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1. Dados sobre a Mantenedora e Universidade
A Associação Paulista de Educação e Cultura, mantenedora
da Universidade de Guarulhos, é constituída sob a forma de Asso-
ciação, com estatuto registrado no 1º Cartório de Registro de Ti
tulos e Documentos, da Comarca de Guarulhos, em 26 de janeiro de
1979, sob o nº 256, Livro "A", fls. 117.
É uma Associação de fins não econômicos, de caráter educa
tivo e cultura, que têm por finalidade o ensino em seus vários
graus, principalmente o superior, tendo sede e foro na cidade de
Guarulhos, Estado de São Paulo.
I - RELATÓRIO
O Diretor Presidente da Associação Paulista de Educação e
Cultura-APEC encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento
do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Universidade de
Guarulhos-SP.
0 referido curso foi criado pela Resolução nº 02/88, de
11/08/1988 do Conselho Universitário, com 120 vagas totais anuais
Pela Portaria no 75-SENESU-MEC, de 31.07.92, foi designa
da Comissão Verificadora integrada pelos professores Walberto
Steiner e Alfredo Carten, da Universidade do Paraná para verifi-
car as condições para o reconhecimento do curso e apresentar re-
latório conclusivo.
RELATOR: SR. CONS.
UF
SP
INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE
EDUCAÇÃO E CULTURA
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis
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Está registrada no CNSS sob no 213.223/80.
Está registrado no Conselho Nacional de Mão-de-Obra sob o nº 979/80. É
reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 2.524/81. A
APEC está em dia com suas obrigações fiscais e parafiscais.
A Universidade de Guralhos foi aprovada, pela via do reconhecimento,
por transformação dos Centros Integrados de Ensino Superior "Farias Brito
1
/
através da Portaria Ministerial nº 857/86 do Ministério da Educação.
2. Dados sobre o Curso
2.1. Infra-estrutura Fisica
A Universidade de Guarulhos está instalada em 20(vinte) prédios, ocupando
uma área construída de 32.791,59m
2
. Todas as 110(cento e dez) salas de
aula são bem iluminadas e arejadas, com mobiliário adequado. O mesmo po de
ser dito em relação aos 2 (dois) auditórios. Tanto a administração supe_
rior quanto as diretorias dos Centros e Coordenações de Curso dispõe de
instalações - salas e equipamentos - estrategicamente distribuídos pelo
"Campus" em excelente nível de manutenção e uso. À disposição do alunado ,
encontra-se quadras de esportes, áreas cobertas de permanência e espera,ex
tensa área para estacionamento de veículos e suficiente área de circulação
entre os diversos prédios. O alunado tem à sua escolha 03(três) portões de
acesso por ruas diferentes o que permite tranqüilo floxu de entrada e saí.
da da Universidade.
2.2. Biblioteca
A Biblioteca da Universidade de Guarulhos conta com 33.606 títulos/li-
vros que se constituem em 52.621 exemplares, além de 724 títulos/periódi -
cos especializados, que se encontram devidamente tombados, catalogados e
classificados; o sistema de classificação adotado é o CDU e o de catálogo é
o Código de Catalogação Anglo-Americano; todo o acervo se encontra disposto
em estantes por área de conhecimento, e de fácil acesso para os encarrega -
dos de seu controle e manutenção.
O público que compõe o quadro de usuários abrange os alunos regularmen
:e matriculados na Instituição, bem como a comunidade local de modo geral.
À disposição dos usuários, uma sala ampla(822m
2
), bem arejada e ilumina
da, livre de interferência sonora, com mesas individuais e coletivas que
permitem o atendimento simultâneo de 250 usuários.
A Comissão sobre esse aspecto, conclui:
- O acervo/livros atende à necessidade do curso, para o qual são desti
nados: 1.552 títulos com 3.994 exemplares.
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- Acervo/periódicos - 04 assinaturas de revistas especializadas.
- Funciona diariamente das 8:00 às 22:00 h(de 2ª a 6ª feira) e aos
sábados das 8:00 às 16:00 h. A ampliação do acervo bibliográfico é
feito através de indicações e solicitações dos professores.
2.3. Laboratórios
A Comissão designada pela SENESU7mec, sobre os laboratórios, in forma: "
que o elevado número dos existentes, chama a atenção do visitan te a
quantidade e qualidade dos equipamentos utilizados, a constante atua
lização e seu efetivo uso e manuseio em benefício do ensino e da pesquisa.
Identifica-se nos dirigentes da Instituição a vontade e a deci-são de
apoio firme e cobrança de resultados efetivos e a correspondência de
produção e dedicação por parte dos responsáveis pelos laboratórios".
