V
Resumo
HAUSER, Suely Domingues Romero. A transição da 4ª para a 5ª série do Ensino
Fundamental: uma revisão bibliográfica (1987-2004). Dissertação de Mestrado apresentad
como exigência parcial para obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Educação no
curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
PUC-SP, 2007.
Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar
produção científica nacional sobre o tema da transição escolar
da 4ª para a 5ª série expressa em trabalhos de dissertações d
mestrado e teses de doutorado. Foram objetivos específicos d
pesquisa, identificar e analisar a quantidade e a temporalidade
das produções, o nível de formação dos pesquisadores, as
regiões do país e as instituições em que os estudos tivera
origem. Foi feito um levantamento na base de dados d
CAPES, onde constam trabalhos defendidos de 1987 a 2004.
As palavras-chave utilizadas foram: 5ª série, quinta série, 5ª +
série, passagem da 4ª para a 5ª série, unidocência e
pluridocência, ensino fundamental, transição. Fora
encontradas 14 dissertações de mestrado e duas teses de
doutorado. Os trabalhos completos foram lidos e analisados
com base em critérios definidos pelo pesquisador; em alguns
casos em que esse acesso não foi possível, a análise
considerou o resumo disponível no portal da base de dados.
Os resultados desta pesquisa demonstraram que a escola de
ensino fundamental ainda convive com o problema da ruptur
ou descontinuidade entre a 4ª e a 5ª série. No entanto, os
problemas existentes no cotidiano escolar dessas séries,
apesar de evidentes, parecem ser pouco discutidos pelos
professores e outros agentes escolares. A passagem da 4ª par
a 5ª série continua sendo um salto para o desconhecido, pois
os alunos são portadores de expectativas e medos que ne
sempre são tratados pelos agentes escolares. Para os
professores, trata-se de uma série com muitos desafios. As
mudanças e diferenças pedagógicas entre as duas séries
denunciam a fragilidade na estrutura de ensino cuj
organização parece falha e pouco condizente com as
determinações legais.
UNITERMOS: 5ª série; quinta série passagem da 4ª para 5ª série;
unidocência/pluridocência, Ensino Fundamenta transição.
;
l;