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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO - SOGE SP
ASSUNTO:
Autorização para funcionamento do Curso de Letras,
Licenciatura Plena em Português/Inglês e Bacharelado em
Tradutor - Fases de Projeto e Execução de Projeto
RELATOR. SR. CONS. Margarida Maria R. B. P. Leal
PARECER Nº 659/93
CÂMARA ou COMISSÃO
APROVADO EM: 09/11/93
PROCESSO Nº:
23.001.000487/93-71
1 - RELATÓRIO
Pelo Parecer CFE 214/92, de 31 de março de
1992, de nossa autoria, a Sociedade Guarulhense de Educação,
com sede na Cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo,
mantenedora das Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG -,
teve sua Carta-Consulta acolhida, objetivando a criação pela
via da autorização da Universidade Metropolitana de São Paulo
- UNIMESP.
0 citado Parecer, fixou 0 prazo de até 01 (um)
ano, para que a Instituição apresentasse a este Conselho, 0
Projeto de Universidade.
Pela Portaria CFE 12/92, 0 Presidente do
Conselho Federal de Educação designou os professores José
Maria Cabral Marques, da Universidade Federal do Maranhão,
Teodoro Rogério Vahl, da Universidade Federal de Santa
Catarina e Mauricio Lanski, da Universidade Federal de Minas
Gerais, atualmente docente da Universidade de Brasília, para
integrarem Comissão de Acompanhamento do citado processo de
criação de Universidade
.
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Atendendo ao prazo fixado no Parecer CFE nº
214/92, a Instituição apresentou ao Conselho Federal de
Educação, o seu Projeto de Universidade.
Para viabilizar a proposta de criação de
Universidade pela via de autorização, com base na legislação
vigente, a Instituição propõe a criação de cursos na área
fundamental, ao mesmo tempo, objetivando a expansão do ensino
superior. A escolha ora em análise objetiva fortalecer a área
básica dos conhecimentos, em coerência com os cursos
profissionais já oferecidos, servindo como embasamento deles e
dos previstos para o plano de expansão.
Com o preenchimento dos cursos na área
fundamental, somados aos cursos já existentes, a Instituição faz
garantir o princípio da Universalidade no Campo do Conhecimento.
Assim sendo, o presente parecer trata da análise
do pedido de autorização para o funcionamento do curso superior
de Letras, habilitações em Licenciatura Plena, Português/Inglês
e Bacharelado em Tradutor, decorrente da proposta de expansão
dos cursos de graduação constante do Projeto de Universidade da
Instituição.
0 Parecer se fundamenta nos dados constantes do
processo, no relatório da Comissão de Acompanhamento, no Parecer
Técnico do Especialista, na Informação da CAE/CFE e no nosso
próprio conhecimento da Instituição, através das visitas de
acompanhamento ali realizadas.
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1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
1.1. IDENTIFICAÇÃO E CONDIÇÃO JURÍDICA
A Sociedade Guarulhense de Educação SOGE
Instituição Mantenedora, registrada no 1º Cartório de Registro
das Pessoas Jurídicas e Anexos da Comarca de Guarulhos, Estado
de São Paulo, sob n2 137, livro "A", à página 77, e microfilmado
sob nº 4531, em 27 de maio de 1977, tem duração por tempo
indeterminado e sede à Rua Doutor Sólon Fernandes, nº 155, Vila
Rosalia, Município de Guarulhos, Estado de São Paulo.
1.2. PATRIMÔNIO E SITUAÇÃO ECONÔMICA, FINANCEIRA E FISCAL
A situação econômico-financeira da Mantenedora é
considerada normal, dentro dos parâmetros utilizados para
instituições de ensino e já bem detalhada no Projeto de
Universidade.
Com base no balanço geral de 1992, apurado em
1993, o patrimônio líquido demonstrado é de Cr$
100.772.547.088,87 (cem bilhões, setecentos e setenta e dois
milhões, quinhentos e quarenta e sete mil, oitenta e oito
cruzeiros e oitenta e sete centavos). (*)
Em valores contábeis, as edificações representam
Cr$ 9.815.050.634,00 (nove bilhões, oitocentos e quinze milhões,
cinquenta mil, seiscentos e trinta e quatro cruzeiros), e os
imóveis Cr$ 83.445.879.674,00 (oitenta e três bilhões,
quatrocentos e quarenta e cinco milhões, oitocentos e setenta e
nove mil, seiscentos e setenta e quatro cruzeiros). (*)
Em valores de mercado, segundo parâmetros do
Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo
SINDUSCON/SP, estes valores assumem as seguintes proporções:
A área construída atual de 21.802,00m2. está
avaliada em Cr$ 105.986.223.934,00 (cento e cinco bilhões,
novecentos e oitenta e seis milhões, duzentos e vinte e três mil
e novecentos e trinta e quatro cruzeiros). (**)
Os terrenos das Faculdades Integradas de
Guarulhos, no total de 75.798,70m2 foram avaliados em Cr$
109.908.115.000,00 (cento e nove bilhões, novecentos e oito
milhões, cento e quinze mil cruzeiros). (**)
As áreas fora dos "campi" foram avaliadas em Cr$
105.986.223.934,00 (cento e cinco bilhões, novecentos e oitenta
e seis milhões, duzentos e vinte e três mil, novecentos e trinta
e quatro cruzeiros). (**)
Os imóveis acima referidos não estão gravados com
quaisquer ônus.