A Instituição conta com 03 (três) laboratórios de Informática, que
'dão suporte ao curso em apreço, cujos equipamentos são os seguintes:
Laboratória A - composto com aparelhos micro-computadores PC da Itau-
tec, em número de 30(trinta) unidades; laboratório B - composto de
micro-computadores Sansung, também em número de 30(trinta) unidades;
Laboratório C - composto de micro-computadores PC Sansung em número de
15(quinze) unidades: Este último destinado, primordialmente, ã
produção gráfica, en -quanto os dois primeiros são utilizados de acordo
com a conveniência dos diversos cursos, também o de Ciências Contábeis.
Todos os aparelhos estão em perfeitas condições.
A Instituição: mantém contrato de manutenção periódica, com firma
especializada.
Quanto à atualização, ela é feita sempre que necessária e convenci
ente, por defeito irreparável ou obsolescência".
2.4. Estrutura e Funcionamento
0 curso de Ciências Contábeis foi criado pela Resolução 02/88,
de 11/08/1988, do Conselho Universitário.
Funciona no período noturno com 120 vagas totais anuais.
Conforme consta dos autos o plano curricular está estruturado em
oito semestres letivos. Adota o sistema de matrícula por disciplina com mó
dulo semestral de 18 semanas.
O Estágio Supervisionado está programado para ser desenvolvido em
empresas da região, conforme legislação em vigor.
0 currículo conta com um total de 3.096 horas/aula, já acrescidas
de 74 horas/aula de Estudo de Problemas Brasileiros e 72 horas/aula de Edu-
cação Física - Práticas Desportivas, superando assim ao mínimo fixado por
este Conselho.
A integralização da carga horária é realizada em 08 semestres. 0 Curculo
pleno do Curso de Ciências Contábeis constitui o Ane_ xo I deste parecer.
Sobre este item a Comissão comenta:
"a) o currículo mínimo atende plenamente à Resolução s/nº de
08/02/63.
b) o currículo pleno atende às necessidades e interesses da ci
dade e região;
c) quanto ao conteúdo programático das diversas disciplinas,en
tendemos que satisfaz à necessidade do curso e ao anseio dos
acadêmicos-
A execução do currículo pleno é acompanhada e controlada median-
te anotações diárias, por parte do professor, dos temas das aulas minis -
tradas. O maior e principal interessado na efetiva execução é o próprio
aluno. Pagante, ela passa a cobrar a qualidade, assiduidade e competência
por parte do professor. Muito freqüentemente comparece, através do repre-
sentante eleito pela classe, aos gabinetes do Coordenador ou do Diretor
para materializar essa cobranças. Os respectivos professores são convoca-
dos, em reuniões individuais, para imediata reformulação das distorções
apontadas".
2.5. Corpo Docente
O Corpo Docente relacionado nos autos consta de 30 professores.
Destes, 11 já tem parecer do CFE. Os dezenove submetidos à apreciação
apresentam o seguinte perfil:
- Com especialização -
12
- Cursando mestrado - 03
- Graduados - 04
Segundo a Comissão Verificadora "O corpo docente é constituído de
26 docentes, de acordo com o seguinte perfil: 04 possuem Mestrado; 15 tem
especialização e 07 possuem Graduação, todos possuem experiência em
magistério a nível superior e alguns possuem parecer de aprovação do CFE."
E acrescenta: "Dentre os docentes do Curso de Ciências Contábeis,
19% estão cursando pós-graduação a nível de Mestrado. De modo geral, cons
tatamos que a experiência dos professores apresentados pela Instituição pa-
ra compor o quadro de funcionamento do curso apresenta requisitos necessá-
rios aos objetivos propostos.
Segundo informações fornecidas pela Direção, pela Secretaria e pe_
la Coordenação do Curso, os professores dedicam, além do horário reservado
às aulas em classe, tempo suficiente para eventuais atendimentos extra-clas-
se a alunos, troca de informações e análise sobre a evolução de suas disci-
plinas no curso".
2.5. Outras Informações
A Comissão Verificadora aborda, ainda, em seu relatório, as se_ guintes
informações: "Alunado:
- Verificada a frequência média de 95,10%.
- O índice médio de aproveitamento escolar no 10 semestre de
1992, foi de 74,96%.
. Atividades-Fim
Ensino
No que tange ao ensino, verifica-se que o funcionamento dos
diversos cursos ocorre dentro dos padrões de absoluta normalidade, com
boa frequência de professores e alunos, e o calendário escolar sendo de-
(senvolvido com regularidade.
Quanto ao aproveitamento escolar, os índices de promoção de
monstram que ele é bom, o que resulta num bom grau de satisfação entre pro-
fessores e alunos.
