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"art. 8º - A presente Resolução entrará em vigor a partir do ano
letivo de 1987, revogada a Resolução n° 8/71".
A leitura atenta da Resolução 6/86 e, sobretudo, a
reflexão sobre o Parecer 785/86, que a fundamentou, deixam claro
a necessidade e importância das matérias Português e Matemática
na formação do educando:
O Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecno
lógica Celso Suckow da Fonseca dirige-se a este Conselho para
licitar esclarecimentos sobre a execução da Resolução G/86, no
que tange aos seus artigos 7º e 8º.
Basicamente, a preocupação incide quanto à execução
da Resolução: sua aplicação deveria ser imediata em todas as sé-
ries do ensino ou paulatinamente introduzida no currículo já de-
senvolvido? A escola optou pela ultima alternativa.
Artigos da Resolução 06/86 transcritos a seguir: 7º
- Dar-se-à, no currículo, especial relevo ao ensino de Português
e de Matemática de modo a assegurar-se sua presença em todos os
períodos letivos.
Parágrafo único - 0 relevo de ensino de Português será também as-
segurado pela participação dos demais componentes curriculares no
desenvolvimento das linguagens oral e escrita dos alunos".
1-RELAT
Ó
RI
O
ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA
Consulta sobre a Res. n 06, de 26/11/86, que reformula o núcleo
comum para os currículos do Ensino de 19 e 29 Graus.
CENTRO FEDERAL DE EDUCA
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TECNOL
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G
ICA CELSO SUCKOW DA
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"Portanto, Para realçar a prevalência do Português e sua literatura,
dando-lhe a posição central na formação da criaa e do adolescente
e, ao mesmo tempo, para evitar imprecisões de objetivos a seu
respeito, Português ê colocado como uma das matérias, cabendo à
escola não só dar-lhes a gradação que irá desde a alfabetização e o
ensino elementar do ler, escrever e falar, na educação da criança,
até os estudos literários, lingüísticos e históricos, como o de
assegurar a sua presença, como preocupação e objetivo universal, em
todas da classes e em todas as disciplinas (o grifo é nosso)
Destaque, se não igual, mas de semelhante relevo,
deve ser dado a Matemática. Houve um tempo entre nós, em que só
dizia que Matemática era disciplina especifica para candidatos à
Engenharia, se essa idéia meio deformante de reduzir o 2° grau a um
adestramento para as chamadas disciplinas especificas de
determinado curso superior, se a própria idéia de disciplina es
pecifica não puder ser afastada do ensino médio e dós vestibulares
para o superior, que ao menos Matemática não fique nesse rol. Já
dizia a sabedoria: "Tudo foi colocado sob numero". Matemática
constitui outra matéria envolvente".
E mais adiante, insiste e conclui a Câmara de Ensino
de 19 e 2° graus, no Parecer 785/86:
"Esta é a grande verdade dessa preocupação para o
Trabalho como parte da formação integral do homem. Pode ser que,
por determinadas circunstâncias e, até, por vida subdesenvolvida, se
queira, mesmo num 2° grau, uma preparação manualista, a busca
apressada de um diploma que dê ensejo a um emprego, mas normalmente
é aprendendo a falar, a escrever, aprendendo a estudar a pensar,
aprendendo português, matemática e uma língua moderna que o jovem
se prepara para o trabalho".
Sem duvida o ideal seria que pudesse adotar a medida duplamente e
de imediato. Mas alterações curriculares, não são medidas de
impacto, ao contrário, para sua eficácia exigem atenção,
acompanhamento e cuidados que recomendam a orientação adotada
pela escola mesmo porque a Resolução, ao determinar sua vigência
"a partir do ano letivo de 1987", não fez referência especifica
aos alunos já matriculados, ficando ao alvedrio da escola, a forma
de enquadrá-los no novo regime. Cremos que assim pode ser
respondida a indagação.
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II - VOTO DA CÂMARA
A Camara de Ensino de 1° e 2° Graus,acompanha o
voto da Relatora.
Sala de sessões, em 19 de dezembro de 1988.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em23 de 01
de 1989
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