Os bens móveis da Instituição foram avaliados em
Cr$ 3.583.933.000,00 (três bilhões, quinhentos e oitenta e três
milhões, novecentos e trinta e três mil cruzeiros) em valores de
janeiro de 1993.
(*) Valores de Balanço com base na UFIR de dezembro/92.
(**) Valores SINDUSCON com base na UFIR de janeiro/93.
Os balanços gerais da Instituição são
consistentes e os resultados positivos, em face do
desenvolvimento gradual vivido.
O resultado financeiro do balanço geral de 1992 é
estável e o patrimônio líquido garante solidez para o
quinquênio.
DEMONSTRATIVO DOS BENS IMÓVEIS E MÓVEIS
CONTAS / EXERCÍCIOS 31/12/92 31/01/93
BENS IMÓVEIS
BENS MOVEIS
INSTALAÇÕES
APARELHO DE SOM/TELEFONIA
BIBLIOTECAS
EDIFÍCIOS
MATERIAIS DIDÁTICOS
VEÍCULOS
LABORATÓRIOS
AÇÕES (PARTIC. EMPRESAS)
MARCAS E PATENTES
83.445.879,60
459.524.215,00
2.970.904,80
10.950.800,00
2.148.637,50
3.956.000,00
196.547,10
680.500,00
784.373,10
8.590.600,00
9.815.051,00
109.908.115,00
242.765,90
950.000,00
771.799,60
1.890.050,00
264.248,00
1.380.060,00
115.636,50
458.350,00
16.703,90
26.850,00
TOTAL IMOBILIZADO 100.772.547,00 598.315.540,00
A situação econômico-financeira da Mantenedora
também foi constatada por empresa de auditoria e perícias
contábeis que atesta em seu parecer que a Instituição possui
patrimônio para sustentar o projeto da Universidade pretendida,
conforme documentos anexados ao projeto e ao relatório da
Comissão de Acompanhamento.
SITUAÇÃO ECONÓMICO/FINANCEIRA
ESPECIFICAÇÃO 1990 1991 1992
QUOCIENTE LIQUIDEZ
- SECO
- CORRENTE OU COMUM
0,110
0,100
0,270
0,505
0,240
0,170
LIQUIDEZ PATRIMONIAL
GRAU DE ENDIVIDAMENTO
0,031 0,028 0,020
QUOCIENTE GARANTIA DE
CAPITAL DE TERCEIROS
32,470 35,230 49,990
GRAU DE IMOBILIZADO 1,020 1,000 1,015
VALORES EM INDICES
A programação financeira da Instituição contempla
substanciais recursos para investimento em recursos humanos,
informática, construção do prédio da nova biblioteca, construção
de um prédio para abrigar a administração central e
implantação de novos laboratórios.
A regularidade da situação fiscal e parafiscal da
Instituição está comprovada através de cópias fiéis dos seguintes
documentos: INSS; PIS; FGTS; CND/INSS; Certificado de Entidade de
Fins Filantrópicos; Recibo de entrega da declaração do Imposto de
Renda Pessoa Jurídica de 03.06.92; Cartão de Inscrição no C.G.C.;
Certidão de Entidade de Utilidade Pública emitida pelo Ministério
da Justiça através de Portaria de 12.02.1990.
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. NATUREZA E JUSTIFICATIVA
Justifica a Instituição que a criação "do curso
de Letras (Licenciatura) tem como meta principal a formação de
recursos humanos, para atuar no ensino de 1º e 2º Graus e assim
contribuir para o atendimento ao disposto no Artigo 1º e
Parágrafo 1º da Lei 5692, de 11 de Agosto de 1971."
Da mesma forma visa atender o que dispõe o artigo
2º da citada Lei, ou seja: "a formação de professores e
especialistas para o ensino de 1º e Graus será feita em níveis
que se elevem, progressivamente, ajustando-se às diferenças
culturais de cada região do País, e com orientação que atenda aos
objetivos específicos de cada grau, as características das
disciplinas, áreas de estudo ou atividades e às fases de
desenvolvimento dos educandos".
Ressalta que "a Lei de Diretrizes e Bases,
diretamente ou através de Resoluções do Conselho Federal de
Educação, tornou obrigatório o estudo de Língua Portuguesa em
todos as séries da escola média, com isso ampliando
consideravelmente a necessidade de professores do idioma
vernáculo."
Quanto ao Bacharelado em Tradutor destina-se a
atender às necessidades do mercado de trabalho, considerando a
localização da Instituição, a região da Grande São Paulo, que
desde a década de 30 apresenta-se como o polo centralizador das
atividades econômicas e sócio-culturais, não só do Estado de São
Paulo, como do próprio país.
Enfatiza que "a formação do Tradutor justifica-
se, inicialmente pela localização da Instituição no Município de
Guarulhos, que integra a Grande São Paulo, considerado a maior
centro urbano de crescimento econômico. Dentre as nove áreas
metropolitanas, ganha destaque a Região da Grande São Paulo com
16.296.888 habitantes em 1991, concentrando a maior parte da
economia industrial do Estado de São Paulo. Assim, a necessidade
do Tradutor para atuar profissionalmente em diversos segmentos,
tais como:
- tradução literal da terminologia dos textos
técnicos e científicos.
tradução de textos literários de língua
estrangeira.
revisão do texto traduzido, assegurando a
clareza e concisão.