Pesquisa
Quanto a trabalhos de pesquisa de que participam professores
e alunos, nota-se que diversos projetos estão em andamento, envolvendo as
diversas áreas da Instituição e, dado o seu número e variedade.
Tais projetos tem uma característica educativa, que é encami-
nhar os alunos aos primeiros contatos com a pesquisa. Também verifica-se
que estão voltados para a comunidade e, muito deles, são desenvolvidos em
colaboração com o poder público municipal e tem previsão de aplicabilidade
de curto prazo.
No campus de Bertioga, ainda em fase de instalação, antevê-se
nesse empreendimento um campo de pesquisa e desenvolvimento científico de
capacidade ilimitada e inesgotável. 0 projeto é enfrentado com entusias-mo e
muita esperança por parte da administração da UnG.
Extensão
No aspecto da extensão, além das Semanas Culturais, desenvol
vidas pelos diversos cursos e colocadas ã disposição da comunidade, desta-
cam-se também os trabalhos da Clínica de Psicologia, do Setor de Psicologia
Aplicada, da Estação Agroclimatológica, do PADAC e diversos outros progra-
mas.
. Registro Escolar
Forma de Organização
Cada aluno tem o seu prontuário, contendo os documentos pes-
soais e escolares, em forma de pastas colocadas em ordem de Registro Aca
dêmico - R.A. - em estantes próprias, as quais estão em ordem. As aulas
são registradas em diários de classe que estão bem organizados e seus re_
gistros atualizados. As matrículas são registradas em computador que emi_
te as listagens das diversas turmas.
Se, de um lado, informamos a existência de 75(setenta e cinco)
micro computadores instalados em 03(três) laboratórios e em uso para fins
acadêmicos, constatamos, de outro, a existência de moderno equipamento
instalado no Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DERCA - e de
outros tantos em todos os gabinetes administrativos e de execução, como a
Secretaria-Geral, a Contabilidade e Finanças entre outras. Tal fato de
monstra a preocupação em se implantar e executar uma administração moder-
na, ágil e eficiente". . O Plano Anual de Aplicação dos Recursos
Financeiros/92 foi
apresentado pela Instituição e está representado no quadro
a seguir:
. Plano Anual de Ampliação dos Recursos Financeiros/92
Livros e Periódicos
Qualificação de Docentes
Equipamentos
Salário dos Profs.(+E.S.)
Salário dos Dir. e
Adm.(+ES] Serviços de
Terceiros
Água/Luz/Telefone Obras
em Andamento Outras
3. Apreciação Final da Comissão Verificadora
A Comissão conclui seu Relatório nestes termos:
"Por tudo isso, concluímos que a Universidade de Guarulhos e a
sua mantenedora Associação Paulista de Educação e Cultura - APEC - possuem
condições de desenvolver plenamente o curso de Ciências Contábeis, sendo
favoráveis ao seu Reconhecimento".
Através de Despacho Interlocutório foi solicitado que a Institui-
ção providenciasse em número adequado de assinaturas de periódicos corren-
te específicos para o curso e indicasse novos docentes para as disciplinas
Análise de Sistemas Contábeis I e II, Contabilidade Geral e Análise de
Balanço.
A Instituição cumpriu integralmente as exigências acima aumentan-
do de 04 para 1(8 o número de periódicos especializados e indicando docen-
tes com titulação adequada, conforme se verifica no Anexo II deste pare_
cer.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, do Relatório da Comissão Verificadora e da do
cumentaçao constante do processo é o Relator de Parecer favorável ao Re
conhecimento do Curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Universidade
de Guarulhos, mantida pela Associação Paulista de Educação e Cultura, com
sede em Guarulhos, Estado de São Paulo
QUADRO I
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GRADUAÇÃO
40 SEMESTRE
Fundamentos de Estatística
Processamento de Dados II
Instituições de Direito (Público e Privado)II
Contabilidade de Custos II
Contabilidade Tributária
Legislação Social
50 SEMESTRE
Estudo de Problemas Brasileiros I
Contabilidade Avançada
Matemática Financeira I
Controle Orçamentário e Financeiro Empresarial
Análise de Balanços
Controle Orçamentário e Financeiro do Setor Público
Técnica Comercial e dos Negócios Aplicada ã Contabilidade
30 SEMESTRE
Contabilidade Comercial
Processamento de Dados I
Instituições de Direito (Público e Privado) I
Contabilidade de Custos I
Teoria Microeconômica I
Direito e Legislação Tributária
2º SEMESTRE
Economia II
Teoria Geral da Administração
Contabilidade Geral
Português II
Matemática Básica II
Educação Física - Práticas Desportivas II
10 SEMESTRE
Economia I
Introdução à Contabilidade
Introdução à Administração
Português I
Matemática Básica I
Educação Física - Práticas Desportivas I
QUADRO I
(Cont.)
