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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI PR
ASSUNTO:
AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NAS FACULDADES
INTEGRADAS DA SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI - (Fase Projeto e sua
Execução)
RELATOR: Sr. Cons. ERNANI BAYER
PARECER N°
88/94
CÂMARA/COMISSÃO APROVADO EM:
CESU
03/02/94
PROCESSO N°: 23.123007961/91-19
I - RELATÓRIO
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, mantidas pela Sociedade
Educacional Tuiuti - SET estão em processo de transformação em universidade, pela via da
autorização, com Carta-Consulta aprovada pelo CFE através do Parecem
0
270/93.
Através do parecer CFE n° 488/93 foi aprovado o Projeto para implantação da Universidade
Tuiuti do Paraná - UTP, juntamente com o Projeto de Universidade foi também aprovado o
plano de expansão com a indicação dos cursos necessários ao atendimento das exigências da
Res. 03/91, bem como daqueles que irão contribuir para melhor delinear o perfil da nova
Universidade, conferindo-lhe maior densidade acadêmica.
0 presente parecer refere-se a análise das condições para a autorização do funcionamento do
curso de Administração, habilitações em Administração, Comércio Exterior e Administração
de Cidades com base no Relatório da Comissão de Acompanhamento, nomeada pela Portaria
CFE 12/93, constituída pelos Professores ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS,
ALVACIR NICZ E ALMERI PAULO F1NGER sob a presidência deste relator.
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MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
ANEXO II
CORPO DOCENTE
ADMINISTRAÇÃO
ALADIM RAMIREZ GODOY
Disc.:Teoria Geral da Administração
Tit. : Administração de Empresas - FESP - 1974 Especialização em Administração
Pública - FIDEPAR/80 Cursos de Extensão: Marketing - FESP/73, Gerência
FESP/74, Administração de pessoal - FESP/74, Custo Operacional -
FESP/74, Imposto de Renda Física e Jurídica - Receita Federal/74,
Consultoria Organizacional - Ministério da Educação/77, Planejamento
e Controle de Custos e Orçamento - Fund.Get. Vargas/85 e
Especialização em Organização, Métodos e Sistemas/86
Atividades Técnicas: REFRIPAR - Chefe de Materiais Pode ser
aceito
ALBERTO JORGE CHALLUP
Disc.:Contabilidade
Tit. : Ciências Contábeis - FAE/84
Pós -Graduação: Finanças e Controle Gerencial - FAE/86 Análise
Empresarial e Técnicas de Planejamento - FAE/87 Doutorado em
Políticas Públicas - UNICAMP/89 Cursos de Extensão:
Especialização em Teoria Econômica - URPR Especialização em
Análise Econômica - ET AC/82 Fundamentos de Matemática -
IPARDES/85 Atividades Técnicas: Ger. Administrativo Bamerindus.
Pode ser aceito
ALCIDES FLORIANI
Disc. Educação e Saúde Publica
Tit.: História Natural pela Universidade Católica do Paraná - 1970
Especialização em Saúde Pública - UNAERP/FECEPASC - 1982
Especialização em Planejamento do Setor Saúde - UNAERP/FECEPASC -
1981
Vários cursos na área de Saúde Pública
Pode ser aceito
ALEXANDRE ANDRADE TEIXEIRA Disc. informática
__ Tit.: Bacharel em Ciências Econômicas - UFPR/87
Pós-Graduação: Mestrado em Administração - UFRJ - (em curso)
Cursos de Extensão: COBOL 5000/1982 - Sistemas de Informação
Distribuída S/A - Curitiba
Administração Financeira - 1981 - Inst. de Treinamento e Aperfeiçoamento de
Executivos
Atividades Técnicas: Analista de Sistemas Pleno - CELEPAR - desde 1983.
Pode ser aceito
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MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
ÁLVARO CEZAR KULAITTIS
Disc. Informática -
Organização e Métodos /
Administração de Sistemas de Informação
Tit.: Graduação: Bacharel em Administração de Empresas UFPR/77 Pós-
Graduação: Especialização em Análise de Sistemas - FAE/83 Cursos de
Extensão: Fundamentos de Processamento Eletrônico de Dados -FAE/ 78,
Programação COBOL - Bamerindus/77 Sistema de Gerência de Banco de
Dados - 1983 SCI Atividades Técnicas. Gerente de Informática da
PLASTIPAR IND. e COMÉRCIO LTDA. Pode ser aceito
ALVINO MOZER
Disc.:Filosofia
L
Tit.
icenciado em Filosofia - Université Catolique du Louvain - Bélgica
Licenciado em Química/63 Doutor em Filosofia - Bélgica/74
Diversos Cursos na área Trabalhos e pesquisas na área Experiência
em magistério superior Pode ser aceito
ANA MARIA DE TOLEDO COELHO
Disc: DIREITO. _____
Tit.: Bacharel em Direito - USP/60
Direito do Trabalho - 1964/65 - Fac.Dir.Univ.Genebra
Direito Internacional do Trabalho - Idem
Mestre em Direito
Leciona Direito do Trabalho
r
Diversos títulos na área Experiência
em magistério superior Pode ser
aceita
ANDRÉ RYDYGIER DE RUEDIZER
Disc. Administração Mercadológica
•Transporte e Seguros, Tit.:
Administração de Empresas - FGV/74
Mestre em Administração de Empresas - Miami University Oxford/76
Diversos cursos e seminários na área de Marketing, Processamento de Dados,
Análise e Conversão de Balanços
Professor desde 1978 - lecionando a disciplina de Mercadologia na
Universidade Federal do Paraná
Analista responsável pelo acompanhamento da Volvo Trucks Great Britania
Pode ser aceito
AURICÉIADUMOUE
Disc: Língua Inglesa e Portuguesa Tit.:
Licenciada em Letras - Português/Inglês
Mestrado em área de concentração - Língua Inglesa
MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento de Inglês - University of Cambridge
- English for Business
- Translation from & insto Portuguese
Diploma de Inglês Comercial pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa
Professora há 13 anos. Pode ser aceito
ATHAYDE FARIA BAGANHA
Disc: Direito de Navegação
Segurança Pública Tit.: Bacharel em
Direito - PUC - 1980
Licenciado em Letras - UFPr - 1981
ADESG - 1972 - Escola Superior de Guerra
Experiência em Magistério
Professor da cadeira de Direito de Navegação - Área Marítima na FESP
no curso de Comércio Exterior - FESP - 08 anos
Chefe do Departamento de Sociologia e Direito na FESP
Faz parte da Equipe de Monografia - FESP
Pode ser aceito para este curso
J ANTONIO BRZEZINSKI Disc.:Matemática I e
II' Tit.: Licenciado em Matemática -
UFPr/72 Mestre em Informática PUCRJ/81
Concurso Público: Auxiliar de Ensino do Depto de Informática.
Desenvolvimento e Comercialização de Micro-computadores.
Experiência em magistério Pode ser aceito
ARMANDO RASOTTO
Disc:Administração Financeira e Orçamento Tit.:
Administração de Empresas - FACE/80
Especialização em Finanças - FAE/81 Experiência em
magistério superior desde 1982 Tem aprovação em
concurso público Pode ser aceito
CARMEN LÚCIA GABARDO
Disc .Educacão
Tit.: Licenciado em Pedagogia - Universidade Federal do Paraná - 1974
Mestre em Educação - Universidade Católica do Rio Grande do Sul - 1978
Professora à 18 anos
Pode ser aceita
CLÁUDIO EGIDIO DE CARVALHO
Disc:Administração de Produção
Tit.: Engenharia Mecânica - UFPr - 1975 Administração de
Empresas - FAE/75 Especialização em Engenharia
Industrial - I.R.I/Itália
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
Atividades Técnicas: Engenheiro de Produção PHILIPS/69 Eng
0
de Produção
B.OR.A/72, Gerente Técnico - XEROX/74, Gerente Industrial - Eletrofrio/75,
Eng° de Planejamento e Manutenção de Usinas Geradoras de Energia Elétrica -
COPEL/83 Pode ser aceito
DJALMA LOPES DE MEDEIROS
Disc.:
Ética
Direito Tit.:
Direito-UFPR
Administração - FAE
Economia - FESP
Ciências Contábeis - FESP
Pós-Graduação em Legislação Tributária e Direito Tributário - Escola de
Administração Fazendária de Brasília
Exerce magistério superior
Pode ser aceito
EDUARDO MELO VALENTE
Disc. :Estágio Supervisionado
Economia
Economia Brasileira Tit.: Administração de
Empresas - FAE - 1973
Mestrado em Administração de Marketing, créditos concluídos aguardando
dissertação - FGU
Atividades Técnicas: Metalúrgica Wetzel S.S. Joinville -
Gerente Nacional de Comercialização Tem Experiência em
magistério superior Pode ser aceito
J ELCIO CALLEGARI
Disc.:Economia -
Legislação Aduaneira Comparada
Sistemática Comércio Exterior Tit.: Bacharel
em Ciências Econômicas - FESP/72
Especialização: Instrutores en Promoción de las Exportaciones -
UNTAC/GATT/Peru/75
Curso de Comercialização Nacional e Internacional - RJ
Aprovado em Concurso Público: Professor Adjunto da UCPr
Experiência em magistério superior.