- tradução simultânea de discursos pronunciados
em conferências debates e outras reuniões analógicas.
- interpretação de discussões e negociações entre
pessoas que não falam a mesma língua, atentando para o conteúdo
das mesmas para transmitir fielmente o que foi exposto e as
decisões tomadas.
Dentre as nove áreas metropolitanas, ganha
destaque a Região da Grande São Paulo com 16.296.888 habitantes
em 1991, concentrando a maior parte da economia industrial do
Estado de São Paulo.
Quanto a economia da Grande São Paulo, constata-
se que os setores mais dinâmicos, o secundário (indústrias e
atividades industriais) e o terciário (serviços, transportes e
comunicações) são responsáveis pela maior parte da renda gerada.
Da mesma forma, a tendência crescente à
especialização de bens duráveis e de capital da moderna
indústria da Grande São Paulo assume importância, tanto no
volume de emprego, como no valor da produção.
0 atendimento do ensino de 1º e 2º graus
apresenta a seguinte evolução de alunos matriculados:
REGIÃO ANO 1SG 2QG TOTAL
MUNICÍPIO
1990
1991
1992
1.780.450
1.833.478
1.861.098
330.585
2.111.035
347.488
2.180.966
386.540
2.247.638
REGIÃO
METROPOLITANA
DE SÃO PAULO
1990
1991
1992
2.991.163
3.107.851
3.193.006
502.343 3.493.506
533.649 3.631.500
600.695 3.793.701
Quanto ao ensino superior, no DGE onde localiza-
se a Instituição atualmente são oferecidos apenas dois cursos de
Letras, com bacharelado em Tradutor, sendo os demais,
Licenciatura Plena.
2.2. OBJETIVOS
O curso tem como objetivo geral formar
profissionais para o exercício na área das Línguas Portuguesa e
Inglesa, bem como para o ensino das disciplinas dessa área.
Quanto aos objetivos específicos, o curso visa:
a) desenvolver atividades de pesquisa no ensino de Língua e
Literatura; b) assumir uma atitude de crítica frente aos
problemas de estudo e de metodologia; c) exercer o magistério
das disciplinas da respectiva área nos diferentes graus de
ensino.
Para o Bacharelado, o curso objetiva formar
profissionais para desenvolver as funções de tradução.
2.3. CONCEPÇÃO DO CURSO
O Curriculo Pleno proposto para o curso de Letras
(Licenciatura Plena em Português/Inglês), apresenta uma carga
horária de 2.592 horas-aula, acrescida de 72 horas-aula de
Educação Física e 144 horas-aula de Estágio Supervisionado,
totalizando 2.808 horas-aula e para Bacharelado, voltado para
Tradutor, apresenta uma carga horária de 2.736 horas-aula,
acrescida de 72 horas-aula de Educação Física e 288 horas-aula
de Estágio Supervisionado, totalizando 3.096 horas-aula.
Consta do projeto proposta das metodologias a
serem desenvolvidas pelo curso:
- Buscar uma maior compreensão dos fatos e de
estratégias psicolinguísticas;.
- Aquisição de língua pelos alunos em ambientes
de aprendizagem que favorecem a assimilação do uso comunicativo;
- Oferecer condições ao aluno para melhor compor
sua postura acadêmica;
Oferecer ao aluno oportunidades para o
desenvolvimento de auto-imagens positivas;
- A sala de aula se apresentará como o local de
primazia para as atividades acadêmicas de forma variada;
- Além da sala de aula, realizar-se-ão atividades
culturais extra-classe, como Palestras, a Semana Cultural e
outros, que objetivam enriquecer o conhecimento e a vivência
acadêmica do alunado;
- Finalmente o Laboratório de Línguas totalmente
informatizado, oferecerá condições de ensino,- abrindo
possibilidades, quer na utilização de recursos áudio-visuais
modernos, quer na utilização do equipamento de forma
complementar ao ensino desenvolvido em sala de aula.
- Quanto ao ensino específico de língua inglesa,
utilizar-se-ão materiais com uma abordagem metodológica
comunicativa que enfatizará a semântica da língua;
- A ênfase da aprendizagem será a comunicação.
Quanto às literaturas de língua inglesa e
portuguêsa, procurar-se-a despertar no aluno o gosto e hábito
pela literatura através da leitura de obras literárias
importantes, do ponto de vista da recepção e do ponto de vista
da importância para a formação dos futuros professores.
Analisando a Metodologia explicitada no Projeto,
o Especialista detecta o "compromisso com o Construtivismo,
sobretudo quando propõe o laboratório de línguas, defendendo a
humanização do mesmo, a interação e o estímulo à criatividade em
oposição a uma linha behaviorista na sua utilização".
Sobre a estrutura curricular, a Comissão em seu
relatório informa que as mesmas atendem a Resolução CFE S/Nº, de
1º.10.1962, que fixa os mínimos de duração e conteúdo do curso
de Letras.
Quanto ao estágio, informa que "a Instituição
pretende desenvolver um programa de estágio articulado junto ao
setor público e ao dinâmico setor privado da região, com vista a
oferecer oportunidades de aprendizagem e encaminhamento da vida
profissional de seu alunado. Na licenciatura, o estágio será
desenvolvido sob a forma de Prática de Ensino junto as escolas
de 1º e 2º Graus da rede pública e privada da região."
