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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FE D E R AL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO - SOGE SP
ASSUNTO:
Autorização para funcionamento do Curso de Ciências
Biológicas, Licenciatura Plena e Bacharelado - Fases de
Projeto e Execução de Projeto
Margarida Maria R. B. P. Leal
RELATOR. SR. CONS.
PARECER NP 657/93
CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM:
PROCESSO N
º:
23.001.000488/93-33
1 - RELATÓRIO
Pelo Parecer CFE 214/92, de 31 de março de
1992, de nossa autoria, a Sociedade Guarulhense de Educação,
com sede na Cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo,
mantenedora das Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG -,
teve sua Carta-Consulta acolhida, objetivando a criação pela
via da autorização da Universidade Metropolitana de São Paulo
- UNIMESP.
0 citado Parecer, fixou o prazo de até 01 (um)
ano, para que a Instituição apresentasse a este Conselho, o
Projeto de Universidade.
Pela Portaria CFE nº 12/92, o Presidente do
Conselho Federal de Educação designou os professores José
Maria Cabral Marques, da Universidade Federal do Maranhão,
Teodoro Rogério Vahl, da Universidade Federal de Santa
Catarina e Mauricio Lanski, da Universidade Federal de Minas
Gerais, atualmente docente da Universidade de Brasília, para
integrarem a Comissão de Acompanhamento do citado processo de
criação de Universidade.
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1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
1.1. IDENTIFICAÇÃO E CONDIÇÃO JURÍDICA
A Sociedade Guarulhense de Educação - SOGE -
Instituição Mantenedora, registrada no 1º Cartório de Registro
das Pessoas Jurídicas e Anexos da Comarca de Guarulhos, Estado
de São Paulo, sob nº 137, livro "A", à página 77, e microfilmado
sob nº 4531, em 27 de maio de 1977, tem duração por tempo
indeterminado e sede à Rua Doutor Sólon Fernandes, n2 155, Vila
Rosalia, Município de Guarulhos, Estado de São Paulo.
1.2. PATRIMÔNIO E SITUAÇÃO ECONÔMICA, FINANCEIRA E FISCAL
A situação econômico-financeira da Mantenedora é
considerada normal, dentro dos parâmetros utilizados para
instituições de ensino e já bem detalhada no Projeto de
Universidade.
Com base no balanço geral de 1992, apurado em
1993, o patrimônio líquido demonstrado é de Cr$
100.772.547.088,87 (cem bilhões, setecentos e setenta e dois
milhões, quinhentos e quarenta e sete mil, oitenta e oito
cruzeiros e oitenta e sete centavos). (*)
Em valores contábeis, as edificações representam
Cr$ 9.815.050.634,00 (nove bilhões, oitocentos e quinze milhões,
cinquenta mil, seiscentos e trinta e quatro cruzeiros), e os
imóveis Cr$ 83.445.879.674,00 (oitenta e três bilhões,
quatrocentos e quarenta e cinco milhões, oitocentos e setenta e
nove mil, seiscentos e setenta e quatro cruzeiros). (*)
Em valores de mercado, segundo parâmetros do
Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo
SINDUSCON/SP, estes valores assumem as seguintes proporções:
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Atendendo ao prazo fixado no Parecer CFE nº
214/92, a Instituição apresentou ao Conselho Federal de
Educação, o seu Projeto de Universidade.
Para viabilizar a proposta de criação de
Universidade pela via da autorização, com base na legislação
vigente, a Instituição propõe a criação de cursos na área
fundamental, ao mesmo tempo objetivando a expansão do ensino
superior. A escolha ora em análise objetiva fortalecer a área
básica dos conhecimentos, em coerência com os cursos
profissionais já oferecidos, servindo como embasamento deles e
dos previstos para o plano de expansão.
Com o preenchimento dos cursos na área
fundamental, somados aos cursos já existentes, a Instituição faz
garantir o principio da Universalidade no Campo do Conhecimento.
Assim sendo, o presente parecer trata da análise
do pedido de autorização para o funcionamento do curso superior
de Ciências Biológicas, Licenciatura Plena e Bacharelado,
decorrente da proposta de expansão dos cursos de graduação
constante do Projeto de Universidade da Instituição.
0 Parecer se fundamenta nos dados constantes do
processo, no relatório da Comissão de Acompanhamento, no Parecer
Técnico do Especialista, na Informação da CAE/CFE e no nosso
próprio conhecimento da Instituição, através das visitas de
acompanhamento ali realizadas.
A área construída atual de 21.802,00m2. está
avaliada em Cr$ 105.986.223.934,00 (cento e cinco bilhões,
novecentos e oitenta e seis milhões, duzentos e vinte e três mil
e novecentos e trinta e quatro cruzeiros). (**)
Os terrenos das Faculdades Integradas de
Guarulhos, no total de 75.798,70m2 foram avaliados em CR$
109.908.115.000,00 (cento e nove bilhões, novecentos e oito
milhões, cento e quinze mil cruzeiros). (**)
As áreas fora dos "campi" foram avaliadas em Cr$
105.986.223.934,00 (cento e cinco bilhões, novecentos e oitenta
e seis milhões, duzentos e vinte e três mil, novecentos e trinta
e quatro cruzeiros). (**)
Os imóveis acima referidos não estão gravados com
quaisquer ônus.
