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Só a cultura e, no caso, uma informação mais completa
e descortinada do alcance terminal de sua obra lhe permite ter a
alegria de ser causa, isto é, de que não é um simples autómato.
Isto é parte inalienável da dignidade humana. Ê esta dignidade de
criatura livre que reclama, ante a inevitável especialização, is-
to é, divisão da obra entre muitos autores, que a escola não dei-
xe qualquer dos participantes agindo sem saber para que ou somen-
te para ganhar um salário material.
Ê por isso, embora não só por isso, que a formação
profissional, antes realizada na oficina ou na casa paterna, passou
a ser tarefa de escola.
E o aproveitamento do nivel médio para a formação profissional
não so tem em mira obter um operador mais qualificado, do que o
que vinha de formação não escolar (ou de formação apenas acrescida
da escolaridade primária), mas dar ao trabalho humano a sua
nobreza de ação livre e criadora e ao seu realizador a sua digni-
dade.
A matéria, como o Relator pôde verificar nos contactos
havidos com as partes, vem causando atritos ou, ao menos, de-
sencontros entre médicos e óticos. Para ficar claro, convêm lem-
brar que, ao estabelecer, na Resolução nº 2, anexa ao Parecer nº
45/72, o currículo mínimo de Técnico em Ótica, so foi indicada
uma habilitação genérica - Técnico de ótica. Não assinalou habi-
litações específicas, como optometrista, por exemplo. Nem mais
tarde, quando acolheu o pedido para acrescentar a esse currículo a
disciplina contactologia, criou a habilitação contactologista. A
nosso ver, ê razoável que o Técnico em ótica tenha conhecimentos
de optometria e contactologia, pelas razões que acima expuze mos,
mas seria ir longe demais atribuir-lhe o título de contacto
logista. Isso, contudo, já é tocar em problemas de regulamenta-ção
profissional, que, como assinalou, o Parecer 481/84, citado, foge
a nossa competência.
II - CONCLUSÃO E VOTO -
A retirada pedida das disciplinas optometria e con-
tactologia poderia ser examinada se se alegasse, como justifica-
tiva, serem elas desnecessárias ou supérfluas na formação do
óptico, sobretudo, e se visasse, com a medida, abrir oportunidade
para outras disciplinas de maior alcance para o objetivo do curso.