![](bg73.jpg)
113
organização sistêmica, apresentam semelhanças – sobretudo na microlinguagem – que os
colocam em um mesmo bloco discursivo. Desta maneira,
[...] o fato de cada um dos textos-programas televisivos fazer parte de uma
grade de programação o submetem a um princípio de neutralização. O fato
de um programa fazer parte da grade de programação de uma dada emissora
obriga-o a participar de uma operação de neutralização que unifica as
diferenças existentes entre os diversos programas para os submeter a uma
espécie de denominador comum, capaz de permitir sua integração à
programação e identificar a referida programação como marca de uma dada
emissora. É precisamente essa conversão, via neutralização, que possibilita
integrar coerentemente a multiplicidade aparentemente fragmentária do
discurso televisivo e entender o sentido das mensagens transmitidas via
televisão. Dessa forma, é a própria organização interna da televisão que
assegura a permanência dos sentidos (DUARTE, 2002, p.7).
Ainda que exista a padronização de formatos, a microlinguagem funciona como força
contrária e enraiza uma produção em seu canal de origem. Raramente, um produto de
determinada emissora pode ser deslocado para uma outra, uma vez que a disparidade em
termos discursivos e identitários seria flagrante. No entanto, tal fenômeno é contradito pela
Rede Pública de Televisão, que, em suas produções, prevê a veiculação não apenas pelo canal
de origem, mas por diversos outros, mesmo que heterogêneos.
O SESCTV, desde sua concepção e ápice produtivo – quando detinha 62 programas
em sua grade
20
– já previa este intercâmbio, ou seja, constituiu sua linguagem e adaptou seu
discurso de modo a abarcar produções próprias, co-produções e veiculações de outras
emissoras.
Nestes termos, o SESCTV não foge à regra da padronização em que se constitui a
macrolinguagem comum à maioria dos programas televisivos. Isto se dá por duas razões
principais. Em primeiro lugar, a abertura para produções externas permite que, com elas,
venham elementos de alta consagração no meio televisivo, como os formatos alinhados aos
grandes padrões vigentes. Além disso, o próprio SESCTV respeita tais formatos, de modo
20
Alma Guarani - TVE MS, Balaio Brasil, Bem Brasil, Brasil Solidário, Brasiliana, Canal Cultura e Arte, Check
- Up, Cine STV, Conhecer, Curta STV, Debate Aberto, Deu Trampo, Diálogos Impertinentes, Documentario,
EducAção, Em Rede, Especial - Rede Minas, Estúdio Brasil, Filhos, Fragmentos, Gente.Com - TVE Bahia,
Gerações, Instrumental SESC Brasil, Itaú Cultural, Janela Eletrônica, Literatura, Modernidade, Mosaico, Museus
e Castelos, Museus Brasileiros, Na Onda do Senac, Noturno - Rede Minas, O Milagre da Vida, O Mundo da
Alimentação, O Mundo da Arte, O Mundo da Decoração, O Mundo da Ecologia, O Mundo da Fotografia, O
Mundo da Literatura, O Mundo do Cinema Brasileiro, Oficina de Vídeo, Palco Brasil - Rede Minas, Panorâmica,
Perspectiva, Programa de Palavra, Raízes Brasileiras, Reportagem, Retratos - TV Horizonte MG, Ritmos e Sons,
STV na Dança, Sala de Cinema, Sintonia, Sintonia - TV Câmara, TV Povos do Mar - Ecocine USP, TV Cultura,
TV Câmara, TV Escola, TVE Bahia - Documentários, TVE Bahia Especial, TVE Repórter - TVE Rio Grande do
Sul, Todos os Cantos do Mundo, Tome Ciência, Trampolim, Viola Brasil, Visões do Mundo, Viva Vida.