Pode ser aceito
FRANCESCO SERALE
Disc.:Filosofia .
Sociologia
Psicologia
Tit.: Licenciado em Filosofia - 1974 - Universidade Mogi das Cruzes - SP
Especialização: Psicologia - 1980 - PUC do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
Agrupamentos e Processos Sociais - 1981 - UFPr - Ctba
Experiência de magistério: Sociologia Geral - 1978
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cascavel - Pr.
Sociologia Geral, Psicologia Social, Dinâmica de Grupo e Relações Humanas
- 1979 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti - Ctba
Atividades Técnicas: Coordenador do Setor Pedagógico 1982/83 Inst. de
Assistência ao Menor - Ctba
Diretor desde 1983 - Centro de Integração Comunitária "Diva Pereira Gomes"
Pode ser aceito
GLACY TRAMUJAS DA SILVA MÜLLER
Disc. Finanças Pública
Tit.: Direito - UFPr - 1969
Curso de Especialização em Ciências das Finanças e Direito Tributário - 1971
Curso de Administração e de Agente da Reforma Administrativa Diversos
Títulos na área das Finanças e da Administração incluindo Curso de
Metodologia do Ensino Superior Pode ser aceita
JOAQUIM WALTRICK
Disc. :Planejamento: Projeto e Desenvolvimento
Projetos Especiais em Cidades
Tit.: Arquitetura pela UFPR - 1980
Especialista em Cenografia e Construção de Teatro, na Britsh Council -
Londres 1987
Ligado à área de Arquitetura Promocional - Projetos e Montagens de Feiras e
Congressos
Possui Empresa: Área de Arquitetura e Promoções
Pode ser aceito
JOSÉ GILBERTO SANTOS MIRANDA
Disc.:Teoria Geral da Administração
Tit.: Administração com habilitação específica em Comércio Exterior - FESP -1984
Especialização em Administração Hospitalar - Fac. São Camilo de
Administração Hospitalar -1986 Atividades Técnicas: Intensa Atividade na
área Conselheiro do Conselho Regional de Administração (PR) Experiência
em magistério superior. Pode ser aceito
LUIS ANTONIO TARASRJK
Disc.:Economia Tit.: Matemática -
PUC -1976
Ciências Econômicas - FESP - 1981
Pós-Graduação: Administração de Empresas com especialização em Finanças
- FAE - 1982
Aperfeiçoamento à Análise Empresarial - BADEP/ABDE/CEBRAE/CEAG -
1977
Cursos de Extensão: Curso de Análise Matemática - PUC -1974
Curso Panorama da Lógica - PUC -1975
Curso de Introdução às Funções de uma variável complexa - PUC - 1976
Curso sobre história da matemática - PUC - 1976
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
Técnicas de administração de capital de giro - BADEP/78 Reestruturação e
análise de balanços - BADEP/80 Curso de Análise contábil e de balanço -
BADEP/84 Atividades Técnicas: Analista de investimentos - Fundação
ITAIPU-Br de Previdência e Assistência Social - Ctba. Pode ser aceito
LUIS FERNANDO COELHO
Disc Direito
Tit.: Bacharel em Direito - 1961 - UFPr.
Pós-Graduação: Doutor em Ciências Humanas - 1974 - Univ. Fed. de SC.
Livre Docente de Filosofia de Direito - 1974 - Idem Cursos de Extensão:
Diversos cursos na área.
Experiência de Magistério: em cursos de graduação e de pos-graduação
Pode ser aceito
J LUIS PUNTEL
Disc. .Administração da Produção-
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Tit.: Engenharia Mecânica - UFItajuba - 1980
Pós-Graduação: Especialização em Administração da Produção - FAE - 1981
Análise de Sistemas - FAE - 1982 Pode ser aceito
/ LUIZ KASUMORI IKEDA
Disc; Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Contabilidade Tit.: Ciências
Contábeis - FAE
Pós-Graduação: Especialização em Finanças - FAE
Atividades Técnicas: Leciona atualmente Auditoria na FAE, além de atuar na
área bancária.
Pode ser aceito
LUIZ ROGÉRIO FARIAS
Disc.: Contabilidade
Finanças Públicas Introdução à
Economia Tit.: Ciências Contábeis
- FESP
Administração de Empresas - UEPG
Pós-Graduação: Especialização em Marketing e Finanças - FAE Pode
ser aceito
MARIA DA GLÓRIA LUIS DA SILVA CASTRO
Disc: Direito Comercial Tit.: Bacharel em
Ciências Jurídicas e Sociais
Pós-Graduação de Aperfeiçoamento em Ciências Jurídicas Diversos Cursos de
Extensão Universitária na Área Jurídica, Econômica, Política Social e Direito
Cambial
Diversos artigos publicados no Diário do Paraná (página Jurídica)
Professora hà 20 anos Pode ser aceita
MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
MARIA DE LOURDES SERAPHICO PEIXOTO DA SILVA
Disc: Direito Comercial Tit.: Bacharel em Direito
Mestrado em Direito Público - Área concentração Direito Constitucional
Especialização: Metodologia de Ensino Superior Professora há 18 anos na
área de Direito Privado Tributário, Civil e Constitucional e Comercial
Pode ser aceita para este curso
MARIA LUISA FARO MAGALHÃES
Disc.:Ecologia
Tit.: Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro - 1975
Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Estadual de
Londrina, defesa de tese apresentada com o título de " O meio ambiente na
conflituosidade intervicinal".
Diversos cursos de Especialização na área de meio Ambiente.
Ministrou várias Palestras na área de meio Ambiente. Pode ser
aceito
MARIEL SALOMÃO SACE BAUTZER
Disc.:Psicologia
Tit.: Psicologia - univ. São Marcos - 1980
Pós-Graduação: Mestre em Psicologia -1980 - PUC Campinas/SP.
Especialização em Psicoterapia de Adolescentes e Adultos - 1982 - NEPP/SP.
Cursos de Extensão: diversos cursos na área. Pode ser aceito
MARILU BENATO PEREIRA DA SILVA Disc.:Psicologia.
Tit.: Curso de Formação de Psicólogos - PUC - 1973
Pós-Graduação: Especialização em Psicologia Industrial (convênio UFPr e Fac.
Tuiuti/80)
Cursos de Extensão: Formação em Psicodrama pedagógica (Centro
Paranaense de Estudos psicodramáticos/87)
Formação de Coordenadores de Dinâmica Interpessoal (Sociedade Brasileira
de Psico Dinâmica de Grupo e Psicodrama/85). Atividades Técnicas: Tem
experiência em magistério superior. Professora/Supervisora de estágio de
Psicologia Industrial/Curso de Psicologia - Fac. Tuiuti de 1979 até a presente
data. Pode ser aceito
NEY DE LUCCA MECKING Disc: Educação Física Tit.: Licenciado em
Educação Física pela Escola de Educação Física e
Desportos do Paraná - 1974
Bacharel em Direito - Faculdade de Direito de Curitiba - 1979
Especialização: Especialista em Judô pela Escola de Medicina de Havana
-Cuba 1988
MEC/CFE
PARECER Nº PROC. Nº
Especialista em Magistério Superior - CEPPE
Diversos cursos na área de Técnico e Arbitragam
Diversos títulos conquistados na área de Judô
Técnico da Seleção Brasileira de Judô - 1986/89
Professor há 20 anos Parecer n° 3840/76 Pode ser
aceito
ORIVALDO JOÃO BUSARELLO
Disc.- Administração de Recursos Humanos
A
Tit.:
dministração de Empresas - FESP - 1975
Ciências Contábeis - FESP - 1975
Pós Graduação em Processamento de Dados - FAE - 1986
Cursos de Extensão: Gerência de Custos e Orçamento - F.G.U. 1980
Orçamento Inflacionado: Técnicas de Elaboração e Acompanhamento -
PUC/RJ 1981
Atualização em Imposto de Renda - Inst. de Orientação Profissional e
Extensão Cultural - 1983
Dinâmica de Administração de Empresas - Inst. Bras. de Desenvolvimento
Pessoal - 1985
Pode ser aceito para este curso
OTACÍLIO ALVES DA SELVA
Disc.: Teoria e Prática Cambial
Tit.: Graduação em Ciências Contábeis
Especialização em Planejamento Estratégico
Diversos cursos sobre especialização de Gerência no mercado Brasileiro e
auditoria
Diversos cursos na área de cooperativas
Pode ser aceito para este curso
PAULO SÉRGIO MARTINS DA SILVA
Disc:Saneamento Básico
Estágio Supervisionado Tit.:
Engenharia Civil pela UFPR - 1977
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -1982
Pode ser aceito
PEDRO MACENTE Disc. :Direito Tit.:
Bacharel em Direito - FDC/77
Pós-Graduação em Administração de Empresas com ênfase em finanças -
FAE/80
Especialização em Direito Administrativo - FDC/81
Curso de Extensão Universitária em metodologia do Ensino superior -
FDC/83
Pode ser aceito
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
RICHARD ALAN VIEIRA
'/
Disc: Administração de Recursos Humanos Tit.: Bacharel em
Administração de Empresas - FACE/79 Especialização em
Recursos Humanos - FAE/86 Pode ser aceito
SALETE CAVALLARI
Disc Projetos Especiais em Cidades
Tit.: Bacharel em Administração de Empresas - FADEPS/86
Especialização em Markketing/FADEPS/87 Tem
experiência em magistério superior Pode ser aceita
SAVÉRIO RONCHI
Disc. :Estatística
Matemática
Tit.: Bacharel em Matemática - Universidade Católica do Paraná - 1961
Licenciado em Matemática - Universidade Católica do Paraná - 1962
Licenciado em Filosofia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi
das Cruzes- 1971
Especialização: Tecnologia Educacional - 1980 Aprovado pelos
Pareceres CFE - 501/93 e CFE - 502/93 para as disciplinas Matemática,
Estatística e Metodologia Científica. Pode ser aceito
/
SIDMAR ANTONIO CAVET
Disc.:Economia -Tit.:
Economia - FESP
Especialização em Economia - FESP
Especialização em magistério superior - Tuiuti
Tem experiência em magistério superior Pode
ser aceito
SIDNEY CONCEIÇÃO VAZ Disc.
