MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
2. Concepção e objetivos do curso.
O curso é concebido com fundamento nos conteúdos
pedagógicos, na integração da Economia com as ciências afins, na
racionalidade do planejamento e nas características da clientela
potencial.
O objetivo geral do curso é desenvolver nos alunos
a competência para o estudo da utilização de bens e mercadorias
entre os recursos disponíveis para a produção e distribuição de
bens e mercadorias entre os indivíduos e a sociedade, tendo como
referencial a internacionalização da economia.
Como objetivo específico, o curso visa
principalmente preparar profissionais com competência para o
domínio dos processos de importação e exportação, tendo por base
a internacionalização da economia, o livre comércio entre "blocos
regionais", o mercado comum e a união aduaneira.
Perfil Profissiográfico
No momento o mundo passa por transformações de
caráter político, econômico e social de forma acelerada. Com o
advento dos blocos integracionistas, da revisão de regimes
políticos e de quebra de fronteiras entre nações, torna-se
patente a necessidade de preparar profissionais para atuar neste
área.
O mercado de trabalho para o Economista de
Negócios Internacionais tem apresentado inúmeras oportunidades, o
que podemos constatar através da oferta de empregos e da
concorrência de mercado.
O nível de Brasil, o programa de capacitação
tecnológica com queda de barreiras alfandegárias, tem atraído
estrangeiros, criando espaço e tornando promissor o campo de,
trabalho para o profissional de Negócios Internacionais, o que
vai se acelerar com a implantação do MERCOSUL.
0 curso está estruturado com o objetivo de
preparar o profissional de Negócios Internacionais, para exercer
funções estratégicas, táticas e operacionais no ramo da economia
internacional. A preocupação principal do curso é habilitar um
economista com conhecimentos técnico-profissional; cultura
humanística e visão global, para atuar em cargos a nível
gerencial.
A formação proporcionada pelo curso, capacita o
Economista de Negócios Internacionais a desenvolver pesquisa e
análise de mercado, pesquisa e análise do consumidor, cotação e
determinação de preços, distribuição, promoção de vendas,
organização e realização de eventos internacionais, gestão de
vendas, gestão de marketing, câmbio de operações financeiras
internacionais, documentação para importação, lobby, negociação