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plantação de seus Centros ou Núcleos de Processamento de Dados
(CPD/NPD).
Assim, desde a aprovação do Plano Diretor de In_
formática/SEI-PR, sob a coordenação do ME, tanto através de pro-
gramas financiados com recursos nacionais como internacionais,tem
se procedido à aquisição de equipamentos e à implantação, amplia.
ção e melhoria de laboratórios ou salas ambientais destinadas a
esse fim.
Esses CPDs ou NPDs têm funcionado desde então
co-mo os estipuladores dessa atenção maior para a importância da
in_ formatica, atuando como agentes de modernização do processo
adm-nostrativo das escolas, fornecendo-lhes apoio didático e
prestan_ do serviços para as comunidades de sua área de
influência.
O corpo docente dessas escolas, bem como o de ou
trás da rede estadual, vem participando de cursos especiais, ofe_
recidos também para os seus alunos e a comunidade em geral, tais
como "Introdução à Computação", "Programação de Computadores - Lin
guagem BASIC e COBOL","Informática Aplicada à Indústria" e outros,
A SPES/MEC,ao receber dessas escolas as propos_
tas iniciais para a criação da habilitação de Técnico em Informa
tica Industrial, embora reconhecendo a oportunidade e importância
dessas iniciativas, expediu orientação para que fossem reapresen-
tadas, dentro de uma linha de unidade melhor definida, com maio_
res aprofundamentos, capazes de fundamentar a proposta curricular
única a ser submetida ao CFE.
Posteriormente, a SEPS/MEC,através de seus seto-
res técnicos, e com a participação de um grupo de especialistas e
mais, com o envolvimento do Centro de Desenvolvimento e Apoio
Téc-nico à Educação/CEDATE e, ainda, com os representantes de
outras instituições (CEFET/MG, Esc. Téc. Everardo
Passos/SP,ETF/CE, UNB/ DF, PUC/RS), procedeu à análise e
compatibilização das novas pro-postas recebidas, definindo o
perfil do profissional desejado, ne-cessidades de espaço físico,
mobiliários, equipamentos, conteúdo curricular, acervo
bibliográfico básico, corpo docente requerido, oferta e demanda do
mercado nessa área, possibilidades de estágio, etc.