Os bens móveis da Instituição foram avaliados em
Cr$ 3.583.933.000,00 (três bilhões, quinhentos e oitenta e três
milhões, novecentos e trinta e três mil cruzeiros) em valores de
janeiro de 1993.
(*) Valores de Balanço com base na UFIR de dezembro/92.
(**) Valores SINDUSCON com base na UFIR de janeiro/93.
Os balanços gerais • da Instituição são
consistentes e os resultados positivos, em face do
desenvolvimento gradual vivido.
O resultado financeiro do balanço geral de 1992 é
estável e o patrimônio líquido garante solidez para o
quinquênio.
DEMONSTRATIVO DOS BENS IMÓVEIS E MOVEIS
CONTAS / EXERCÍCIOS 31/12/92 31/01/93
BENS IMÓVEIS
BENS MOVEIS
INSTALAÇÕES
APARELHO DE SOM/TELEFONIA
BIBLIOTECAS
EDIFÍCIOS
MATERIAIS DIDÁTICOS
VEÍCULOS
LABORATÓRIOS
AÇOES (PARTIC. EMPRESAS)
MARCAS E PATENTES
83.445.879,60 459.524.215,00
2.970.904,80 10.950.800,00
2.148.637,50 3.956.000,00
196.547,10 680.500,00
784.373,10 8.590.600,00
9.815.051,00 109.908.115,00
242.765,90 950.000,00
771.799,60 1.890.050,00
264.248,00 1.380.060,00
115.636,50 458.350,00
16.703,90 26.850,00
TOTAL IMOBILIZADO 100.772.547,00 598.315.540,00
A situação econômico-financeira da Mantenedora
também foi constatada por empresa de auditoria e perícias
contábeis que atesta em seu parecer que a Instituição possui
patrimônio para sustentar o projeto da Universidade pretendida,
conforme documentos anexados ao projeto e ao relatório da
Comissão de Acompanhamento.
SITUAÇÃO ECONÓMICO/FINANCEIRA
ESPECIFICAÇÃO 1990 1991 1992
QUOCIENTE LIQUIDEZ
- SECO
- CORRENTE OU COMUM
0,110
0,100
0,270 0,505
0,240 0,170
LIQUIDEZ PATRIMONIAL
GRAU DE ENDIVIDAMENTO
0,031 0,028 0,020
QUOCIENTE GARANTIA DE
CAPITAL DE TERCEIROS
32,470 35,230 49,990
GRAU DE IMOBILIZADO 1,020 1,000 1,015
VALORES EM INDICES
A programação financeira da Instituição contempla
substanciais recursos para investimento em recursos humanos,
informática, construção do prédio da nova biblioteca, construção
de um prédio para abrigar a administração central e implantação
de novos laboratórios.
A regularidade da situação fiscal e parafiscal da
Instituição está comprovada através de cópias fiéis dos
seguintes documentos: INSS; PIS; FGTS; CND/INSS; Certificado de
Entidade de Fins Filantrópicos; Recibo de entrega da declaração
do Imposto de Renda Pessoa Jurídica; Cartão de Inscrição no
C.G.C.; Certidão de Entidade de Utilidade Pública emitida pelo
Ministério da Justiça através de Portaria de 12.02.1990.
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. NATUREZA E OBJETIVOS
Da apresentação do Projeto do Curso pela
Instituição, pode-se destacar:
"A partir do século XIX as conquistas
tecnológicas e científicas introduziram descobertas decisivas
para a evolução da Biologia - uma ciência que estuda os seres
vivos ou organismos, suas origens, natureza e evolução."
"As conquistas e descobertas determinaram
também o novo perfil deste profissional de nível superior,
habilitando-o a diversas funções para atuar em diversos setores:
pesca, agricultura, indústrias (alimentícia, farmacêutica e de
extração vegetal); em hospitais - através de pesquisas para
descobrir melhores métodos de defesa sanitária, vegetal e
animal, capazes de contribuir para a preservação, defesa e
exploração racional da natureza, e prevenção e defesa da
qualidade de vida do homem e dos animais."
Para justificar a criação do curso de Ciências
Biológicas, a Instituição registra que "a Grande São Paulo, como
maior centro urbano de crescimento econômico e populacional do
país, concentra também um complexo conjunto de problemas, a
deterioração de vida da população na região, que hoje vai desde
a questão ambiental, onde a poluição aparece estreitamente
relacionada com o incremento da mortalidade por causas
respiratórias, passando pela questão das más condições de
habitação."
"Apesar do volume das empresas, da intensa
atividade comercial e industrial do Município, a região carece
de especialistas em Biologia suficientemente sensibilizado ou
instrumentalizado para ação nesta área específica."