Ética
Transporte e Seguro Tit.:
Ciências Econômicas - FESP/72
Especialização em Didática do Ensino Superior - PUC/88 Diversos cursos
de aperfeiçoamento e extensão na área de Contabilidade Pública Municipal
e Administração Orçamentária
Professor há 20 anos na área de Contabilidade Pública e Finanças Públicas
Larga experiência em magistério superior
Esquema I - Formação de Professores de Disciplinas Especializadas para o
Ensino de 2
o
grau - 1974 Diretor Financeiro na área de Transportes Pode ser
aceito para este curso
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
SIMONE REBELLO BERGMANN
Disc: Sociologia Tit.: Ciências
Sociais - PUC/81
Especialização em desenvolvimento rural e abastecimento alimentar urbana -
FAO/83
Vários cursos na área
Vários trabalhos publicados através do IPARDES na área de Política Social
Pode ser aceita
URACI DE CASTRO BONFIM
Disc:Segurança Pública
Tit.: Oficial do Exército - Academia Militar das Agulhas Negras - Resende - 1959
Bacharel em Ciências Econômicas - Universidade Federal do Paraná - 1972
Especialização em Magistério Superior - CEPPE - em curso Mestrado: Altos
Estudos Militares - Escola de Comando e Estado Maior do Exército-RJ- 1978.
Pode ser aceito
WALQUÍRIA IARA BERTOLETTIDALLIN
Disc .Educacão Física
Tit.: Licenciada em Educação Física - Escola de Ed. Física e Desportos do Paraná -
1966
Especialização em Ginástica Olímpica - 1981
Experiência em magistério superior Pode ser
aceito
' TERUMI KOTO BONNET VILLALBA Disc.: Língua Espanhola Tit.: Graduação:
Licenciado em Letras - Português/Inglês e apostilamento do
Espanhol - Universidade Federal do Paraná -1970
Especialização: Métodos e Técnicas de Aprendizagem - Universidade Federal
do Paraná -1973
Curso Hispanobrasileiro de Lengua Y Literatura Espanhola -
Cultura Hispânica - Madrid -1974
Curso Superior de Tradución Especializada (Inglês/Espanhol)
- Universidad Complutense de Madrid -1986
Experiência Profissional:
Professora Auxiliar de Ensino de Língua e Literatura Espanhola -
Universidade Federal do Paraná - de 1971 a 1978 Professora Assistente
de Língua e Literatura Espanhola - Universidade Federal do Paraná - de
1978 a 1978 (conc público) Professora Auxiliar de Ensino de Língua e
Literatura Espanhola - Depto. de Línguas Modernas - UFRGS - 1989 A
1991 Professora Auxiliar de Ensino de Língua e Literatura Espanhola -
Universidade Federal do Paraná -1992 Vice-Coordenadora do Curso de
Letras - UFPR - 1977 a 979 Coordenadora - Curso de Extensão e do
Setor do Espanhol UFRGS -1990 A 1991
Coordenadora da Área de Espanhol - UFPR a partir de julho de 1992
Pode ser aceita
MEC/CFE
PARECER Nº PROC. Nº
ANEXO III
EMENTÁRIO
ADMINISTRAÇÃO
PRIMEIRA SÉRIE
MATEMÁTÍCA
Teoria dos conjuntos. Funções de uma variável. Limites. Derivadas. Aplicações
econômicas de derivadas. Integração Funções variáveis Equações e diferenças finitas,
lineares. Interpretações geométricas
. DIREITO
Noções de Direito Privado Pessoas Naturais e Jurídicas. Os bens. Os Contratos em
geral. Direito das coisas Generalidades sobre Direito de Família e Sucessões.
CONTABILIDADE
Noções de Contabilidade Estatística patrimonial.. Procedimentos contábeis
Variações do patrimônio líquido. Regimes de competência de exercícios. Provisão para
devedores duvidosos Ativo permanente. Operações com mercadorias. Correção
monetária Demonstrações financeiras.
ECONOMIA
Introdução geral às Ciências Econômicas. Objeto da ciência. Leis econômicas.
Evolução histórica das escolas e doutrinas econômicas. Fatores da produção. Introdução
à Teoria Econômica.
Estrutura de um sistema econômico. Conceito dos principais agregados. Fenômenos
econômicos e sua dimensão política. Modos e relações de produção
PSICOLOGIA
A Psicologia como ciência pura e aplicada à Administração. Teorias psicológicas
sobre o comportamento humano Desenvolvimento interpessoal. Personalidade
oranizacional Psicologia das relações humanas. Motivação Personalidade e liderança.
Mudança e desenvolvimento nas organizações. O poder O psicólogo na administração de
recursos humanos e na organização.
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
O que é Administração As habilitações e áreas de atuação do administrador.
Antecedentes históricos. Abordagens: Clássica, Humanística, Neoclássica e
Estruturalista. A Burocracia. Abordagens: Comportamental, Sistêmica, Contingencial.
Processo decisório. Administração Contemporânea: Técnicas Japonesas,
Empreendedores, Círculo de Controle de Qualidade, Sátiras á Organização, Empresa
Familiar.
FILOSOFIA
Introdução à problemática filosófica. Dimensões fundamentais da existência humana
como projeto. Fronteira da existência humana: a finitude, o mal a morte e a esperança.
Panorama histórico-temático do pensamento filosófico ocidental.
ÉTICA
LINGUA PORTUGUESA
Conceituação de linguagem, Lingua, Falar, Gramática,
Técnicas de Redação, Fonética, Ortografia, Morfologia,
Sintaxe, Semântica, Estilística, Língua e Arte Literária.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Conjuntos de atividades físicas e desportivas, que permitem ao aluno o
desenvolvimento físico, habilidades desportivas e sua integração no meio a que pertence.
Aprimoramento das aptidões -físicas;-aperfeiçoamento das técnicas desportivas e
integração ao meio universitário.
SEGUNDA SERIE
LINGUA INGLESA
Leitura dirigida e intensiva de textos simples e análise de sua construção. A oração
simples ou absoluta, conversação dirigida com uso de expressões coloquiais. A locução
verbal e os textos verbais. Análise de orações ou períodos simples, conversação dirigida
com base na montagem de personagens extraídos de textos não literários. Leitura de
textos atuais e discussão dos tópicos. Análise estrutural de textos não literários. Leitura de
textos atuais e discussão de tópicos. A análise estrutural dos textos e tempos verbais.
estudo de aspectos morfológicos; o sintagma nominal.
INFORMÁTICA
Sistemas. Impacto do Processamento de Dados nos Sistemas de Informação. Uso do
Computador. Hardware. Software. PDI. Processo de Seleção. Como Selecionar
Hardware. Como Selecionar Software. Sistemas. Impacto do Processamento de Dados
nos Sistemas de Informação.
ESTATÍSTICA
Conceitos Preliminares. Representação Tabular e Gráfica. Distribuição de
Freqüências. Medidas de Posição. Medidas de Dispersão. Medidas de Assimetria e
Curtose. Números. índices. Teoria da Probabilidade. Teoria Estatística da Estimação.