6° SEMESTRE
Estudo de Problemas Brasileiros II
Contabilidade Gerencial
Matemática Financeira II
Contabilidade e Auditoria do Setor Público
Estrutura e Análise Técnica do Mercado de Capitais
Psicologia Aplicada à Administração
7º SEMESTRE
Auditoria
Análise de Sistemas Contábeis I
Pesquisa Operacional
Mecanismo das Instituições Financeiras I
Politica de Negócios I
Estágio Supervisionado em Contabilidade I
8º SEMESTRE
Controladoria
Análise de Sistemas Contábeis II
Administração de Produção
Mecanismo das Instituições Financeiras II
Política de Negócios II
Estágio Supervisionado em Contabilidade II
CARGA HORÁRIA TOTAL:
QUADRO II
CORPO DOCENTE
A) APROVADOS PELO CFE
Cl. Nome do Professor: AUGUSTO JOSÉ CARLOS BASTOS DO PRADO FIEDLER
Disciplina: Psicologia Aplicada à Administração
Qual.: Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Mogi das Cruzes,
no ano de 1970. Especialização em Magistério e Orientação
Educacional no ano de 197 3 pela FFCL de Mogi das Cruzes.
Mestrado em Psicologia da Educação pela PUC São Paulo no
ano de 1978. Doutorado em Educação pela USP no ano de
1982. Experiência no Magistério Superior desde 1971. Pos-
sui vários trabalhos publicados. Aprovado pelo Parecer
430/90, CFE para a disciplina Psicologia Aplicada à Admi-
nistração. Pode ser aceito
02.Nome do Professor: FERNANDO TADEU RIBEIRO DO VAL
Disciplina: Politica de Negócios I e II
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e
Administração de São Paulo. Mestre em Economia pela Univer-
sidade de São Paulo. Tem vários trabalhos publicados. Expe-
riência no Magistério Superior desde 1977. Experiência no ma
gistério em cursos de Pós-Graduação. Aprovado pelo Parecer
430/90 CFE para as disciplinas Politica de Negócios I e II.
03.Nome do Professor: FRANCISCO DE SOUZA
Disciplina: Instituições de Direito (Público e Privado) I e II
Qual.: Bacharel em Direito no ano de 1978 pela Universidade de
São Paulo. Especialização (Lato-Sensu) em Didática do Eri
sino Superior pela Fundação Escola de Sociologia e Poli-
tica de São Paulo (Faculdade de Filosofia, Ciências e Le_
trás de Santana) . Experiência no Magistério do Ensino Su-
perior. Professor da disciplinas Instituições de Direito
(Público e Privado) I e II, aprovado pelo Parecer 430/90
CFE. Pode ser Aceito
QUADRO II (Cont.)
04.Nome do Professor: JOSÉ CARNECINA MARTINS
Disciplina: Educação Física-Práticas Desportivas I e II
Qual.: Licenciado em Educação Fisica pela Escola de Educação Fisi-
ca da Força Pública de São Paulo. Curso de Oficiais da For-
ça Pública do Estado de São Paulo. Aprovado pelo Parecer
CFE 430/90 para a disciplina Educação Fisica- Prática Des-
portivas. Possui experiência no Magistério do Ensino Supe-
rior desde 1970. Pode ser Aceito
05.Nome do Professor: JOSÉ EMÍLIO PAGLIARDE
Disciplina: Matemática Financeira I e II
Qual.: Graduado em Matemática e Engenharia Elétrica pela Faculda-
de de Filosofia, Ciências e Letras São Judas Tadeu no ano
de 1974; Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filoso-
fia, Ciências e Letras São Judas Tadeu no ano de 1975; En-
genharia Industrial Elétrica - ênfase: Eletrônica - Facul-
dade São Judas Tadeu no ano de 1984; Curso de Especializa-
ção em Matemática Avançada (Cálculo Avançado, Álgebra Supe_
rior e Topografia) com 245 horas pela Faculdade São Judas
Tadeu; Matemática Aplicada (Matemática Financeira, Econome
tria e Processamento de Dados) com 285 horas - Faculdade
São Judas Tadeu; Mestre em Matemática pela PUC São Paulo
no ano de 1984; Ê Professor da UnG desde 01.03.79. Aprova-
do pelo Parecer CFE 430/90 para a disciplina Matemática Fi-
nanceira I e II. Pode ser Aceito
QUADRO II (Cont.)