"Nas três áreas econômicas básicas: primária,
secundária e terciária, o Biólogo atuará através da pesquisa
científica e na realização de trabalhos práticos com o objetivo
precípuo de descobrir melhores métodos de defesa sanitária
vegetal e animal, conseqüentemente, a realização prática de suas
aplicações."
"Por outro lado, o oferecimento do curso de
Ciências Biológicas (licenciatura plena e bacharelado),
propiciará um embasamento fundamental para a área técnico-
profissional, da qual o curso de Educação Física, representa uma
das partes fortes da Instituição, a se complementar com o curso
de Fisioterapia previsto no seu plano de expansão."
Ressalte-se que, com os esforços que vêm sendo
compreendidos pelo Governo vistas a retomada do desenvolvimento
da educação, acredita-se que o curso de Licenciatura Plena em
Ciências Biológicas não apenas determinará significativa
expansão do mercado de trabalho, de um modo geral, como também
conduzirá rapidamente à demanda de pessoal qualificado, tanto na
região, como no Município e no Estado.
Destacam-se, ainda, em relação a Região, as
seguintes características:
Segundo dados do MEC/SEEC/1990 no DGE 24
funcionam, atualmente 8 (oito) cursos na área de Ciências
Biológicas, sendo 04 na Região da Grande São Paulo, apresentando
2.462 inscritos e 2.4 candidatos/vagas para 1025 vagas.
De acordo com a FUVEST o curso de Ciências
Biológicas apresentou na Universidade de São Paulo - USP a
seguinte evolução de demanda:
ANO VAGAS INSCRITOS C.V.
1988 180 1.534 8.52
1989 180 1.467 8.15
1990 180 1.432 7.95
1991 180 1.849 10.27
1992 180 1.592 8.84
O atendimento do ensino de 1º e 2º graus
apresenta a seguinte evolução de alunos matriculados:
REGIÃO ANO 1ºG 2ºG TOTAL
MUNICÍPIO
1990
1991
1992
1.780.450
1.833.478
1.861.098
330.585 2.111.035
347.488 2.180.966
386.540 2.247.638
REGIÃO
METROPOLITANA
DE SÃO PAULO
1990
1991
1992
2.991.163
3.107.851
3.193.006
502.343 3.493.506
533.649 3.631.500
600.695 3.793.701
Destaque-se também quanto a região de influência
da Instituição onde pretende funcionar o curso em apreço, a
Região da Grande São Paulo, como já sabido, desde a década de
30, apresenta-se como o pólo centralizador das atividades
econômicas e sócio-culturais, não só do Estado de São Paulo,
como do próprio país.
Dentre as nove áreas metropolitanas, ganha
destaque a Região da Grande São Paulo com 16.296.888 habitantes
em 1991, concentrando a maior parte da economia industrial do
Estado de São Paulo.
Quanto a economia da Grande São Paulo, constata-
se que os setores mais dinâmicos, o secundário (indústrias e
atividades industriais) e o terciário (serviços, transportes e
comunicações) são responsáveis pela maior parte da renda gerada.
Da mesma forma, a tendência crescente à
especialização de bens duráveis e de capital da moderna
indústria da Grande São Paulo assume importância, tanto no
volume de emprêgo, como no valor da produção.
2.2. OBJETIVOS
0 curso tem como finalidade principal de, através
das disciplinas que o compõem, garantir ao futuro profissional
os conteúdos necessários e suficientes para uma formação
específica e profunda, além de lhe proporcionar uma visão mais
ampla do processo de educar e possibilitar o seu aprofundamento
intelectual.
Quanto aos objetivos específicos da Licenciatura
Plena, o curso visa formar profissionais aptos a exercer o
magistério das disciplinas de sua área nos diferentes graus de
ensino, orientando a aprendizagem teórica e prática no meio
natural, em laboratório ou em sala de aula, bem como a
realização de observações, demonstrações práticas e pesquisas
pelos alunos.
No Bacharelado, o curso tem por objetivos: a)
elaborar e executar projetos de pesquisas científicas nos vários
setores da Biologia ou a ela ligados, como os que se relacionam
à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente; b)
orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas
públicas ou privadas, no âmbito de sua competência; c) realizar
perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres para os
quais esteja legalmente habilitado.
2.3. CONCEPÇÃO DO CURSO
0 curso de Ciências Biológicas apresenta uma para
a Licenciatura Plena uma carga horária de 2.952ha, acrescida de
144ha de Prática de Ensino sob a forma de Estágio
Supervisionado, 72ha de Educação Física, totalizando 3.168ha.
Para o Bacharelado apresenta uma carga horária de 2.880ha,
acrescida de 288ha de Estágio Supervisionado e 72ha de Educação
Física, totalizando 3.240ha. A integralização mínima é de
4(quatro) anos letivos e o regime é seriado semestral.
0 curso está previsto para funcionar em dois
turnos, noturno e diurno, com 80 (oitenta) vagas totais anuais,
sendo 40 (quarenta) vagas para cada turno.