0 curso está previsto para funcionar em dois
turnos, noturno e diurno, com 80 (oitenta) vagas totais anuais,
sendo 40 (quarenta) vagas para cada turno.
As ementas e bibliografia básica correspondentes
a cada uma das disciplinas constam do processo.
2.4. CORPO DOCENTE
O Corpo Docente indicado para o curso é
constituído por 15 (quinze) professores, com o seguinte perfil:
02 (13,3%) doutores; 05 (33,3%) mestres, 02 (13,3%) mestrandos;
057 (33,3%) especialistas, 1 (6,8%) graduado. Destes, 06 (40%)
já possuem parecer de aprovação do CFE para as mesmas
disciplinas ou para disciplina com denominação diferente. A
relação do corpo docente integra do Anexo II deste Parecer.
Há professor indicado para todas as disciplinas
integrantes do currículo do curso.
Com relação ao corpo docente a Comissão manifesta
que o mesmo atende a Resolução CFE 20/77 e a indicação é
adequada às exigências, considerados os aspectos de
disponibilidade de tempo e qualificação acadêmico-profissional.
3. DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
3.1. INSTALAÇÕES E RECURSOS MATERIAIS
Para o curso ora em apreço, a Instituição já
possui grande parte da infra-estrutura necessária.
A área construída atual da Instituição é de
21.802,00m2 distribuídos em edifícios de até três pavimentos.
As instalações físicas estão distribuídas
atualmente em 41 salas de aula ocupando uma área de 5.265,80m2 e
05 salas com 569,77m2 de área, de uso múltiplo para palestras e
outras atividades acadêmicas. A expansão para os próximos cinco
anos prevê a construção de mais 12 salas de aulas, totalizando
1.400m2.
No que se refere a laboratórios, a Instituição
conta com três - de Biologia, de Informática e de Física,
ocupando uma área de 371,13m2, sendo 123,71m2 para cada
laboratório.
Do projeto do curso de Letras, consta
detalhamento dos equipamentos do Laboratório Computadorizado
para o ensino de Línguas, contendo: Central de Comando e
Monitoração, Cabines dos Alunos e Laboratórios Audio.
Para atender as necessidades da futura
Universidade e do curso em apreço, estão previstos recursos da
ordem de onze milhões de cruzeiros reais destinados à construção
e aquisição de equipamentos para novos laboratórios.
3.2. BIBLIOTECA
A atual Biblioteca utiliza uma área de 473,52m2,
distribuída em cinco salas em prédio central situado no Campus
I. 0 projeto da nova Biblioteca prevê uma área de 1.417,00m2 e
seu detalhamento pode ser verificado no documento "Relatório
sobre a Biblioteca" elaborado pela Profa Maria Luiza Rigo
Pasquarelli, da Universidade de São Paulo (Anexo V do Projeto).
Quando da elaboração do seu Relatório sobre a
Biblioteca em 1992, a especialista, registrou a constituição do
acervo atual correspondente a 1º.631 títulos de livros, com
36.733 exemplares, 1.164 títulos de periódicos, 76 correntes
adquiridos por compras (06 estrangeiros e 70 nacionais); 11.690
apostilas; folhetos, separadas, mapas, discos, relatórios e
recortes de jornais.
0 acervo específico para o curso de Letras
apresenta 4.343 títulos e 5.107 exemplares, incluindo os títulos
para formação pedagógica.
A Biblioteca definiu sua política de
informatização pelos módulos do SYSBIBLI, que dividem os
serviços de acordo com sua área de atuação. Consta do Anexo V
detalhamento sobre a informatização da Biblioteca.
3.3. CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS - CPD
O Centro de Processamento de Dados possui um
sistema de gerenciamento de rede (NOVELL), que possibilita o
desenvolvimento do sistema multiusuário, cumprindo as principais
funções tanto na área administrativa como acadêmica.
Conta atualmente com 02 microcomputadores AT 386,
servidores de rede. Possui ainda 01 microcomputador ART 386, 1º
microcomputadores AT 286, 07 microcomputadores PC/XT e 12
impressoras, destacando-se uma HP LASERJET II P.
O Laboratório de Informática ocupa uma área de
123,71m2, possuindo 15 microcomputadores SPECTRUM ED de 8 BITS.
A Instituição conta ainda com um Centro de
Recursos Audiovisuais, ambulatório médico, cozinha, refeitório,
salas de professores, pátios cobertores, lanchonetes,
secretarias, tesourarias, posto bancário, telefonia,
almoxarifado, departamento de pessoal, oficina de manutenção, de
obras, diretorias, contabilidade, sanitários, papelaria,
livraria, confecção de uniforme, loja de discos e fitas de vídeo
e corredores de circulação.
Integram o Anexo VIII do Projeto de Universidade
relativo à Infra-Estrutura Física e Recursos Materiais,
detalhamento de todas as instalações e dependências
referenciadas, com indicação de áreas de acesso e de circulação
e dos equipamentos contidos em todas as salas, laboratórios,
salas especiais, bibliotecas, centro de processamento de dados e
dependências de natureza administrativa.
4. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
O planejamento econômico-financeiro é objeto de
detalhado projeto constante do Anexo IV do Projeto, no qual se
verifica toda a situação patrimonial, econômica e financeira da
Instituição, com demonstrações da receita e da despesa dos
últimos quatro exercícios, bem como as projeções para os
próximos cinco anos.
Estes dados constantes de balanços e projeções,
analisados por especialistas externos à Instituição, a saber,
Laerte Mancuso, Auditoria e Periciais Contábeis, asseguram a
viabilidade do empreendimento e a capacidade econômico-
financeira do grupo mantenedor, como já foi dito anteriormente,
para realizar os investimentos necessários à transformação em
Universidade.
A Comissão Verificadora, considerando o parecer
do especialista, assim conclui seu relatório:
- "Não há como negar hoje a importância do domínio do
vernáculo e de uma língua estrangeira moderna, uma vez
que vivemos a era da Comunicação, da
Interdisciplinariedade, da Tecnologia, da Informática,
que se dão através das diversas formas de linguagem";
"Através da língua nas suas diversas formas e
modalidades é que o homem se torna apto para enfrentar
as experiências de campo que ao longo da vida deverão
ocorrer;"
- "A construção do futuro neste final de milênio coloca
questões cruciais para todas as Sociedades, sobretudo
para as latino-americanas. 0 êxito no enfrentamento
dessas questões passa pela adoção de modelos de
desenvolvimento alicerçados na educação básica, na
capacitação tecnológica e na distribuição de renda. A
construção desses modelos é problema político que
envolve a toda a sociedade e sobretudo a Universidade
como instância de elaboração do conhecimento e
preparação de profissionais competentes."
"Considerando as condições econômico-financeira em grau
suficiente de suporte ao desenvolvimento programado";
"A Comissão Verificadora é de parecer favorável ao
funcionamento do curso de Letras, licenciatura plena em
Português/Inglês e Bacharelado em Tradutor, a ser
ministrado pelas Faculdades Integradas de Guarulhos-
FIG, em Guarulhos, Estado de São Paulo."
II - PARECER E VOTO DA RELATORA
A Relatora ressalta que a necessidade social do
Curso se justifica:
1) por tratar-se de proposta para oferecimento de
Licenciatura Plena e Bacharelado em Letras, na região da Grande
São Paulo que apresenta-se como o pólo centralizador das
atividades econômicas e sócio-culturais, com 16.296.888
habitantes em 1991, concentrando a maior parte da economia
industrial do Estado de São Paulo. No DGE de localização da
proponente, são oferecidos apenas dois cursos de Letras" com
Bacharelado em Tradutor, sendo os demais, em nível de
Licenciatura Plena;
2) por tratar-se de curso previsto para
complementar projeto pedagógico da Instituição em regular
funcionamento;
3) por tratar-se de curso de formação de
professores, cuja prioridade deve ser considerada, enriquecido
com o oferecimento do Bacharelado em Tradutor.
Diante do exposto, a Relatora vota favoravelmente
à autorização para funcionamento do curso de Letras, habilitação
em Português/Inglês, Licenciatura Plena e Bacharelado em Tradutor,
a ser ministrado pelas Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG,
mantidas pela Sociedade Guarulhense de Educação - SOGE, em Guaru-
lhos, Estado de São Paulo, nos turnos diurno e noturno, com 80 (oi
tenta) vagas totais anuais, sendo 40 (quarenta) vagas em
cada tur no.
III - CONCLUSÃO DA CETU/CAPLAN
A CETU/CAPLAN acompanha o voto da Relatora.
IV - CONCLUSÃO DA CESu - CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Camâra de Ensino Superior acompanha o Voto da Rela-
tora.
CURRICULO PLENO
BACHARELADO EM LETRAS
TRADUTOR
CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS HORÁRIA
CICLO COMUM
12 SEMESTRE
Língua Portuguesa I .......................... 72 ha.
Filosofia I .................................. 36 ha.
Linguística I ................................ 72 ha.
Língua Inglesa I ............................. 72 ha.
Língua Latina I .............................. 72 ha.
Sociologia I ................................. a.36 h
360 ha.
Educação Física I (Práticas Desportivas) .......36 ha.
396 ha.
SEMESTRE
Língua Portuguesa II ......................... 72 ha.
Filosofia II ................................. 36 ha.
Linguística II................................ 72 ha.
Língua Inglesa II ............................ 72 ha.
Língua Latina II ............................. 72 ha.
Sociologia II ................................ 36 ha.
360 ha.
Educação Física II (Práticas Desportivas) ......36 ha.
396 ha.
39. SEMESTRE
Língua Portuguesa III ......................... 72 ha.
Língua Inglesa III ........................... 72 ha.
Literatura Portuguesa I ...................... 72 ha.
Teoria da Literatura I ........................ 72 ha.
Psicologia da Educação I ...................... 36 ha.
Literatura Inglesa I ......................... 36 ha.
360 ha.
49 SEMESTRE
Língua Portuguesa IV ......................... 72 ha.
Língua Inglesa IV ............................ 72 ha.
Literatura Portuguesa II ..................... 72 ha.
Teoria da Literatura II ....................... 72 ha.
Psicologia da Educação II ..................... 36 ha.
Literatura Inglesa II ......................... 36 ha.
360 ha.
5º SEMESTRE
Língua Inglesa V ............................. 72 ha.
Versão Inglesa I............................. , 36 ha.