06. Nome do Professor: MIRIAN FREIRE PEREIRA
Disciplina: Legislação Social
Qual.: Bacharel em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito
de Guarulhos, no ano de 1969; Licenciatura em Estudos So-
ciais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Fa-
rias Brito" (UnG), no ano de 1973; Cumpriu todos os crédi_
tos do curso de Pós-Graduação a nível de Mestrado - Área
de Concentração em Direito do Estado, em fase final de de_
fesa de tese, pela Universidade de São Paulo. Possui vá-
rios artigos publicados na área de atuação; Coordenadora
do curso de Direito da Universidade de Guarulhos, no pe-
ríodo de 1989 à 1991; Experiência no Magistério Superior
há mais de 17 anos; Aprovada pelo Parecer 274/91 - CFE pa_
ra a disciplina Direito e Legislação. Pode ser aceito
07. Nome do Professor: ROMANO BERTEZINI
Disciplina: Matemática Básica I e II
Teoria Geral da Administração
Qual.: Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade
de São Paulo, no ano de 1968. Licenciatura Plena em Mate-
mática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Fa-
rias Brito (Universidade de Guarulhos), 1972. Curso de Es_
pecialização pela Universidade de São Paulo. Curso de Es-
pecialização em Matemática Aplicada ã Economia pela Ordem
dos Economistas de São Paulo. Possui experiência no Magis_
tério Superior há mais de 15 anos. Aprovado pelo Parecer
CFE 430/90 para a disciplina Matemática Básica I e II.
QUADRO II (Cont.)
08. Nome do Professor: SÉRGIO LOURENÇO SIMOES
Disciplina: Português I e II
Qual.: Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciên-
cias e Letras Farias Brito (Universidade de Guarulhos) no
ano de 1973. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de
Educação Farias Brito (UnG) no ano de 1977. Curso de Espe-
cialização em Língua Portuguêsa, pela Faculdade de Filoso-
fia, Ciências e Letras Farias Brito (UnG) no ano de 1974.
Experiência no Magistério Superior há mais de 15 anos;Apro
vado pelo Parecer CFE 430/90 para a disciplina Português I
e II. Pode ser Aceito
0 9.Nome do Professor: SERGIO NAIME MANTOVANI
Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
Qual.: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de
Direito de São José dos Campos, no ano de 1972; Licenciatu-
ra em Estudos Sociais, pela Faculdade de Filosofia,Ciências
e Letras Farias Brito (Universidade de Guarulhos) em 1973;
Curso de Especialização em Geografia Humana pela Faculdade
de Filosofia Ciências e Letras Farias Brito (Universidade
de Guarulhos); Aprovado pelo Parecer CFE 430/90 para a disci_
plina Estudo de Problemas Brasileiros-. Experiência no magis
tério superior há mais de 15 anos. Pode ser Aceito
10.Nome do Professor: TERESA LAGUNA ORNELLAS
Disciplina: Fundamentos de Estatística
Qual.: Licenciatura e Bacharelado em Matemática pelos Centros Inte
grados de Ensino Superior Farias Brito(Universidade de Gua-
rulhos) no ano de 1982. Licenciatura Plena em Física, pelos
Centros Integrados de Ensino Superior Farias Brito (Univer-
sidade de Guarulhos) no ano de 1986. Matriculada no Progra-
ma de Pós-Graduação em Matemática, na Universidade de Guaru
lhos. Experiência no magistério superior. Aprovada pelo Pa-
recer CFE 430/90 para a disciplina Estatística I e II.
QUADRO II (Cont.)
11 . Nome do Professor: VLADIMIR FURTADO DE BRITO
Disciplina: Economia I e II
Estrutura e Análise de Mercado de Capitais
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal
da Bahia, no ano de 1985; Pós-Graduação em Economia a ní-
vel de Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, tendo cumprido 35 créditos do programa; Participação
em Congressos e Semináríos; Aprovado pelo Parecer CFE
430/90 para as disciplinas Economia e Economia Brasileira.
B) SUBMETIDOS A APRECIAÇÃO
12. Nome do Professor: AMAURY MACIEL
Disciplinas: Análise de Sistemas Contábeis I e II
Contabilidade Comercial Contabilidade
Geral
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, no ano de 1964, pela Facul-
dade de Ciências Econômicas da Fundação Armando Álvares Pen-
teado.
Bacharel em Ciências Econômicas, no ano de 1965 pela Faculda_
de Mackenzie.
Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito das
Faculdades Metropolitanas Unidas no ano de 1972. Possui
trabalho publicado sobre Contabilidade Comercial pela COMEP.
Possui experiência profissional no campo das disciplinas.