As ementas e bibliografia básica correspondentes
a cada uma das disciplinas constam do processo.
Quanto ao Estágio, informa a Comissão em seu
relatório que "a Instituição pretende desenvolver um programa de
estágio articulado junto ao setor público e ao dinâmico setor
privado da região, com vista a oferecer oportunidades de
aprendizagem e encaminhamento da vida profissional de seu
alunado. Na licenciatura, o estágio será desenvolvido sob a
forma de Prática de Ensino junto as escolas de 1º e 2º graus da
rede pública e privada da região."
Sobre a estrutura curricular, o Parecer Técnico
do Especialista assim se manifesta: "o elenco de disciplinas
oferecidas, tanto na Licenciatura, como no Bacharelado,
articulam-se, sem perder, em momento algum, a perspectiva
daquele perfil profissional. Análise dos objetivos acoplados aos
dois currículos, demonstra que é possível formar Professores
com sólido embasamento, nas várias especialidades biológicas."
"Algumas disciplinas complementares ao currículo
mínimo, tais como Entomologia e Educação Ambiental, esta última,
promovendo uma ponte até ideológica, como atesta sua ementa,
entre a Ecologia "biológica" e "humana", deverão personalizar o
Curso, estabelecendo-lhe uma identidade própria."
"A análise das ementas das várias disciplinas,
sugere o grande esforço dos organizadores das grades
curriculares em articular perfeitamente o elenco dessas
disciplinas, num plano de dupla integração e
interdisciplinariedade, horizontal e vertical."
0 curso de Ciências Biológicas (Licenciatura
Plena e Bacharelado) atende ao disposto na Resolução CFE, de
04.02.1970, que fixa os mínimos de duração e conteúdo do curso.
2.4. CORPO DOCENTE
O Corpo Docente indicado para o curso é
constituído por 26 (vinte e seis) professores, com o seguinte
perfil: 05 (19,2%) doutores; 02 (7,7%) doutorandos; 09 (34,6%)
mestres; 02 (7,7%) mestrandos; 05 (19,2%) especialistas; 02
(11,5%) graduados e 7 (27%) já foram alvo de aprovação do CFE. A
relação do corpo docente integra do Anexo II deste Parecer.
Há professor indicado para todas as disciplinas
integrantes do currículo do curso.
Com relação ao corpo docente a Comissão manifesta
que o mesmo atende a Resolução CFE 20/77 e a indicação é
adequada às exigências, considerados os aspectos de
disponibilidade de tempo e qualificação acadêmico-profissional.
3. DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
3.1. INSTALAÇÕES E RECURSOS MATERIAIS
Para o curso ora em apreço, a Instituição já
possui grande parte da infra-estrutura necessária.
A área construída atual da Instituição é de
21.802,00m2 distribuídos em edifícios de até três pavimentos.
As instalações físicas estão distribuídas
atualmente em 41 salas de aula ocupando uma área de 5.265,80m2 e
05 salas com 569,77m2 de área, de uso múltiplo para palestras e
outras atividades acadêmicas. A expansão para os próximos cinco
anos prevê a construção de mais 12 salas de aulas, totalizando
1.400m2.
No que se refere a laboratórios, a Instituição
conta com três - de Biologia, de Informática e de Física,
ocupando uma área de 371,13m2, sendo 123,71m2 para cada
laboratório.
Sobre as instalações específicas para o
desenvolvimento o curso, a Comissão ressalta do Parecer Técnico
do Especialista o seguinte: "engenhosamente, o laboratório de
Microscopia (chamado no Projeto de Laboratório de Biologia)-, foi
projetado para funcionar dentro de uma sala ambiente. Assim,
serão reunidos, no mesmo ambiente físico:
- ao centro, as instalações e infra-estrutura
necessárias e suficientes para o exame dos laminários de
Micromorfologia, Microbiologia, Parasitologia e outras;
- ao redor, os acervos de Botânica
(excicatas herbarizadas), Zoologia (museu de peças conservadas
em formol), Anatomia (museu de peças conservadas em formol (e) ou
incluídas em acrílico, etc) .
Entendemos que a criatividade com que o projeto
será implantado, reforçará a integração natural entre as várias
disciplinas do mesmo termo (horizontal) ou de termos
subsequentes (vertical).
Considerações análogas podemos tecer em relação
ao laboratório de Química, como consta do projeto, que, na
verdade, estará equipado para atender à Física, Geociências e
Ciências Fisiológicas, disciplinas que guarda entre si, vários
pontos de contados."
Para atender as necessidades da futura
Universidade e do curso em apreço, estão previstos recursos da
ordem de onze milhões de cruzeiros reais destinados à construção
e aquisição equipamentos para novos laboratórios.