Teoria e Prática da Tradução Especifica I....... 36 ha.
Língua Portuguesa V .......................... 72 ha.
Literatura Portuguesa III ..................... 72 ha.
Literatura Brasileira I ....................... 36 ha.
Literatura Norte Americana I .................. 36 ha.
360 ha-
6º SEMESTRE
Língua Inglesa VI ............................ 72 ha.
Versão Inglesa II ............................. 36 ha.
Teoria e Prática da Tradução Especifica II ..... 36 ha.
Língua Portuguesa VI .......................... 72 ha.
Literatura Portuguesa ..................... 72 ha. IV
Literatura Brasileira II ..................... 36 ha.
Literatura Norte Americana II ................. 36 ha.
360 ha-
7º SEMESTRE
Língua Inglesa VII ........................... 72 ha.
Versão Inglesa III ............................ 36 ha.
Teoria e Prática da Tradução Especifica III .... 72 ha.
Língua Portuguesa VII ......................... 72 ha.
Literatura Portuguesa V ....................... 36 ha.
Estágio Supervisionado I ..................... 144 ha.
432 ha.
8º SEMESTRE
Língua Inglesa VIII .......................... 72 ha.
Versão Inglesa VI............................. 36 ha.
Teoria e Prática da Tradução Especifica IV ..... 72 ha.
Língua Portuguesa VIII ........................ 72 ha.
Literatura Portuguesa VI ..................... ha. 36
144 ha.Estágio Supervisionado II .....................
432 ha-
CARGA HORÁRIA .............................. 3.024 ha.
EDUCAÇÃO FÍSICA ............................ 72 ha.
TOTAL...................................... 3.096 ha.
CURRICULO PLENO CURSO DE LETRAS
(Habilitação Português/Inglês) LICENCIATURA
PLENA
CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS HORÁRIA
CICLO COMUM
1º SEMESTRE
Língua Portuguêsa I ........................... 72 ha.
Filosofia I .................................. 36 ha.
Linguística I ................................ 72 ha.
Lingua Inglesa I ............................. 72 ha.
Língua Latina I .............................. 72 ha.
Sociologia I ................................. a.36 h
360 ha.
Educação Física I (Práticas Desportivas)........ 36 ha.
396 ha.
2º SEMESTRE
Língua Portuguesa II ......................... 72 ha.
Filosofia II.................................. 36 ha.
Linguística II ............................... 72 ha.
Língua Inglesa II ............................ 72 ha.
Língua Latina II ............................. 72 ha.
Sociologia II ................................ 36 ha.
360 ha.
Educação Física II (Práticas Desportivas) ......36 ha.
396 ha.
3º SEMESTRE
Língua Portuguesa III ........................ 72 ha.
Língua Inglesa III ........................... 72 ha.
Literatura Portuguesa I ....................... 72 ha.
Teoria da Literatura I ........................ 72 ha.
Psicologia da Educação I....................... 36 ha.
Literatura Inglesa I ......................... 36 ha.
360 ha.
4º SEMESTRE
Língua Portuguesa IV ......................... 72 ha.
Língua Inglesa IV ............................ 72 ha.
Literatura Portuguesa II ...................... 72 ha.
Teoria da Literatura II ....................... 72 ha.
Psicologia da Educação II ..................... 36 ha.
Literatura Inglesa II ......................... 36 ha.
360 ha.
52 SEMESTRE
Língua Portuguesa V ......................... 72 ha.
Língua Inglesa V ............................ 72 ha.
Literatura Portuguesa III .................... 72 ha.
Literatura Brasileira I ...................... 36 ha.
Estrutura e Func2 do Ensino de 12 e 2º Graus I. . . 36 ha.
Literatura Norte Americana I .................. a.36 h
324 ha.
SEMESTRE
Lingua Portuguesa VI ........................ 72 ha.
Língua Inglesa VI ........................... 72 ha.
Literatura Portuguesa IV ..................... 72 ha.
Literatura Brasileira II ..................... 36 ha.
Estrutura e Funcº do Ensino de 12 e 2º Graus II.. 36 ha.
Literatura Norte Americana II ................ 36 ha.
324 ha.
79 SEMESTRE
Língua Portuguesa VII ........................ 72 ha
Língua Inglesa VII .......................... 72 ha.
Literatura Brasileira III .................... 72 ha.
Didática I.................................... 36 ha.
Prática de Ensino sob a forma de Estágio
Supervisionado (Português/Inglês) ............ 72 ha.
324 ha.
82 SEMESTRE
Língua Portuguesa VIII ....................... 72 ha.
Lingua Inglesa VIII ......................... 72 ha.
Literatura Brasileira III .................... 72 ha.
Didática II .................................. 36 ha.
Prática de Ensino sob a forma de Estágio
Supervisionado (Português/Inglês) ............ 72 ha.
324 ha.
CARGA HORÁRIA 2,736 ha. .................................................................................
EDUCAÇÃO FÍSICA............................. 72 ha.
TOTAL ......................................2.808 ha.
ANEXO II
CORPO DOCENTE
CURSO DE LETRAS (Licenciatura Plena e Bacharelado)
1. ANGELA DE OLIVEIRA CORTE
Lingua Inglesa
Linguística
Mestre em Linguística aplicada ao Ensino de Línguas (PÜC/SP-
1992). Bacharel em Letras, habilitação Tradutor
Inglês/Português (PUC/SP-1984). Possui experiência docente no
ensino superior lecionando nas Faculdades Anhembi Morumbi desde
1987 as disciplinas Língua Inglesa, Linguística e Inglês
Instrumental.