Aprovado pelos Pareceres do CFE das disciplinas: 218/75 para
Contabilidade Comercial, 2.671/75 para Contabilidade Comer-
cial, Auditoria e Análise de Balanço. Possui experiência no
Magistério Superior há mais de 17 anos.
13.Nome do Professor: ARISTÍDES SAMPAIO XAVIER NETO
Disciplinas: Contabilidade Gerencial
Auditoria Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis pela
Faculdade de Administra
ção e Ciências Contábeis de Guarulhos no ano de 1988; Espe-
cialização "Lato-Sensu" em Contabilidade e Auditoria pelo
Instituto Santanense de Ensino Superior - ISEG - Santana-SP
no ano de 1990; Participou de cursos de Extensão Universitá
ria na área contábil; Atualmente exerce o cargo de Inspetor
Pleno do Banco Itaú S/A, desde 1987 (Departamento de Inspe-
toria). Possui experiência no Magistério Superior.
14. Nome do Professor: ELZA STAUBER
Disciplinas: Contabilidade Avançada
Auditoria Controladoria
Qual.: Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Admi
nistrativas e Contábeis "Paulo Eiró", no ano de 1987; Ba-
charel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências
Administrativas e Contábeis "Paulo Eiró", no ano de 1986;
Pós-Graduação (Lato-Sensu) em Contabilidade Avançada, mi-
nistrado na Universidade São Judas Tadeu, Resolução 12/83
do Conselho Federal de Educação. Possui experiência pro-
fissional em Empresas. Possui experiência profissional no
Magistério Superior na Universidade São Judas Tadeu e Uni
versidade de Guarulhos. Pode ser Aceito para o acesso.
-5. Nome do Professor: FABIO GOMIEIRO
Disciplina: Técnica Comercial e dos Negócios Aplicados ã Contabilidade
Qual. : Graduado em Administração pela Escola Superior de
Administração de Negócios de São Paulo (1976); Pós-
graduação (especialização) em Técnica Comercial e em
Administração Contábil, Fundação Getúlio Vargas (1992).
Pós-graduação em Economia e Administração (lato senso),
tendo concluído as seguintes disciplinas:
Desenvolvimento Organizacional, Técnica Comercial e
Negociação de Projetos; cursos de extensão na área de
Administração; possui experiência profissional e
atualmente exerce o cargo de sócio gerente da F.G.
Consultoria Empresarial Ltda. Possui experiência de
magistério superior. Pode ser aceito para o acesso.
16.Nome do Professor: GUNTER WILHELM ÜHLMANN
Disciplinas: Administração de Produção (Nova Zelândia)
Processamento de Dados I e II (Aprovado)
Qual.: Bacharel em Administração pela Faculdade de Administra-
ção e Ciências Contábeis de Guarulhos, 1979. Curso de
Técnicas Atuais de Administração de Matenais e Estoque
realizado pela Mannagement Center do Brasil - 1980. Cur-
so de Processamento de Dados realizado na NIXDORF - Ale_
manha. Curso de Administração de Materiais, realizado na
Alemanha. Curso de Organização e Métodos promovido pela
Idorf - SP. Responsável pelo curso de Processamento de
Dados do Colégio Nove de Julho de Guarulhos. Possui expe_
riência no Magistério Superior há mais de 04 anos. Apro-
vado pelo Parecer 430/90 - CFE, para a disciplina Proces_
samento de Dados I e II. Pode ser Aceito
17. Nome do Professor: IRINEU DA SILVA DIAS
Disciplinas: Coordenador de Estágio Supervisionado em Contabilidade
Contabilidade de Custos I e II Contabilidade Comercial
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades da Zona Leste
de São Paulo; Bacharel em Administração de Empresas pelas Fa_
culdades da Zona Leste de São Paulo; Curso de Especialização
em Administração Financeira pela Fundação Armando Alvares
Penteado; Matriculado no Programa de Pós-Graduação,tendo cur
sado as disciplinas: Teoria Geral da Administração, Teoria
de Investimentos, Organização e Métodos, Métodos e Técnicas
de Pesquisas, Administração Financeira, Prática de Magisté-
rio, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Admi-
nistração Financeira, Auditoria e Direito Tributário e Legis_
lação Tributária. Possui experiência no Magistério Superior;
Aprovado pelo Parecer CFE 430/90 para as disciplinas: Intro-
dução ã Contabilidade, Estrutura e Análise de Balanço, Conta
bilidade Geral e Auditoria. Pode ser Aceito para o curso
18. Nome do Professor: JORGE REIXACH BLANES
Disciplinas: Controle Orçamentário e Financeiro Empresarial
Mecanismo das Instituições Financeiras I e II
Qual.: Graduado em Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências
Administrativas, Contábeis e Jurídicas da Zona Leste de São
Paulo, no ano de 1986, curso de Pós-Graduação "Lato-Sensu" em
Economia, "Engenharia Econômica", pela Universidade São Judas
Tadeu no ano de 1990; Participou de vários cursos de
aperfeiçoamento e seminários na área de Economia; Publicou
trabalhos sobre finanças em revistas; Proferiu várias pales-
tras a Gerentes de Agências sobre rentabilidade e política de
aplicação executada pelo Banco; Possui experiência profissio
nal nas áreas de Economia e Finanças; Atualmente exerce o car
go de Analista Financeiro Sênior na qualidade de Chefe da Me_
sa de Operações Especiais, Banco Bandeirantes S/A, desde
1988; Possui experiência no Magistério Superior nas discipli
nas: Política de Negócios, Administração Financeira, Matemá-
tica Financeira e Elaboração e Análise de Projetos de Inves-
timentos pela Universidade São Judas Tadeu, Controle Orçamen_
tário e Financeiro Empresarial e Mecanismo das Instituições
Financeiras I e II na Universidade de Guarulhos.