3.2. BIBLIOTECA
A atual Biblioteca utiliza uma área de 473,52m2,
distribuída em cinco salas em prédio central situado no Campus
I. 0 projeto da nova Biblioteca prevê uma área de 1.417,00m2 e
seu detalhamento pode ser verificado no documento "Relatório
sobre a Biblioteca" elaborado pela Profa Maria Luiza Rigo
Pasquarelli, da Universidade de São Paulo (Anexo V do Projeto).
Quando da elaboração do seu Relatório sobre a
Biblioteca em 1992, o especialista registrou a constituição do
acervo atual correspondente a 19.631 títulos de livros, com
36.733 exemplares, 1.164 títulos de periódicos, 76 correntes
adquiridos por compras (06 estrangeiros e 70 nacionais); 11.690
apostilas; folhetos, separadas, mapas, discos, relatórios e
recortes de jornais.
o acervo específico para o curso de Ciências
Biológicas apresenta 1.619 títulos e 1.994 exemplares, incluindo
os títulos para formação pedagógica.
O Especialista em seu parecer expressa que
examinando o acervo disponível, verificou "que os livros
existentes, quanto aos títulos, ao número de volumes e a sua
atualização, formam um biblioteca básica; contudo, atendendo as
nossas considerações, essa biblioteca foi enriquecida com a
aquisição do material bibliográfico anexo, ao qual se incorporou
a assinatura de algumas revistas nacionais e estrangeiras de
muita importância para o curso de Ciências Biológicas como
Bacharelado".
A Biblioteca definiu sua política de
informatização pelos módulos do SYSBIBLI, que dividem os
serviços de acordo com sua área de atuação. Consta do Anexo V
detalhamento sobre a informatização da Biblioteca.
3.3. CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS - CPD
O Centro de Processamento de Dados possui um
sistema de gerenciamento de rede (NOVELL), que possibilita o
desenvolvimento do sistema multiusuário, cumprindo as principais
funções tanto na área administrativa como acadêmica.
Conta atualmente com 02 microcomputadores AT 386,
servidores de rede. Possui ainda 01 microcomputador ART 386, 19
microcomputadores AT 286, 07 microcomputadores PC/XT e 12
impressoras, destacando-se uma HP LASERJET II P.
O Laboratório de Informática ocupa uma área de
123,71m2, possuindo 15 microcomputadores SPECTRUM ED de 8 BITS.
A Instituição conta ainda com um Centro de
Recursos Audiovisuais, ambulatório médico, cozinha, refeitório,
salas de professores, pátios cobertores, lanchonetes,
secretarias, tesourarias, posto bancário, telefonia,
almoxarifado, departamento de pessoal, oficina de manutenção, de
obras, diretorias, contabilidade, sanitários, papelaria,
livraria, confecção de uniforme, loja de discos e fitas de vídeo
e corredores de circulação.
Integram o Anexo VIII relativo à Infra-Estrutura
Física e Recursos Materiais, detalhamento de todas as
instalações e dependências referenciadas, com indicação de áreas
de acesso e de circulação e dos equipamentos contidos em todas
as salas, laboratórios, salas especiais, bibliotecas, centro de
processamento de dados e dependências de natureza
administrativa.
4. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
O planejamento econômico-financeiro é objeto de
detalhado projeto constante do Anexo IV do Projeto, no qual se
verifica toda a situação patrimonial, econômica e financeira da
Instituição, com demonstrações da receita e da despesa dos
últimos quatro exercícios, bem como as projeções para os
próximos cinco anos.
Estes dados constantes de balanços e projeções,
analisados por especialistas externos à Instituição, a saber,
Laerte Mancuso, Auditoria e Perícias Contábeis, asseguram a
viabilidade do empreendimento e a capacidade econômico-
financeira do grupo mantenedor, como já foi dito anteriormente,
para realizar os investimentos necessários à transformação em
Universidade.
A Comissão Verificadora, considerando o parecer
do especialista, assim conclui seu relatório:
- "A área de Ciências Biológicas puras e aplicadas,
seguramente constitui a maior concentração de
interesse, no mundo atual, visando a sobrevivência da
espécie humana";
"A filosofia do Curso de Ciências Biológicas,
inserido no Projeto UNICAP NORTE, traça o perfil de
profissionais perfeitamente amoldados aos novos tempos,
que se abrem para o homem: tanto para o futuro
bacharel, como o licenciado pleno."
"Considerando o conhecimento da Instituição pela
Comissão durante o período de acompanhamento, que vem
desempenhando com seriedade e credibilidade as suas
ações na área do ensino superior, dispondo de
instalações adequadas e de um corpo docente de boa
qualificação";
"Considerando as condições econômico-financeira em grau
suficiente de suporte ao desenvolvimento programado";
"A Comissão Verificadora é de parecer favorável ao
funcionamento do curso de Ciências Biológicas,
licenciatura plena e bacharelado, a ser ministrado
pelas Faculdades Integradas de Guarulhos-FIG, em
Guarulhos, Estado de São Paulo."
