populacionais desassistidos, seja no que diz respeito às perdas ve-
rificadas nos contingentes atendidos. Em suma, seja quantitativa ou
qualitativamente examinada, a educação básica ou se transforma em
prioridade efetiva nos planos de ação de governo nos diferentes ní-
veis administrativos, sob a visão integrada de desenvolvimento eco-
nômico-social ou permanecemos, como ate aqui, buscando soluções al-
ternativas para correção das conseqüências dessa ausência de deci-
são política. 0 elevado numero de analfabetos, sempre crescente,
ampliado também pelos que freqüentaram escolas básicas é uma reali-
dade que incomoda e inquieta. Mas deve ser visto como conseqüência
de falhas não somente curriculares da formação de professores, mas
sobretudo, daquelas político-administrativas que proclamam ser o ma-
gistério uma atividade profissional relevante, insubstituível, in-
dispensável mesmo ã sociedade, mas situam os professores como não
profissionais, no exercício de uma ocupação cuja retribuição sala-
rial pode ser ate desprezível e cujo desempenho pode reduzir-se ao
cumprimento de orientações ou decisões superiores.
0 que desejamos deixar claro é que não basta, para termos
um magistério eficiente, que o currículo de sua formação seja revis_
to. Ê necessário rever-se o conjunto das condições que se propõem
ao trabalho docente; estímulos, tempo de estudo e reflexão, salário
que possibilite sustento e aquisição de recursos profissionais, pe-
lo menos livros, possibilidades de acessos na carreira, condições
higiênicas e recursos pedagógicos na escola, apoio e estímulo a
atualização e aperfeiçoamento constantes, enfim, todo um programa
de desenvolvimento de recursos humanos docentes que preveja não
somente a formação, o recrutamento, a seleção, a modernização, mas
a conservação desses docentes em sua atividade.
Reconhecendo embora, essas necessidades, não podemos elimi-
nar a de revisão dos cursos de formação de professores para adequã-
los a realidade brasileira. Todos sabemos que, embora habilitemos
professores para o primeiro grau como se fossem trabalhar com crian
cas e pre-adolescentes, como ademais e o que propõe a lei, e pro-
fessores para o 29 grau como se dirigissem a formação de adolesceri
tes, de fato suas possibilidades de trabalho com adultos são muito
expressivas. 0 numero de cursos noturnos de 19 grau para adultos
ê elevado e mais da metade dos cursos de 29 grau funciona a noite,
também com adultos, E não estamos nos referindo ã população que se