20.Nome do Professor: JOSÉ SIQUEIRA CARDOSO
Disciplinas: Análise de Balanço
Análise de Sistema Contábeis I e II
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Adminis_
tração e Ciências Contábeis de Guarulhos, no ano de 1983;
Possui participação em vários cursos de aperfeiçoamento
profissional e seminário; Atualmente exerce o cargo de Che_
fe de Contabilidade Geral na Indústria SACE S/A, desde
1986. Possui experiência no Magistério Superior nas disci-
plinas Contabilidade Avançada, Análise de Balanço e Análise
de Sistemas Contábeis. É Professor na Universidade de
Guarulhos das Disciplinas Análise de Balanço e Análise de
Sistemas Contábeis I e II
Obs.: Substituído pelo Prof. Otávio Quirino.
21. Nome do Professor: LEIA RODRIGUES MAIA
Disciplinas: Controle Orçamentário e Financeiro do Setor Público
Contabilidade e Auditoria do Setor Público
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis no ano de 1986 pela PUC SP;
Cursando Pós-Graduação em Administração de Empresas com ha
bilitação em Mestrado iniciado em 1986; Participou de cur-
sos e Semináríos referentes à área de Ciências Contábeis e
Administração; Atua como professora na área Contábil, Admi
nistrativa e Econômica desde 1986 nos seguintes locais Pró-
Educação Guarulhense S/C Ltda e SENAC; Exerce a função
Controle Interno Contábil desde 1979 no Centro Administra-
tivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo ocupando
também o cargo de 2º Sargento Feminino PM; Possui experiêri
cia no Magistério Superior na disciplina Controle Orçamen-
tário e Financeiro do Setor Público para o Curso de Ciên-
cias Contábeis da UnG. Obs.: Substituído pelo Prof. José
Ferreira dos Santos.
22. Nome do Professor: MANOEL LUÍZ LOPES
Disciplinas:
Introdução à Contabilidade
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de
Guarulhos no ano de 1977; Licenciatura em Formação de
Professores de Disciplinas Especializadas de 2° Grau pelas
Faculdades Campos Sales no ano de 1982; Possui experiência no
Ensino Superior nas disciplinas Contabilidade Comercial e
Geral, na Faculdade da Zona Leste de São Paulo e Univer-
sidade de Guarulhos; Possui experiência profissional no campo
das disciplinas, atuando como autônomo em contabilidade na
elaboração de balancetes, análises de contas,aber_ tura de
Empresas e registros de autônomos. Pós-Graduação em Finanças
Públicas, Direito Civil e Trabalho pela FIG (1976) e, Chefia
e Liderança pela FIG (1977) . Pode ser Aceito
para o curso.
23. Nome do Professor: OSSANNA CHEMEMIAN
Disciplina: Direito e Legislação Tributária
Qual.: Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Uni-
das, no ano de 1979; Pós-Graduação em Direito Tributário
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tendo
concluído as seguintes disciplinas: Direito Tributário I,
Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito I e Estudos
de Problemas Brasileiros. Possui participação em vários
cursos de aperfeiçoamento e Congressos; Possui experiên-
cia profissional no Magistério Superior, na Faculdade In-
tegradas de Guarulhos e Universidade de Guarulhos. Pode
ser
aceita.