II - PARECER E VOTO DA RELATORA
A Relatora ressalta que a necessidade social do
Curso se justifica:
1) por tratar-se de proposta para oferecimento de
Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas', na
região da Grande São Paulo que apresenta-se como o pólo
centralizador das atividades econômicas e sócio-culturais, com
16.296.888 habitantes em 1991, concentrando a maior parte da
economia industrial do Estado de São Paulo.
2) por tratar-se de curso previsto para
complementar projeto pedagógico da Instituição em regular
funcionamento;
3) por tratar-se de curso de formação de
professores, cuja prioridade deve ser considerada, enriquecido
com o oferecimento do Bacharelado com objetivo de atuar nos
setores da Biologia ou a ela ligados, como os que se relacionam
à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente.
Diante do exposto, a Relatora vota favoravelmente
à autorização para o funcionamento do curso de Ciências
Biológicas, Licenciatura Plena e Bacharelado, a ser ministrado
pelas Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG, mantidas pela
Sociedade Guarulhense de Educação - SOGE, em Guarulhos, Estado
de São Paulo, nos turnos diurno e noturno, com 80
(oitenta) vagas totais anuais, sendo 40 (quarenta) vagas em
cada turno
III - CONCLUSÃO DA CETU/CAPLAN
A CETU/CAPLAN acompanha o voto da Relatora,
CURRICULO PLENO CURSO DE
CIÊNCIAS BlOLÓGlCAS (LICENCIATURA)
Nº DE CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS AULAS SEMANAIS HORÁRIA
1º PERIODO
Biologia I ............................... 04 . . 72 ha.
Química 1 ................................. 04 . . 72 ha.
Física Geral e Experimental 1 ............. 04 . . 72 ha.
Matemática Aplicada I .................... 04 . . 72 ha.
Anatomia Humana I ......................... 04 . . 72 ha.
Sociologia I ............................. 02 . . 36 ha
22 .. 396 ha.
Educação Física I ...................... 02 36 ha.
24 .. 432 ha.
PERIODO
Biologia II .............................. 04 . . 72 ha.
Química II ............................... 04 . . 72 ha.
Física Geral e Experimemental II .......... 04 .. 72 ha.
Matemática Aplicada II ................... 04 . . 72 ha.
Anatomia Humana II ....................... 04 . . 72 ha.
Sociologia II ............................. 02 . . ha. 36
22 .. 396 ha.
Educação Física II ..................... 02 36 ha.
24 .. 432 ha.
3º PERIODO
Biologia III ............................. 04 .. 72 ha.
Bonica I ............................... 04 . . 72 ha.
Zoologia I ................................ 04 . . 72 ha.
Química III .............................. 04 .. 72 ha.
Psicologia da Educação I ................. 02 . . 36 ha.
Parasitologia Animal I ................... 02 . . 36 ha.
Bioestatística I .......................... 02 . . 36 ha.
22 .. 396 ha.
4º PERIODO
Biologia IV ............................... 04 .. 72 ha.
Bonica II .............................. 04 . . 72 ha.
Zoologia II .............................. 04 . . 72 ha.
Química IV ............................... 04 . . 72 ha.
Psicologia da Educação II ................ 02 . . 36 ha.
Bioestatística II ........................ 02 . . 36 ha.
Parasitologia Animal II .................. 0 . . ha. 2 36
22 .. 396 ha.
5º PERIODO
Fisiologia Geral ......................... 04 . . 72 ha.
Botânica III ............................. 04 .. 72 ha.
Zoologia III .............................. 04 . . 72 ha.
Biofísica I .............................. 02 .. 36 ha.
Bioquimica I . ..................... 02 . . 36 ha.
Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 1º e 2º Graus I ............. 02 . . 36 ha.
Microbiologia e Imunologia I ............. 04 . . 72 ha.
22 .. 396 ha.
6º PERIODO
Fisiologia Humana ......................... 04 . . 72 ha.
Botânica IV .............................. 04 . . 72 ha.
Zoologia IV .............................. 04 . . 72 ha.
Biofísica II .............................. 02 .. 36 ha.
Bioquimica II ............................. 02 . . 36 ha.
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º
e 2Q Graus II ............................ 02 . . 36 ha.
Microbiologia e Imunologia II .............£4 . . 72 ha.
22 .. 396 ha.
PERIODO
Anatomia e Fisiologia Comparada I ....... 04 .. 72 ha.
Geologia e Paleontologia I ............... 02 . . 36 ha..
Educação Ambiental I ..................... 02 . . 36 ha.
Farmacologia I ........................... 02 .. 36 ha.
Entomologia I ............................ 02 . . 36 ha.
Ecologia I ................................ 04 .. 72 ha.
Métodos da Pesquisa Científica I ......... 02 . . 36 ha.
Ditica I ............................... 02 . . 36 ha.
20 .. 360 ha.
Prática de Ensino sob a forma de
Estágio Supervisionado I ................... -. 72 ha.
. 432 ha.
PERIODO
Anatomia e Fisiologia Comparada II ....... 04 .. 72 ha.
Geologia e Paleontologia II ............... 02 . . 36 ha.
Educação Ambiental II .................... 02 . . 36 ha.