Teoria da Decisão Estatística. Ajustamento de Curvas . Teoria da Correlação e Regressão.
Séries Temporais.
. -ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS
HUMANOS
Campo de Ação. Administração de Cargos e Salários. Suprimentos de Pessoal.
Integração. Estímulos. Planejamento, Estruturação e Organização da Administração de
Recursos Humanos. Humanização do Trabalho. Administração de Salários Diretos.
Classificação de Cargos. Planejamento. Organização e Controle da Administração de
Recursos Humanos.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Conceito e importância 'nas modernas empresas. Estrutura. Fatores Essenciais.
Especificações de Materiais. O que. Quanto e Quando comprar. Lote Econômico de
Compra. Normas para instalação de Almoxarifado. Codificação dos Materiais. Gestão do
Estoque. Níveis de Estoque. Movimentação interna e externa de materiais. Setor de
Serviçosr Auxiliares na Moderna Empresar-Manutenção do Patrimônio.
ECOLOGIA
Natureza dos ecossistemas. Fluxo de energia nos ecossistemas Ciclos
biogenoqumiicos e ecossistemas. Ecologia.de populações. Organização e dinâmica das
comunidades ecologicas. Ecologia e populações humanas.
SOCIOLOGIA
Sociologia como Ciência Social. Interação e Processos. Argumentos Sociais-
Estratificação Social e Estrutura de Classes. Poder. Classes Sociais e Estado
Instituições Sociais. Organização da Produção do Trabalho e formas de Propriedade no
Capitalismo Moderno. Tecnologia e o Processo de Acumulação de Capital. A gestão
Empresarial do Processo de Trabalho.
DIREITO COMERCIAL
Contratos Mercantis. Títulos de Créditos: natureza e classificação. Letra de Câmbio.
Nota Promissória. Cheque, duplicata conhecimento de Depósito e "Warrant".
Conhecimento de frete. Obrigações de Direito Comercial. Desenvolvimento Histórico do
Concurso Creditório. Estado de Falência. Verificação e Classificação dos Créditos.
Liquidação. Extinção das Obrigações. Concordatas. Preventiva e Suspensiva. Crimes
Falimentares.
TERCEIRA SÉRIE
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Conceito de Administração Mercadológica. Teorias de Mercadologia. As funções
que se agregam neste campo de ação. O composto mercadológico e suas bases decisórias.
A mercadologia como uma função administrativa. Análise qualitativa do mercado.
Análise quantitativa do mercado. Políticas de Produto. Políticas de Preços. Pesquisa de
Mercado.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Funções da Administração da Produção. Localização Industrial. Projeto. Capacidade
e Lay-out de Instalações. Decisões sôbre o Projeto e o Composto de Produtos.
Planejamento e Análise de Processos. Projeto e Medida do Trabalho. Previsão.
Planejamento Agregado e Programação dos Requisitos de Material: MRP e CRP.
Controle e Programação da Atividade de Produção. Análise de Operação das Atividades
das Atividades de Produção e Serviços Administração de Projetos. Controle de
Qualidade Manutenção. Técnicas Avançadas de Planejamento e Controle da Produção.
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Conceitos Básicos de Sistemas de Informação. Sistemas de Informação e o
Processo de Gerência. Valor dos Sistemas de Informação para a Empresa. Estruturas
Organizacionais Planos Diretores de Informatização. A importância dos Sistemas de
Informação à nível da Administração.
ECONOMIA BRASILEIRA
A formação economica brasileira. O crescimento e desenvolvimento brasileiro. Os
desequilibrio da economia brasileira. Políticas econômicas. Os problemas econômicos
internacionais com reflexos no Brasil. a adaptação da economia brasileira e a nova
realidade. Desequilibrio estruturais e perspectivas de crescimento brasileiro
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
O papel do Administrador Financeiro e da Administração Financeira. Análise das
Demonstrações Financeiras. Risco. Fontes e Aplicações de Fundos e Orçamento de Caixa
Capital de Giro. Administração de Caixa. Administração de Contas a receber.
Administração de Estoques. Fontes de Financiamento a Curto e Longo Prazo. Custo de
Capital. Estrutura de Capital. Administração dos Ativos Fixos. Análise de Investimentos.
Negociação com Bancos. Planejamento Financeiro.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Conceito de O&M. Funções. Estruturação. Estruturas. Patologias Administrativas.
Departamentalização. Organogramas. Fluxogramas. Formulário. Análise e Distribuição
do Trabalho. Ambiente de Trabalho. Manuais. Sistemas Administrativos. Sistemas de
Informação. Metodologia para Análise de Sistemas Administrativos. Criatividade.
Mudança Organizacional. Consultoria Organizacional. Informática.
QUARTA SERIE
LINGUA ESPANHOLA .
Compreensão do espanhol escrito. Estudo das estruturas e do vocabulário
fundamental do espanhol, baseado na compreensão de textos. A expressão oral. A
pronúncia espanhola: meios fonêmicos, prosódicos e mímicos. O vocabulário de
utilização em atividades turísticas. Legislação Tributária Brasileira. ______________
ECONOMIA INTERNACIONAL
As teorias do Comércio Mundial. O Registro das Relações Econômicas com o
Exterior. O Comércio Internacional e as Teorias de Desenvolvimento. Políticas de
Comércio Internacional. Sistema Internacional de Pagamentos.
DIREITO DE NAVEGAÇÃO
O Direito Marítimo e o Aeronáutico. Tipos de Cargas. Tipos de Navios. Utilização
de Carga. Transportes integrados. Tipos de navegação. Serviços auxiliares. Conferências
de fretes. Composição de fretes. Reboque. Contrato de Transporte. Conhecimento de
embarque. Avarias. Navio. Avião. Responsabilidade do Armador ou Explorador.
Obrigações de Fretador e Afretador. Hipoteca Naval e Aeronáutica. Arresto. Arribada.
Abalroação naval e aeronáutica. Assitência e Salvamento. Tribunal marítimo. Acidentes e
fatos na navegação.
LEGISLAÇÃO ADUANEIRA COMPARADA
Quadro jurídico do Comércio Internacional e "lex mercatoria". As Sociedades
Comerciais. Os Contratos Internacionais e a Compra e Venda. A Arbitragem
Internacional. Direito Financeiro Monetário, e Cambiário Internacional. Direito Fiscal
Internacional. Legislação Tributária Brasileira.
TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL
Fundamentos da Economia Monetária, sistemas monetários. Conceito de Oferta e
Demanda da Moeda. Conceito de Câmbio. Mercados de Câmbio. Política Cambial.
Taxas Cambiais. Formação da Taxa de Câmbio.. Prática de Operação de Câmbio.
Arbitragem de Câmbio. O Problema dos Internacionais. Transferências de Divisas.
Controle Cambial. Organismos Controlados de Câmbios. Convênios de Pagamentos.
Contrato de Câmbio: Liquidação de Contrato de Câmbio. O Sistema Internacional.
Financiamentos Internacionais. Câmbios e Mercados Financeiros. O Mercado de
Eurodolar.
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Comércio Exterior Brasileiro. Órgãos Intervenientes. Acordos e Organismos
Internacionais. Regimes e Tipos de Exportações. Modalidades de Pagamento
Internacional. Formação. de Preço Exportação. Documentação de Exportação.
Processamento e documentação de importação. Regimes Fiscais Atípicos. Formação de
Preço de Importação. Logística. Drawback. Decisões Empresariais em Comércio
Exterior.
TRANSPORTES E SEGUROS
Transporte Marítimo Internacional. Contratos de Afretamentos. Frete Marítimo.
Estrutura Portuária Brasileira. Conhecimento de Embarque Marítimo. Embalagem.
Logística e Movimentação de Cargas. Seguro de Transporte Marítimo Internacional .
Visita às Instalações Portuárias e Retro-Portuárias. Transporte Aéreo Internacional. Frete
Aéreo. Conhecimento de Embarque Aéreo. Estrutura Aéreoportuária do Brasil.
Transporte Rodoviário Internacional. Sistemas de Transportes Combinados. Logística.
Visita às Instalações Aéreo-Portuárias.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Participação do estudante na elaboração do projeto de análise de viabilidade
econômico-financeira, abrangendo todas as áreas de atividades da empresa; início do
treinamento profissional junto à comunidade empresarial
SEGURANÇA PÚBLICA
O Conceito de segurança: pessoal, coletiva , interpessoal e transpessoal
Subjetividade e objetividade em segurança. Contornos sócio-políticos da segurança
Técnicas de controle e prevenção de acidentes. Conceito de polícia e policiamento
Burocracia operante dos órgãos de Segurança Pública. Cidadania e Segurança
Consciência social e segurança. Política e Segurança.
PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENVOLVIMENTO
Introdução a sistemas e projetos. Enfoque sistêmico aplicado. Administração de
projetos. Técnicas de planejamento e controle de tempo. Otimização e simulação..
SANEAMENTO BÁSICO
Saneamento Ambiental e preservação da Saúde Pública. Aproveitamento racional
dosolo, dos recursos hídrocos e do ar. Os serviços sanitários e a estruturação sanitária das
cidades. Planejamento sanitário das cidades. Planejamento rural.
PROJETOS ESPECIAIS EM CIDADES
Técnicas para elaboração de projetos estruturais e reestruturação' de cidades. Análise
com vistas à racionalização. Elaboração de projeto específico na área de cidades.
FINANÇAS PUBLICAS
Visão integrada da ação do Estado na atividade econômica. Objetivos e instrumentos
da ação governamental na política econômica. Receita, despeja e orçamento
governamental numa perspectiva politica, jurídica e econômica. Receita, despesa e
orçamento governamental numa perspectiva política, jurídica e econômica. Política
fiscal. Orçamentos. Regimes e modalidades de execução dos orçamentos. Orçamento-
Programa.
TRANSPORTE PÚBLICO
Sistemas de transportes. Características dos sistemas de transportes. Circulação.
Terminais. Coordenação dos sistemas de transportes. Legislação. Planejamento. Tráfego
Rodoviário. Estacionamento, controle de Tráfego. Tráfego Urbano. Atividades práticas:
visitas às instalações rodoviárias e ferroviárias com significativos elementos para
observação e análise; visitas às instalações de movimentação e transporte de cargas;
demonstrações de funcionamento e operacionalidade; atividades de planejamento e
projeto.
EDUCAÇÃO SAÚDE PÚBLICA
Higiene individual e do vestuário. Higiene da água. Interesse do solo. Poluição do ar.
Higiene da habitação. Iluminação de locais de trabalho. Coleta, remoção e destino dos
resíduos. Problemas de saneamento urbano. Educação sanitária, higiene da alimentação.
Proteção à saúde da criança, higiene pré-natal. Parte prática.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Participação do estudante na elaboração do projeto de análise de viabilidade
econômico-financeira, abrangendo todas as áreas de atividades da empresa; início do
treinamento profissional junto à comunidade empresarial.
*
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, a conclusão da
Câmara com abstenção
Sala Barreto Filho,em 3 de 02 de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO
PLENARIA
NO DIA 03/02/1994 REALIZADAS AS 10 HORAS
REUNIÃO ORDINARIA
NOME D0 CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
24. YUGO OKIDA
MEC/CFE PARECER NO
PROC. NO
1. DADOS DA MANTENEDORA
A mantenedora é a Sociedade Educacional Tuiuti (SET), fundada
em 24/10/66, com sede e foro na cidade de Curitiba - PR. É uma sociedade civil sem fins
lucrativos.
Sua condição jurídica, regularidade fiscal e parafiscal, foram
analisadas, detalhadamente, no Parecer CFE n° 270/93, que aprovou a Carta-Consulta
para criação da Universidade Tuiuti do Paraná.
Está localizada na Rua Marcelino Champagnat, 505 - CEP:
80710-250 em Curitiba - Paraná.
2. DADOS DAS FACULDADES INTEGRADAS DA SOCIEDADE
EDUCACIONAL TUIUTI (FISET)
A SET mantém, em regular funcionamento, as Faculdades
Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti (FISET) cujo Regimento Unificado está
aprovado pelo Parecer n° 371/93, com as seguintes unidades de ensino, pesquisa e
extensão:
a) Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti;
b) Faculdades de Reabilitação Tuiuti;
c) Faculdades de Direito Tuiuti;
d) Centro Técnico-Educacional Superior Curitibano.
As Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti têm
por objetivos:
I - a formação de profissionais e especialistas de nível superior;
II - a realização de pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
III - a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante
cursos e serviços especiais;
IV - a promoção de intercâmbio e da cooperação com instituições
de ensino dos diversos graus, tendo em vista o
desenvolvimento da cultura, das artes, das ciências e da
tecnologia;
V - a participação no desenvolvimento sócio-econômico do País,
e em particular, do Estado do Paraná, como organismo de
consulta, assessoramento e prestação de serviços, em
assuntos relativos aos diversos campos do saber;
VI - a promoção de cursos de pós-graduação, lato-sensu e
stricto sensu, de atualização, de extensão, de planificação
curricular e de treinamento profissional, bem como a
prestação de serviços à Comunidade.
A administração das FISET é exercida por intermédio do
Conselho Superior, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Diretoria Geral.
O Conselho Superior, é o órgão máximo de natureza normativa,
deliberativa, jurisdicional e consultiva das FISET, sendo também o órgão recursal.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, é o órgão superior,
normativo, deliberativo e consultivo em matéria de ensino, pesquisa e extensão das
FISET.
A Diretoria Geral é o órgão executivo da administração superior,
dirigido pelo Diretor Geral e apoiado por três Vice-Diretorias: - Administrativa,
Acadêmica e de Planejamento.
Integram as Vice-Diretorias, coordenadorias específicas que
articulam as atividades das FISET.
MEC/CFE PARECER NO PROC. NO
Vinculados à Diretoria Geral, há os órgãos suplementares e os de
apoio. Os órgãos suplementares são aqueles que suplementam e apoiam as atividades das
Faculdades. São eles:
Centro de Pós-Graduação; Centro de Atividades
Psicopedagógicas; Centro de Reabilitação Sydnei Antonio; Centro de Atividades
Esportivas e Promoção; Centro de Integração Mercado/Aluno; Centro de
Desenvolvimento de Recursos Humanos; Colégio Tuiuti - 1
o
e 2
o
Graus - Colégio de
Aplicação; Clínica de Fonoaudiologia; Clínica de Fisioterapia; Clínica de Terapia
Ocupacional; Clínica de Psicologia; Clínica de Odontologia; Centro de Processamento de
Dados; Mini Cartório Jurídico; Escritório Modelo de Aplicação; Laboratórios; Biblioteca
Central; Gráfica; Divisão de Pessoal; Divisão Contábil; Tesouraria; Divisão de Compras;
Almoxarifado; Divisão de Patrimônio; Divisão de Serviços Gerais; Divisão de
Audiovisual; Prefeitura.