24. Nome do Professor: PAULO MARINS
Disciplinas: Introdução à Administração
Qual. : Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Cap^i
tal no ano de 1985; Curso de Pós-Graduação - "Lato-Sensu"
em Gerência Financeira pela Faculdade São Judas Tadeu no
ano de 1988; Tem vários cursos de aperfeiçoamento; Possui
experiência profissional no campo das disciplinas atuando
em empresas. Possui experiência no Magistério de Ensino
Superior nas disciplinas Sistemas Administrativos II - Fa-
culdade da Zona Leste, Introdução à Administração e Teo-
ria Geral da Administração, Universidade de Guarulhos.
25. Nome do Professor: RUI BARBOSA
Disciplinas: Administração de Produção
Teoria Microeconômica
Qual.: Graduado em Economia pela Universidade São Judas Tadeu, no
ano de 1988; Curso de Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Econo-
mia Empresarial em Agosto/89, pela Faculdade São Judas Ta-
deu; Especialização em Gerência de Produção na Universida-
de São Judas Tadeu, em abril de 1990; Especialização em Ge_
rência Administrativa e de Controle; Universidade São Ju-
das Tadeu, em junho de 1990; Especialização em Planejamen-
to Empresarial, Universidade São Judas Tadeu em agosto de
1990; Tem participação em Cursos de Extensão, Semináríos e
Semana Cultural. Possui experiência na área de Economia; É
professor da cadeira de Teoria Micro-Econômica da Universi
dade São Judas Tadeu e Universidade de Guarulhos (UnG).
26. Nome do Professor: SAURA MEDEIROS BARBOSA
Disciplinas:
Pesquisa Operacional
Qual.: Licenciada em Ciências Sociais no ano de 1964 pela Faculda_
de de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Sao
Paulo; Curso de Pós-Graduação a nível de Mestrado com 40
(quarenta) créditos concluídos pela Fundação Getúlio Vargas;
Curso de Especialização em Administração Pública ministrado
pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo com 429
horas; Coordenou a implantação do Programa de Alfabetização
"ALFA" na rede estadual de ensino; Possui experiência no
Magistério Superior há mais de 10 anos; Atualmente leciona a
disciplina Metodológia e Técnicas de Pesquisas na Faculdade
de Arquitetura Belas Artes de São Paulo, Pesquisa Operacional
e Contabilidade e Auditoria do Setor Público na Universidade
de Guarulhos. Pode ser aceito
para o curso.
C) PROFESSORES INDICADOS EM ATENDIMENTO AO DESPACHO INTERLOCUTÓRIO
27. Nome do Professor: CLÁUDIO QUIRINO FIEL
Disciplinas: Análise de Sistemas Contábeis I e II
Análise de Balanço Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis pela
Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de
Umuarama,1987; Curso de Pós-graduação "Lato-Sensu" a nível de
Especialização na área de Ciências Contábeis, com 540 horas, pela
Universidade Sao Judas Tadeu. Possui experiência profis -sional
como Contabilista; Possui experiência no Magistério Superior. É
Professor na Universidade de Guarulhos das dis ciplinas Análise de
Sistemas Contábeis I e II e Análise de Balanço. Pode ser aceita
para o curso.
28. Nome do Professor: LUCIANO LOPES DA COSTA
Disciplinas: Contabilidade Tributária
Contabilidade Geral
Contabilidade de Balanço Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis e
Administrativas pelas Faculdades Cruzeiro do Sul, 1989. Curso de
Pós-graduação em Contabilidade Avançada, no total de 540 horas
aula, realizado na Universidade São Judas Tadeu. Curso de Pós-
gradua-
ção, a nível de Especialização em Gerência Financeira, rea
lizado na Universidade São Judas Tadeu, no total de 540 no
ras aula. É_Professor na Universidade de Guarulhos.
29. Nome do Professor: MARGARETE GURNIAK
Disciplinas: Contabilidade Geral
Análise de Balanços
Análise de Sistemas Contábeis I e II Qual.: Bacharel em
Ciências Contábeis, pela Universidade São Judas Tadeu, 1985.
Especialização em Contabilidade Avançada pela Universidade São
Judas Tadeu, 1986. Regularmente Ma triculada no curso de
Especialização em Administração Fi-nanceira na Universidade de
Guarulhos. Aprovada pelo Pare cer 480/89 para as disciplinas
Contabilidade Geral e Ana lise de Balanços. É Professores da
Universidade de Guarulhos. Pode ser aceito.
30. Nome do Professor: JOSE FERREIRA DOS SANTOS
Disciplinas: Contabilidade e Auditoria do Setor Público
Controle Orçamentário e Financeiro do Setor Pú-
blico,
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, pela Faculdade da Zona
Leste de São Paulo, no ano de 1980; Curso de Especiali-
zação em Auditoria e Controladoria, pela Universidade
São Judas Tadeu, com 540 h/a; Experiência profissional
no campo da disciplina. Pode ser aceito
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 02 de 12 de 1992
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