Evidentemente, não seria por esse privilegio de exclusivida
de, mesmo admitindo que existisse um quadro de enfermeiros licencia.
dos para atender a todas as escolas do Brasil, que se iria dignifi
car a profissão. 0 título de nobreza do enfermeiro vem de sua fun
ção especifica, altamente engrandecida pelo destaque crescente que
vem recebendo no quadro da equipe de saúde. De resto com o progres;
so da arte de ensinar e educar, já superamos a época em que as esco-
las secundárias do Brasil procuravam um medico quando precisava de
um professor de Biologia (ou Historia Natural), um engenheiro, para
ensinar matemática e um advogado para português ou historia. Hoje,
para ensinar precisa ser professor.
Quanto à ideia de que Programas de Saúde não devam estar in
tegrados em outras disciplinas, somos de parecer que a posição con
traria tem maior consistência pedagógica. Programas de saúde não têm
características comuns de uma disciplina: é muito mais uma ação edu
cativa, não necessariamente sistemática, envolvendo e, ao mesmo tem
po, distribuída pelos diversos momentos e atividades escolares. 0
próprio nome "Programas" sugere uma presença menos presa a um horário
semanal. De resto, a chamada grade curricular, embora dê indicações
fundamentais para a definição do currículo pleno, está longe de ex-
primir tudo que ele quer significar. Note-se ainda que não é boa
norma de organização curricular multiplicar os títulos, os professo
res diferentes, com fastidiosas repetições e interferências. Já o Pa
rece 853 sugeria: "Educação Moral e Cívica pode integrar-se em Ciên
cias Sociais e os Programas de Saúde em Ciências".
Dizia, com razão, em 1972, o professor Rocha Barros, no seu
livro "0 ensino de 2º grau e sua implantação" (Sindicato dos Estabc?
lecimentos de Ensino Secundário, Primário, Comercial de Minas Gerais,
.1972) ãs páginas 59". "A oportunidade mais propícia ao estudo des
ses temas de saúde está ligada, preferentemente, à Biologia, nos di
ferentes ensejos que oferece: estudo dos protozoários, dos vermes e
outros parasitos; das bactérias e dos fungos; da higiene do solo, da
água, do ar; da vida ao ar livre, dos exercícios físicos, do sanea
mento básico etc. A ninguém ocorreria, pensamos, ministrar "Progra
mas de Saúde" como disciplina ou como atividade isolada. Constituem os
"Programas de Saúde", a nosso ver, oportunidade excelente de pro
porcionar ao educando experiências vividas no campo das Ciências Fí sicas
e Biológicas. Daí a sua integração, formando uma área de es tudo".