Os Departamentos compõem a administração e são os seguintes:
Departamento de Educação;
Departamento de Letras;
Departamento de Psicologia;
Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional;
Departamento de Fonoaudiologia;
Departamento de Informática;
Departamento de Odontologia;
Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais
Departamento de Artes;
Departamento de Matemática;
Departamento de Administração, Economia e Ciências Contábeis;
Departamento de Comunicação Social;
Departamento de Geografia e História. *
Departamento a serem implantados.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
As FISET ministram os seguintes cursos de graduação:
CURSOS DF. GRADUAÇÃO F. SITUAÇÃO LEGAL
UNIDADE CURSO ATO DE CRIAÇÃO
E AUTORIZACÃO
ATO DE
RECONHECIMENTO
FACULDADE DE
FILOSOFIA, CIÊNC S IA
E LETRAS TUIUTI
PEDAGOGIA (Licenciatura
Plena)
- Magistério das Matérias
Pedagógicas de 2º Grau
- Orientação Educacional
- Administrarão da Escola
de 1" e 2" Graus
- Supervisão da Escola de 1º
e 2º Graus
LETRAS (Licenciatura Plena)
- Português/Inglês e
respectivas Lit aturas er
PSICOLOGIA
- Bacharelado em Psicologia
- licenciatura em Psicologia
- Formação de Psicólogos
-DEC.73.078- 11/11/73 -
DEC.73.078-11/11/73
- DEC.73.078 - 11/11/73
-DEC.73.078-11/11/73
-DEC.92.703-21/05/86
-DEC.73.078-11/11/73 -
DEC.73.078-11/11/73 -
DEC.83.468-21/05/79
- DEC. 79.257 - 14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 - 14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
-PORT. 470-18/08/89
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
- DEC. 82.163 - 24/08/78
- DEC. 79.257 -14/02/77 e alterado
-DEC. 82.163-24/08/78
- PORT. 492 - 18/09/80
FACULDADE DE
REABILITAÇÃO
TUIUTI
FISIOTERAPL\
FONOAUDIOLOGIA
TERAPIA OCUPACIONAL
- DEC.85.734 -17/02/81 -
DEC.85.734-17/02/81 -
DEC.85.734-17/02/81
- PORT.329 - 07/05/86
- PORT.328 - 07/05/86
- PORT.329 - 07/05/86
CENTRO TÊCNI O- C
EDUCACIONAL
SUPERIOR CURITIBANO
ODONTOLOGIA
TECNO. EM PROC. DE
DADOS
-DECRETO DE 06/01/92 -
DECRETO DE 14/01/92
FACULDADE DE DIREITO
TUIUTI
DIREITO - DECRETO DF. 11/11/92
Fonte Secretaria Geral das FISET, 1993
3. DADOS DO CURSO PRETENDIDO
3.1 DADOS GERAIS
TITULO DO CURSO:
Curso de Administração
Habilitação: Administração
Comércio Exterior
Administração de Cidades (Píano de Curso)
* DOCUMENTO LEGALBRE O CURSO ------------
Parecer CFE n° 433/93
Resolução CFE n° 2 de 04/10/93
* NUMERO DE VAGAS Administração: 60 vagas
totais anuais Comércio Exterior: 60 vagas totais
anuais Administração de Cidades: 60 vagas totais
anuais
MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
* TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO 4
anos
* DURAÇÃO EM HORAS/AULA
Administrão : =3.144
Comércio Exterior : = 3.144
Administração de Cidades (Plano de Curso) : = 3.168
3.2 CONCEPÇÃO, OBJETIVOS E PERFIL PROFISSIOGRAFICO
ADMINISTRAÇÃO
Pode-se dizer que a época em que vivemos é a era da Administração. Nunca se
inventariou tanto como agora, acerca de teorias administrativas. Nunca se promoveram
tantos cursos da área gerencial, de treinamento, de cargos e salários, de recrutamento e
seleção, de planejamento empresarial, enfim, nunca se atentou tanto para a captação, a
avaliação e o desenvolvimento dos Recursos Humanos nas organizações como no
presente. Trabalha-se muito e gasta-se muito para ganhar-se otimização gerencial,
excelência administrativa. É sinal dos tempos. Não basta mais só empreender, é
necessário gerenciar pessoas num contexto empresarial cada vez mais consciente, crítico
e desejoso de progredir. Mais que nunca, o trabalho se humaniza e se especializa em
todos os estratos. O Curso de Administração planejado pela FISET foi concebido na
forma desta consciência. Não se pode mais contar somente com a habilidade intuitiva de
homens ímpares - há que se formar profissionais, instruindo-os, treinando-os e
habilitando-os para a prática moderna da administração. Esse é o objetivo que se tem em
mira. O perfil profissional daí resultante é o de administrador capar de gerir, de cuidar,
de zelar pelo complexo de serviços sob sua responsabilidade, orientando, instruindo,
motivando, fiscalizando e, principalmente, conquistando os seus comandados em prol
das metas de todos dentro da organização - o crescimento empresarial, do qual todos
são os beneficiários.
No eixo desta proposta educacional, inscrevem-se as habilitações em
Administração, Comércio Exterior e o Plano de Curso de Administração de Cidades. A
tudo que se disse da Administração em geral, deve-se acrescentar, quanto ao Comércio
Exterior, que, mais do que nunca, o Brasil necessita qualificar profissionais que nos
representem nas relações comerciais com os demais países, seja no eixo norte-sul, seja no
leste-oeste Providencial, além do mais, faz-se a concretização do MERCOSUL, para o
qual o Brasil deve preparar-se com pessoal e posturas específicas e peculiares. Este
Mercado será fortíssima alavanca a mover nova era no comércio exterior. A formação
superior neste campo muito tem a contribuir, e os profissionais, muito a ganhar. Para
tanto, a qualidade teórica da sua formação será a base dos objetivos desta habilitação do
Censo de Administração (Comércio Exterior) das FISET.
Partindo do ponto de vista teórico de que administrar é gerir, é zelar, é cuidar, é
coordenar, é comandar, é orientar, pode-se pensar, de forma moderna e ousada, numa
área do conhecimento administrativo voltada à realidade das organizações urbanas que o
homem cria e nas quais existe: as cidades. Administrar cidades pode ser uma arte e uma
ciência aprendidas nos bancos escolares, em nível superior - basta que para isso, a escola
MEC/CFE
PARECER NO PROC. NO
que ouse tal proposta se qualifique com padrões internacionais de docência e com alto
senso da realidade nacional.
Nesta linha de pensamento, o Curso de Administração das FISET pretende,
mediante o Plano de Censo de Administração de Cidades, atingir mais este serviço
educacional diferenciado: a formação de profissionais especializados na gerência
complexa dos aglomerados urbanos, na busca da excelência, quanto possível, da vida
humana que, indiscutivelmente, espelha-se na cidade que abriga esta vida.
3.3. CURRÍCULO PLENO
O curriculo pleno cumpre os minimos de conteúdo e duração
estabelecidos por este Conselho,
A ênfase curricular é bem dosada, em conteúdo e duração das disciplinas,
oferecendo condições para uma boa formação ao acadêmico, nesta área.
O plano curricular do curso é constituído de 4 séries anuais. A Comissão
sugeriu e a Instituição aceitou algumas alterações no escalonamento das disciplinas.
A Comissão e o Relator debateram a proposta curricular com os seus
autores, todos vinculados às FISET, considerando que estão atendidos os princípios
básicos para a implementação do curso, ao longo dos próximos quatro *anos. Foram
analisados e considerados, em perfeita consonância com o Projeto da UTP, os demais
aspectos didáticos do curso: periodização e ementário das disciplinas, metodologia,
avaliação e bibliografia básica.
O currículo pleno do curso será anexo a este Parecer.
3.4 EMENTÁRIO
O Ementário consta no Anexo III deste Parecer.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC.
3.5. CORPO DOCENTE
O Corpo Docente indicado para o curso é integrado por 46 professores.
Todos os docentes apresentam titulação e/ou experiência profissional na área das
disciplinas indicadas para lecionar. A Comissão avalia que o Corpo Docente relacionado
apresenta qualificação adequada para o desenvolvimento do curso ".
Todos os professores selecionados estarão abrangidos pelos Planos de
Carreira Docente e Institucional de Capacitação de Recursos Humanos.
A indicação dos professores responsáveis pelas disciplinas do currículo
pleno está anexa a este Parecer.
3.6. BIBLIOTECA
A Biblioteca adota o CDD (Decimal Classification Dewey) para a
classificação de seu acervo.
Funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 21:00h e aos
sábados das 8:00 às 16:00h. O acervo geral é integrado por 30.896 títulos e 45.298
exemplares por 495 títulos de periódicos em geral, 62 títulos de assinaturas correntes.
O acervo específico para o curso é o seguinte:
ESPECIFICAÇÃO TITULO EXEMPLARES
LIVROS 5.432 7.495
TOTAL 5.432 7.495
No cronograma de aquisição de novos títulos e assinaturas de
periódicos para ao curso constante do projeto, a projeção é a seguinte para 1998.
ESPECIFICAÇÃO TITULO EXEMPLARES
LIVROS 5.920 8.169
TOTAL 5.920 8.169
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
PERIÓDICOS
TÍTULOS EXEMPLARES
PERIÓDICOS GERAIS 495 6.222
PERIÓDICOS CORRENTES/OUTROS CURSOS 011 284
PERIÓDICOS CORRENTES/ADMINISTRAÇÃO 051 891
TOTAL 557 7..397
A Biblioteca está sendo informatizada.
O sistema de informatização foi desenvolvido no laboratório de
Processamento de Dados da mantenedora. Está previsto o controle automático de
empréstimo e SDI (Disseminação Seletiva de Informação). A Biblioteca participa do
COMUT, está providenciando ligação com a BIREME, BASES DE DADOS LILACS,
MEDLINE, PRODASEN e RENPAC, o que possibilitará a pesquisa, aos alunos de
graduação e de pós-graduação.
O espaço físico da Biblioteca já está sendo em 1993, ampliado de 410 m2
para 560 m2, e está prevista em 1994, para 1200 m2.
3.7 LABORATÓRIOS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Atualmente a Instituição dispõe de um laboratório de informática com
vinte estações de trabalho, estando em fase de ampliação para quarenta
estações, que é utilizado em aulas práticas e colocado a disposição dos alunos
para uso individual, sem custo adicional, bastanto que seja autorizado o seu
cadastramento.
O laboratório está situado em sala climatizada , com sistema de
aterramento e estabilização da corrente elétrica; dentro dos padrões
recomendados no que tange a espaçamento, mobília, iluminação, ventilação e
conforto.