Farmacologia II .......................... 02 . . 36 ha.
Entomologia II ........................... 02 .. 36 ha.
Ecologia II ............................... 04 .. 72 ha.
Métodos da Pesquisa Científica II . . . ..... 02 .. 36 ha.
Ditica II .............................. 02 . . 36 ha.
.20 .. 360 ha.
Prática de Ensino sob a forma de
Estágio Supervisionado II ................. - . . 7 2 ha.
. 432 ha.
Carga Horária ......................... 2.952 ha.
Prática de Ensino sob a forma de Estágio
Supervisionado ............................ 144 ha.
Educação Física ....................... 72 ha.
TOTAL 3.168 ha.
CURRICULO PLENO CORSO DE CIÊNCIAS
BlOLÓGlCAS (BACHARELADO)
Nº DE CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS AULAS SEMANAIS HORÁRIA
1º PERIODO
Biologia I.............. .......... .. 04 .. 72 ha.
Química I........................... 04 .. 72 ha.
Física Geral e Experimental I ........ 04 .. 72 ha.
Matemática Aplicada I ............... 04 .. 72 ha.
Anatomia Humana I ................... 04 .. 72 ha.
Sociologia I ....................... 02 . . 36 ha.
22 - 396 ha.
Educação Física I .................. 02 . . 36 ha.
24 -- 432 ha-
2º PERIODO
Biologia II......................... 04 . . 72 ha.
Química II.......................... 04 .. 72 ha.
Física Geral e Experimental II ....... 04 .. 72 ha.
Matemática Aplicada II ............. 04 .. 72 ha.
Anatomia Humana II ................. 04 .. 72 ha.
Sociologia II ....................... 02 . .__ 36 ha
22 . - 396 ha
Educação Física II ................. . 02 .. 36 ha.
24 -- 432 ha-
PERIODO
Biologia III........................ 04 . . 72 ha.
Botânica I.......................... 04 ,. 72 ha.
Zoologia ...................... __ 04 .. 72 ha. I.
Química III......................... 04 . . 72 ha.
Bioestatística I ................... , 02 .. 36 ha.
Parasitologia Animal I .............. 02 .. 36 ha.
20 -- 360 ha-
4º PERIODO
Biologia IV ___ .................... 04 .. 72 ha.
Botânica II......................... 04 .. 72 ha.
Zoologia II................... ___... 04 .. 72 ha.
Química IV ......................... 04 . . 72 ha.
Bioestatística II .................. . 02 .. 36 ha.
Parasitologia Animal II ............ . 02 . . 36 ha.
20 ,- 360 ha-
5º. PERIODO
Fisiologia Geral .... .............. 04 .. 72 hs.
Botânica III ........................ 04 .. 72 ha.
Zoologia III ........................ 04 .. 72 ha.
Biofísica I........ .. ___ ......... 02 .. 36 ha.
Bioquímica I ..................... .. 02 . . 36 ha.
Microbiologia e Imunologia I ......... 04 .. 72 ha.
20 .. 360 ha.
PERIODO
Fisiologia Humana ................... 04 .. 72 ha.
Botânica IV......................... 04 . . 72 ha.
Zoologia IV ........................ 04 ., 72 ha.
Biofísica II ........................ 02 . . 36 ha,
Bioquímica II ....................... 02 .. 36 ha.
Microbiologia e Imunologia II ....... 04 .. 72 ha.
20 . . 360 ha.
PERIODO
Anatomia e Fisiologia Comparada I ... 04 .. 72 ha.
Geologia e Paleontologia I........... 02 .. 36 ha.
Educação Ambiental I ................ 02 .. 36 ha.
Entomologia I ...................... 02 .. 36 ha.
Farmacologia I ...................... 02 .. 36 ha.
Ecologia I.......................... 04 . . 72 ha.
Métodos da Pesquisa Cientifica I ..... 02 .. ha.36
18 .. 324 ha.
Estágio Supervisionado I ............ - 144 ha
PERIODO
Anatomia e Fisiologia Comparada II .... 04 .. 72 ha.
Geologia e Paleontologia II ......... 02 .. 36 ha.
Educação Ambiental II ............... 02 .. 36 ha.
Farmacologia II ..................... 02 . , 36 ha.
Entomologia II ...................... 02 36 ha.
Ecologia II......................... 04 . . 72 ha.
Métodos da Pesquisa Cientifica II ..... 02 .. ha.36
18 .. 324 ha.
Estagio Supervisionado II........ - 144 ha
Carga 0 ha. Horária ......................2.88
Estagio Supervisionado --- a. 288 h
Educação Física .............. .............72 ha.
TOTAL 3.240 ha.
ANEXO II
CORPO DOCENTE
CORSO DE CIÊNCIAS BlOLÓGlCAS (Licenciatura Plena e Bacharelado)
1. AMÉLIA VERA GUIMARÃES DE SOUSA
Botânica
Educação Ambiental
Doutoranda em Botânica (em fase de elaboração de tese).