Aceita.
2. APARECIDA GERALDA DE OLIVEIRA SILVA
Prática de Ensino (Estágio Supervisionado)
Licenciada em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar
de 1º e 2º Graus e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º
Grau, Curso de Especialização em Pedagogia na Escola Noturna
(360ha-1991-Universidade de Guarulhos). Possui experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando Didática e
Psicologia da Educação na F.F.C.L. de Guarulhos desde 1983.
Aceita
3. EUNICE PEREIRA DA SILVA
Psicologia da Educação
Bacharel e Licenciada em Psicologia e Formação de Psicólogo
(USP-1973). Mestre em Psicologia do Escolar (USP-1982).
Aprovada pelo Parecer CFE nº 2185/76 para lecionar Psicologia
da Personalidade. Aprovada pelo Parecer CFE 1073/88 para
lecionar Psicologia do Desenvolvimento. Aprovada pelo Parecer-
CFE nº 254/89 para lecionar Psicologia d.a Educação. Realizou
vários cursos de extensão universitária ligados à Educação e à
Psicologia, Possui experiência docente no magistério do ensino
superior, lecionando Psicologia da Educação, Psicologia
Experimental e Psicologia da Personalidade na F.F.C.L, de
Guarulhos (1973). Professora responsável pelo curso de
especialização ministrado no Grupo de Estudos Corpo Psique -
Guarulhos (desde 1983).
Aceita.
4. IZABEL GONÇALVES ARPA GIMENO
Teoria da Literatura
Lingua Portuguesa
Literatura Brasileira
Mestre em Ciências Humanas: Lingua Portuguesa (PUC/SP). Curso
de Linguistic» (240ha-1973). Curso de Literatura Brasileira
(1972). Licenciada em Pedagogia, habilitação em Administração
Escolar de 1º e 2º graus, Ensino das Disciplinas e Atividades
Práticas dos Cursos Normais, Supervisão Escolar de 1º e
Graus (F.F.C.L. de Guarulhos-1978), Possui experiência docente
no magistério do ensino superior, lecionando Literatura
Brasileira na F.F.C.L. de Taubaté (1971/1972) e Lingua
Portuguesa e Literatura Brasileira nas Faculdades Integradas de
Guarulhos desde 1989. Aceita.
5. JONAS NEGALHA
Literatura Inglesa
Literatura Norte-Americana
Lingua Inglesa
Doutor em Literatura (International Academy of Leadership).
Doctor Of Oriental Philosophy (The Internacional University-
1969). Doctor of Humanities (International Academy). Doctor of
Comparative Linguistics (Bodrin Bible Institute-1973).
Pedagogiae Doctori3 (Collegium et Seminarium Sancti Pauli). Ex-
consultor cultural da UNESCO. Ex-professor da AUPACO Université
de Paris V; Ex-professor da World Open University/USA; Reitor
da Universidade da Pas (Nações Unidas) no Brasil. Aprovado pelo
Parecer CFE nº 312/71 para lecionar Literatura Universal.
Aprovado pelo Parecer CFE 187/92 para lecionar Filosofia
Romana.
Aceito.
6. JOSÉ BENEDITO FELIPPO FERNANDES
Educação Física
Aprovado pelos Pareceres CFE nºe 327/73, 1215/76 e 3440/77 para
lecionar Educação Física. Licenciado em Educação Física (USP-
1965). Realizou vários cursos de extensão ligados a Prática
Desportiva. Participou de inúmeros eventos desportivos. Possui
experiência docente universitária, lecionando Educação Física
desde 1975 nas Faculdades Integradas de Guarulhos. Aceito.
7. JOSÉ CAVALCANTE DE SOUZA
Literatura Brasileira
Lingua Portuguesa
Língua Latina
Doutor em Letras, área de Literatura Brasileira (USP-1983).
Bacharel e Licenciado em Pedagogia (US-1970). Possui
experiência docente universitária, lecionando Lingua Portuguesa
e Lingua Latina nas Faculdades Anhembi Morumbi desde 1987.
Publicou as seguintes obras: José Veríssimo: teoria, critica e
história literária (EDUSP/1977); José Veríssimo: cultura,
literatura e politica na América Latina (Ed. Brasiliense/1986).
Aceito.
8. JOSÉ ROBERTO ALVES TEIXEIRA
Educação Física
Licenciado em Educação Física (1973). Curso de Técnico
Desportivo (1973). Técnico Desportivo de Especialização em
Handebol (1974). Realizou vários cursos de extensão
universitária ligados à prática desportiva. Possui experiência
docente no ensino superior lecionando Educação Físicas nas
Faculdades Integradas de Guarulhos. Aceito
9. LUIZ CARLOS DIAS
Língua Portuguesa
Literatura Portuguesa
Mestrando em Linguística e Semiótica (concluiu créditos) -
USP). Licenciado em Letras Vernáculas com Francês (F.F.C.L.
Sagrado Coração de Jesus-1972). Curso de Especialização em
Francês e Curso de Línguas e Civilisação (Sorbonne/Paris-1973).