A estrutura do laboratório, sua composição e atuação em diferentes
áreas pode ser melhor visualizado conforme segue abaixo :
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
EM ATIVIDADE:
EOUIPAMENTO
Estação de Rede
CONFIGURAÇÃO
Memória
4 MegaBytes
QUANTIDADE
386 DX 33
Cache
Velocidade
Vídeo
64 Kbytes 33
Megahertz SUPER
VGA Colorido
14
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
.Memória de Vídeo : 1 Mbyte
.Placa de rede : NOVELL NE2000
Mouse : Padrão Microsoft
Estação de Rede
para uso em CAD
Computer Design
386 DX 40
Memória : 4 Megabytes
Cache : 64 Kbytes
.Velocidade : 40 Megahertz
.Vídeo : SUPER VGA Colorido
Memória de Vídeo : 1 Mbyte 04
.Placa de Rede : NOVELL NE2000
.Co-processador : 80387
matemático
Mouse cordless : Logitech
Servidor de Rede
486 DX 50
Memória : 8 Megabytes
.Cache : 256 Kbytes
Velocidade : 50 Megahertz
.Vídeo : SUPER VGA 01
.Memória de Vídeo : 256 Kbytes .Placa
de Rede : NOVELL NE2000 .Drive
: 1.2 Megabytes
Estação de Rede
para uso na área de
desenvolvimento
386 DX 40
Memória : 8 Megabytes
.Cache : 128 Kbytes
Velocidade : 40 Megahertz
Vídeo : SUPER VGA Colorido
Memória de Vídeo : 1 Mbyte 02
Placa de Rede : NOVELL NE2000
.Drive : 5 1/4 e 3 1/2 HD
.Mouse cordless : Padrão Microsoft
EOUIPAMENTO
Discos rígidos
(Winchesters)
CONFIGURAÇÃO OUANTIDADE
Marca CONNER
.Capacidade : 200 Megabytes
.Tempo de acesso : 14 milessegundos 03
.Formato : 3 1/2" Padrão : SCSI
Discos rígidos
Marca SEAGATE
Capacidade : 1200 Megabytes 01
.Tempo de acesso : 14 milessegundos
.Formato : 3 1/2"
Padrão : SCSI
Drive
Drive
.Formato : 5 1/4"
Capacidade : 1.2 Megabytes 04
Formato : 3 1/2"
.Capacidade : 1.44 Megabytes 04
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
Modem Velocidade
.transmissão : 2400
01
Impressoras matriciais Velocidade : 280, 320 e 380 Cps
Tamanho : 132 e 80 Colunas
04
Impressoras Laser Velocidade : 4 ppm
.Xerox Qualilaser 4010 .2,5 Mb de memória
02
Scanner .Padrão : Colorido
Resolução : 400 D.P.I à 100 D.P.I
01
Rede NOVELL .Versão : 3.11
.No. de Usuários : 50
01
EM FASE DE IMPORTAÇÃO
EOUIPAMENTO
Estação de Rede
CONFIGURAÇÃO QUANTIDADE
.Memória : 8 MegaBytes
486 DX 50
Cache : 256 Kbytes
.Velocidade : 50 Megahertz
Vídeo : SUPER VGA Colorido 20
Memória de Vídeo : 1 Mbyte
.Placa de rede : NOVELL NE2000
.Mouse : Logitech
Servidor de Arquivos
486 DX2 66
Memória : 64 MegaBytes Cache
: 256 Kbytes Velocidade : 66 Megahertz Vídeo
: SUPER VGA Mono 01 Memória de Video :
1 Mbyte
.Placa de rede : NOVELL NE2000
Notebook
386DX33
c/ co-processador
.Memória : 4 MegaBytes
Cache : 256 Kbytes
Velocidade : 33 Megahertz
.Video : SUPER VGA Colorido 01
Memória de Video : 1 Mbyte
.Drive : 2.88 Megabytes
Placa FAX-MODEM : 9.600
Mouse : Logitech Track Ball
Placa de rede : NOVELL NE2000
Impressora Modelo : matricial
Velocidade : 600 Cps 05
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
Impressora
Impressora
Discos rígidos
(Winchesters)
Drive
Drive
Qualidade
Modelo
Qualidade
Modelo
Resolução
Qualidade
Capacidade
.Tempo de acesso
.Dimensões
.Padrão
Formato
Capacidade
Formato
Capacidade
9 agulhas
Paint jet 256 cores
Jato de tinta
Laser c/ Post Script
800 à 1000 DPI
Térmica
2100 Megabytes
9 milessegundos
3 1/2"
SCSI
5 1/4
1.2 Megabytes
3 1/2
2.88 Megabytes
05
01
03
05
05
Drive óptico
Unidade de fita
Kit Multimídia
Placa de Video
VGA - TV
Projetor portátil
Leitora ótica
Formato
Capacidade
Modelo
Capacidade
Modelo
Contendo
Modelo
Modelo
3 1/2
128 Megabytes
DAT
2100 Megabytes
UPGRADE da Creatlab
- CD-ROM NEC
- Sound Blaster Pro III
- 2 Caixas acústicas
3 CDs com aplicativos
Video Blaster
SVGA Color
01
01
01
01
01
SOFTWARES DISPONÍVEIS NO LABORATÓRIO
Dentro da estrutura de fazer o melhor no que se propõe a fazer, a
Faculdade Tuiuti procurou colocar a disposição de seus alunos e funcionários
os principais e mais atuais softwares existentes. O rol abaixo, procura
descrever alguns softwares disponíveis atualmente para utilização :
.MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
Sistemas Operacionais :
• MS-DOS 5.0 e 6.0
MS-WINDOWS 3.1 português e inglês.
OS/2
Softwares aplicativos
MS-WORD 2.0 português for windows
MS-EXCEL 4.0 em inglês for windows
ALDUS PAGE MAKER 4.0 em inglês
• COREL-DRAW2.0e3.0
. HARVARD GRAPHICS for windows
• PHOTO STYLER for windows
AMIPRO for windows
AFTERDARK for windows
• WORDSTAR 6.0
• WORD 5.0
AUTOCAD realese 10 , 11 e 12
• 3D STUDIO
• FLOW CHART 3.0
• FORMAX 3.0
Softwares Educativos
• BODYWORKS
• PCGLOBE 5.0
Softwares Utilitários
• NORTON 6.0
• PC-TOOLS 8.0
• NORTON DESKTOP for windows
Linguagens de Programação
CLIPPER 5.01
• TURBO C++
BORLAND C ++
•TURBOC
CLBC pará C e CLIPPER
TURBO PASCAL profissional pack 6.0
DBASE III e IV
.MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
ESTRUTURA FÍSICA DO LABORATÓRIO
O laboratório de informática situa-se no centro do campus da
Faculdade, sendo de fácil acesso. É composto de uma área aproximada de 200
m2, dividida em cinco ambientes através de divisórias móveis e fixas, que são
- sala da diretoria do laboratório
- sala de desenvolvimento de sistemas internos
- biblioteca de softwares
- sala de monitoria e controle de rede
- divisão de equipamentos
O laboratório é revestido de piso, sendo que toda a fiação de
rede, por medidas de segurança e apresentação, se situa abaixo deste piso,
não ocorrendo portanto fios espalhados pelo laboratório. As luminárias que são
em luz fria são em número de 30, e proporcionam uma claridade adequada ao
ambiente.
As paredes são pintadas em cores claras, âmbar, de forma a
propiciar descanso visual aos usuários em trabalho.
O laboratório possui uma mesa para cada micro computador
existente acompanhada de 2 cadeiras, totalizando 20 mesas e 40 cadeiras,
mais as utilizadas pela parte administrativa do laboratório.
O laboratório possue ainda três quadros brancos, para serem
utilizados como canetas especiais, para possibilitar que as aulas sejam
ministradas no mesmo.
RECURSOS DE PESSOAL
O atual quadro de funcionários do laboratório, é composto por:
- um diretor, administrador do laboratório
- uma analista de sistemas
- 2 programadores
- 2 monitores
- 10 digitadores e operadores
- 2 auxiliares administrativos
Todo o quadro funcional é locado única e exclusivamente no
laboratório não atuando em nenhuma outra área da faculdade, ficando a
disposição dos alunos, sistemas da faculdade, atendimento dos usuários, e
eventuais trabalhos que sejam necessários.
ATIVIDADES ACADÊMICAS
Todas as disciplinas técnicas do curso de processamento de
dados, são ministradas no laboratório de informática, onde os professores se
integram com a estrutura do mesmo.
.MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
As atuais disciplinas ministradas são as seguintes
Laboratório I
Algoritmos
Introdução à Informática
Laboratório II
Estrutura de Dados
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas
Arquivos e Banco de Dados
Ambientes Operacionais
Projeto
Sistemas de Informação
Gerência de Informática
OUTRAS ATIVIDADES
A Sociedade Educacional Tuiuti mantêm o treinamento em CAD
(computer aided design) que é uma fonte alternativa de geração de recursos e
estágio para os alunos que atuam como monitores, utilizando para este fim os
seguintes equipamentos:
Quatro (4) estações 386 DX, 8 MB de ram, vídeo super VGA,
teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade, co-processador aritmético.
