, que a FACS se propõe a
implementar, uma iniciativa necessária e bastante louvável, até
porque é rara em Universidades privadas. Vale, também, uma
recomendação no sentido de estimular a qualificação dos professores
que não têm o mestrado, incentivando os outros a seguir mais
adiante.
Salvador, 21 de setembro de 1993.