Curso de Especialização em Português/Semântica e Estudos de
Textos Literários (PUC/SP-1973). Possui experiência docente
universitária lecionando Lingua Portuguesa nas Faculdades
Anhembi Morumbi desde 1986. Aceito
10. MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA CARRERA
Filosofia
Mestranda em Educação, área de concentração em Filosofia da
Educação e Educação Escolar Brasileira (PUC/SP). Bacharel e
Licenciado em Filosofia (PUC/SP-1967). Licenciado em Pedagogia,
habilitação em Supervisão Escolar de e Graus (F.F.C.L.
Farias Brito-1974). Licenciado em Estudos Sociais, habilitação
Educação Moral e Física (F.C.L.Teresa Martin-1977). Curso de
Especialização para Docentes de 3º Grau (PUS/SP-360ha).
Aprovada pelo Parecer CFE nº 535/89 para lecionar Filosofia.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando Filosofia.
Aceita.
11. MARIA JULIA B. DOS SANTOS
Teoria e Prática da Tradução Específica
Versão Inglesa
Estágio Supervisionado (Tradutor)
Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PUC/S).
Intensive English Course (The University of Miamí-1968).
Licenciada em Letras Anglo Germânicas (F.F.C.L. Sagrado Coração
de Jeeus-1964). Curso de "Metodologia do Inglês como Língua
Estrangeira" (92ha) Curso de Prática de Conversação em Inglês
(MEC-1962) Aprovado pelo Parecer CFE 2983/77 para lecionar
Língua Inglesa. Aprovada pelo Parecer CFE 173/70 para lecionar
Literatura Norte Americana. Aprovada pelo Parecer CFE nº 286/80
para lecionar Tradução Comentada. Aprovada pelo Parecer CFE nº
599/89 para lecionar Versão Inglesa, Teoria e Prática da
Tradução Especifica e Estágio Supervisionado. Possui
experiência docente no ensino superior, lecionando Lingua
Inglesa, Literatura Inglesa e Literatura Norte Americana, na
F.C.L. de Avaré; Faculdade Auxilíum de F.C.L. (1967/1970).
Leciona nas Faculdades Capital desde 1976 as disciplinas Versão
Inglesa e Teoria e Prática d.a Tradução Especifica.
Aceita.
12.MARLENE DALVA BRANCO HUMPRHEYS
Didática
Bacharel e Licenciado em Pedagogia (PUC/SP-1971) . Curso de
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFRS-
390ha). Cursou as disciplinas "Lógica do Conhecimento
Científico"; "Metodologia da Pesquisa em Educação" e
Psicologia Educacional Avançada", do Programa de Mestrado em
Psicologia da Educação (PUC/SP-1971-1972). Possui experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando Didática
Geral e Psicologia da Educação na Fundação Educacional da
Região de Joinville (1982/1985). É professora na F.F.C.L. de
Guarulhos, lecionando Didática e Prática de Ensino desde
1985. Aceita.
13.REGINA CÉLIA PEREIRA BAPTISTA DOS SANTOS
Estrutura e Funcº do Ensino de 1º e 2º graus
Mestre em Educação (PUC/SP-1992). Licenciada em Letras,
habilitação Português, Francês e Latim (F.F.C.L. "Sedes
Sapientiae"-1967). Licenciada em Pedagogia, habilitação em
Orientação Educacional (1978). Realizou vários cursos de
extensão universitária ligados à Educação. Possui experiência
docente universitária. Proferiu inúmeras palestras ligadas à
educação. Aceita.
14.RUI CAVALHEIRO
Sociologia
Licenciado em Ciências Sociais (F.C.L. Teresa Martin-1976).
Licenciado em Pedagogia (F.F.C.L. Farias Brito-1970).
Licenciatura Plena em História (Faculdades Associadas do
Ipiranga-1983) . Licenciado em Estudos Sociais, habilitação
Educação Moral e Cívica (F.C.L. Teresa Martin). Curso de
Especialização em Estudos Brasileiros (Universidade
Mackenzie-1980). Possui experiência universitária, lecionando
Estudos Brasileiros e Sociologia nas Faculdades Zona Leste de
São Paulo; Estudos Brasileiros e Antropologia Física e
Cultural nas Faculdades Integradas de Guarulhos. Aceita.
15.WILSON GUEDELHA
Lingua Latina
Bacharel e Licenciada em Letras Clássicas (PUC/SP-1955).
Licenciado em Pedagogia, habilitação em Administração e
Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus (Faculdade de Educação
Campos Sanles). Bacharel em Teologia pela Faculdade de
Teologia Presbiteriana Independente do Brasil. Curso de
Especialização em Autores Latinos (PUC/SP). Aprovado pelos
Pareceres CFE nºs 1908/73 e 2421/74 para lecionar Lingua
Latina. Possui experiência docente no ensino superior,
lecionando Linguagem Literarária na Faculdade Mozarteum de
São Paulo (1980) e Lingua Latina e Literatura Brasileira na
Faculdade Cruzeiro do Sul (1986). Aceito.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 09
de 11 de 1993
SERVIÇO PÚB CO DERAL LI FE
MI CAÇ O NISTÉRIO DA EDU Ã E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CF- E
FÔLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 09/11/ 19 3, REALIZADA A9 S 17..... HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE /1993 .
NOME DO CONSELHEIRO ! ASSINATURA
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