Os projetos mecânicos de construção dos manequins
odontológicos são feitos em CAD, também com participação dos alunos de
informática
A Instituição está em fase final da digitalização dos projetos
arquitetônicos do campus que terá diversas utilizações, como por exemplo :
- possibilitar uma animação de um passeio simulado pela
instituição (o software mostra o melhor caminho para se chegar ao local
solicitado)
- controlar o patrimônio da instituição que pode associar-se
as informações digitalizadas a um banco de dados.
Obs : este projeto é desenvolvido exclusivamente por
alunos da Sociedade Educacional Tuiuti.
.MEC/CFE PARECER Nº
PROC. Nº
INFORMATIZAÇÃO DA FACULDADE
Juntamente com o curso de processamento de dados, a Tuiuti
entrou de vez, na era da informática, partindo para a informatização de todos
os seus setores. Os departamentos já informatizados ou em fase inicial de
informatização, podem ser vistos abaixo :
Biblioteca
Software : Cadastro de livros e periódicos
Consulta por autor, título, assunto ou palavra-chave.
Relatórios Classificados Entrega e Devolução de
Livros
Hardware : três (3) estações 386 DX, 4 MB de ram, vídeo colorido
super VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade.
Secretária
Software : Cadastro de alunos
Cadastro de disciplinas/turmas/ horários e
professores
Controle de Notas e Históricos
Emissão de requerimentos
Hardware : quatro (4) estações 386 dx, 4 MB ram, vídeo colorido
super VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade.
Vestibular
Software : Cadastro e emissão de carteirinha de todos os
candidatos Ensalamento dos candidatos Apuração de
resultados Emissão das listas de chamada de
candidatos
Hardware : quatro(4) estações 386 DX, 4 MB de ram, vídeo
colorido super VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade.
Tesouraria
Software : Cadastro e Controle de Todos os Pagamentos /
Recebimentos
Fluxo de Caixa
Emissão de recibos de cobrança para Banco
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
Recebimento de mensalidades
Relatórios de Custos
Hardware : duas (2) estações 486 Dx, 8 MB de RAM, vídeo
colorido super VGA. teclado ergométrico, 50 MHZ de velocidade, co-
processador aritmético.
Software : Cadastro dos funcionários
Controle de Impostos
Controle de Pessoal
Cálculo da Folha
Emissão de contra-cheques
Controle de recisões, férias e 13. salário
Hardware : uma (1) estação 486 Dx, 8 MB de ram, vídeo colorido
super VGA, teclado ergométrico, 50 MHZ de velocidade, co-processador
aritmético.
Clínicas
Software : Controle e registro de todos os usuários
Marcação de Consultas
Hardware : (5) estações 386 DX, 2 Mb de RAm, vídeo colorido
super VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade.
Centro de Pós-Graduação
Software : Cadastro de todos os alunos
Controle de Históricos e registros
Acompanhamento de Professores
Hardware : 2 (duas) estações 386 DX, 2 MB de ram, vídeo
colorido super VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade.
Administração da Faculdade
Software: Relatórios Gerenciais
Hardware : uma (1) estação 486 DX, 4 MB de ram, vídeo colorido
super VGA, teclado ergométrico, 50 MHZ de velocidade, para cada diretoria.
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
Além dos cursos regulares das Faculdades Tuiuti, diversos outros
cursos extras são ministrados no laboratório por professores da própria
instituição, funcionários ou empresas contratadas ou colaboradoras.
Podemos citar atualmente como principais cursos :
Curso de AutoCad (release12)
Softwares : Autocad versão 12
Hardware : quatro (4) estações 386 DX, 8 MB de ram, vídeo super
VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade, co-processador aritmético.
Curso de DOS - Softwares For
Software : Ms-Dos 6.0
SuperCalc
WordStar
Hardware : quinze (15) estações 386 DX, 4 MB de ram, vídeo super
VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade.
Curso de Windows - Softwares For
Software : Windows 3.1
Word 2.0 Excel
4.0
Hardware : quinze (15) estações 386 DX, 4 MB de ram, vídeo
super VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade.
Treinamento Interno para funcionários
Softwares : Rede novel II Ms-dos 6.0
Windows 3.1 Word for
windows 2.0
Hardware : quinze (15) estações 386 DX, 4 MB de ram, vídeo
super VGA, teclado ergométrico, 40 MHZ de velocidade.
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
3.8 PESQUISA E EXTENSÃO
A implantação do Curso de Administração prevê, como
atividades-meio para a consecução dos objetivos do Curso, programas de pesquisa e de
extensão. O primeiro e imediato suporte para tais programas será a contratação dos
profissionais adredemente titulados, que comporão a nossa crítica docente do Curso, no
seu todo.
Entende-se o Curso enquanto projeto, ou seja, uma linha vetorial aberta à
direita, no movimento progressivo e ascensional que se vai construindo com e na
experiência. Assim sendo, professores e alunos serão envolvidos nas operações de
pesquisa e extensão, aqueles orientando, estes exercitando seu aprendizado. O campo da
Administração fornece áreas vastíssimas para o exercício da pesquisa e da extensão.
A Instituição poderá fazer-se presente nas organizações da administração pública
e da iniciativa privada, mediante convênios e/ou autorizações especiais, simultaneamente,
colhendo dados para alimentar e realimentar pesquisas e levando a contribuição científica
para informar a prática na organização.
II- CONCLUSÕES DA COMISSÃO
A Comissão, em seu Relatório, apresenta a seguinte avaliação: A Comissão após verificar
as dependências das Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti e analisar o
projeto do curso, conclui que "consideradas as sugestões já emitidas para algumas
melhorias do conteúdo de matérias e distribuição de disciplinas no currículo, já aceitas
pela Instituição, na análise da organização curricular, pode se depreender que o Curso de
Administração pretendido é abrangente nas suas propostas e é adequado ao que deva ser
um processo que objetiva qualificar profissionais competentes neste campo do
conhecimento.
- "O Corpo Docente apresenta disponibilidade suficiente, está qualificado
com cursos completos ou em andamento, ou exercício profissional na área das
respectivas disciplinas;
- os recursos materiais apresentam-se em condições para o
desenvolvimento do curso proposto tais como: salas amplas, condições higiênicas,
materiais didáticos, iluminação e ventilação;
- a biblioteca encontra-se instalada e equipada com os livros e periódicos
para o Curso de Administração e as sugestões oferecidas foram atendidas".
"Pelo verificado e exposto, a Comissão entende que a entidade preenche
os requisitos necessários à autorização para iniciar o Curso de Administração.
DT - VOTO DO RELATOR
Voto pela autorização de funcionamento do Curso de Administração -
Habilitação em Administração, com 6
!
0 vagas totais anuais, em duas turmas, dois
turnos; Habilitação em Comércio Exterior, com 60 vagas totais anuais, em duas turmas,
dois turnos e Administração de Cidades (Plano de Curso) com 6 0 vagas totais anuais,
em duas turmas e dois turnos a ser ministrado pelas Faculdades Integradas da Sociedade
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
Educacional Tuiuti - FISET, mantidas pela Sociedade Educacional Tuiuti, em Curitiba,
Paraná.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acolhe o voto do Relator.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
HABILITAÇÕES: Geral
Comércio Exterior
Administração de Cidades
1ª série
Matemática
Direito
Contabilidade
Economia
Teorias da Administração
Psicologia
Filosofia
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira
Língua Portuguesa
Educação Física
TOTAL
2ª Série
Sociologia
Informática
Estatística
Língua Inglesa
Administração de Recursos Humanos
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Ecologia
Direito Comercial
TOTAL
C/H
72
72
72
108
108
72
72
72
72
72
792
36
72
144
72
144
144
36
72
720
3ª Série
Administração Mercadológica
Administração de Produção
Administração de Sistemas de Informação
Economia Brasileira
Administração Financeira e Orçamentária
Organização, Sistemas e Métodos
TOTAL
144
144
108
72
144
108
720
COMÉRCIO EXTERIOR
4ª Série
Língua Espanhola Economia
Internacional Direito de
Navegação Teoria e Prática
Contábil Sistemática do Comércio
Exterior Transportes e Seguros
Legislação Aduaneira e Comparada
Estágio Supervisionado TOTAL
72
72
72
144
108
108
72
300
948
ADMINISTRAÇÃO DE CIDADES
4ª Série
Segurança Pública
Planejamento, Projeto e Desenvolvimento
Saneamento Básico
Projetos Especiais em Cidades
Finanças Públicas
Transporte Público
Educação e Saúde Pública
Estágio Supervisionado
TOTAL
Carga Horária Total
(-) Educação Física
TOTAL
72
108
72
108
108
72
108
300
948
3.180h/a
72h/a
3.108h/a
DEMONSTRATIVO
Fornação Básica e Instrumental
Formação Profissional Eletivas
e Complementares Estágio
Supervisionado Currículo
Mínimo TOTAL
720
1.044
972
300
144
3.180 h/a
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
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