Mestre em Botânica (USP-1977). Bacharel e Licenciada em
História Natural (USP-1965). Curso de Especialização em
Anatomia Vegetal. Possui experiência docente no magistério do
ensino superior, lecionando Botânica na Universidade de
Guarulhos desde 1972; na Universidade Mackenzie desde 1977 as
disciplinas Botânica e Ecologia Geral; Ministrou aulas de
Botânica em cursos de especialização. Aceita.
2. ANTONIO DESIDÉRIO BARBOSA
Microbiologia e Imunologia
Mestre em Microbiologia (USP). Bacharel em Ciências
Biológicas, modalidade Médica, pela Universidade de Mogi das
Cruzes (1975). Aprovado pelo Parecer CFE nº 485/79 para
lecionar Microbiologia e Imunologia. Aprovado pelo Parecer
CFE 636/87 para lecionar Microbiologia Básica e Clinica.
Possui experiência docente no ensino superior, lecionando
Microbiologia e Imunologia nas Faculdades Santo Amaro desde
1977; na Faculdade de Medicina de Bragança Paulista desde
1976; nas Faculdades São Camilo desde 1980; na Universidade
São Francisco desde 1986. Participou de Comissões Julgadores
de monografias em áreas afins da disciplina indicada.
Proferiu palestras e participou de simpósios, conferências e
mesas redondas. Aceito.
3. APARECIDA GERALDA DE OLIVEIRA SILVA
Prática de Ensino (Estágio Supervisionado)
Licenciada em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar
de 12 e 22 Graus e Magistério das Matérias Pedagógicas do 22
Grau. Curso de Especializacão em Pedagogia na Escola Noturna
(360ha-1991-Universidade de Guarulhos). Possui experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando Didática
e Psicologia da Educação na F.F.C.L. de Guarulhos desde 1983.
Aceita
4- CATARINA YAMASHIDA
Fisiologia Geral
Fisiologia Humana
Doutora em Ciências, área de concentração em Fisiologia (USP-
1978). Mestre em Fisiologia (USP-1975). Licenciada em
Ciências Biológicas (F.F.C.L,de Ribeirão Preto-1972). Possui
experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando Anatomia e Fisiologia Animal na Fundação
Universitária do Rio Grande (1979/1980). Possui vários
artigos publicados em revistas especializada.
Aceita.
5. DIMAS SILVESTRE PEREIRA
Matemática Aplicada
Bacharel e Licenciado em Matemática pela F.F.C.L. de Mogi das
Cruzes (1971). Cursou no Programa de Pos-graduação em
Matemática Aplicada as disciplinas: Equações Diferenciais
Ordinárias e Análise Real (ITA). Aprovado pelo Parecer CFE nº
2362/77 para lecionar Álgebra. Aceito para este curso.
6. EUNICE PEREIRA DA SILVA
Psicologia da Educação
Bacharel e Licenciada em Psicologia e Formação de Psicólogo
(USP-1973). Mestre em Psicologia do Escolar (USP-1982).
Aprovada pelo Parecer CFE nº 2185/76 para lecionar Psicologia
da Personalidade. Aprovada pelo Parecer CFE 1073/88 para
lecionar Psicologia do Desenvolvimento. Aprovada pelo Parecer
CFE nº 254/89 para lecionar Psicologia da Educação. Realizou
vários cursos de extensão universitária ligados à Educação e
á Psicologia. Possui experiência docente no magistério do
ensino superior, lecionando Psicologia da Educação,
Psicologia Experimental e Psicologia da Personalidade na
P.P.C.L. de Guarulhos (1973). Professora responsável
pelo curso de especialização ministrado no Grupo de
Estudos Corpo Psique -Guarulhos (desde 1983).
7.FERNANDO CODELO DO NASCIMENTO
Química
Engenheiro Químico (Faculdade de Engenharia Química de
Lorena-1980). Cursou no Programa de Mestrado as
disciplinas Quimioterapia de Doenças Parasitárias(1981);
Corrosão e seu Controle (1980-ITA). Realizou vários
cursos de extensão universitária ligados às disciplinas.
Larga experiência profissional na área de química e
mineral. Possui experiência docente universitária,
lecionando Corrosão, Preparo de Superfície, Processos
Químicos, Industriais e de Operações Unitárias. Aceito
para este curso.
8.FRANCISCO BENEDITO KUCHINSKI
Biologia
Doutorando em Ciências, área de concentração em Anatomia,
Histologia (Universidade Mackenzie). Curso de
Aperfeiçoamento em Biologia Geral (600ha-1983).
Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas (Instituto de
Ciências Biológicas de Mogi das Cruzes-1972). Licenciado
em Ciências Biológicas (1973). Curso de Especialização em
Ecologia (300ha-1973). Aprovado pelo Parecer CFE nº
1073/88 para lecionar Biologia e Histologia e
Embriologia. Possui experiência docente no magistério do
ensino superior, lecionando na P.P.C.L. de Guarulhos
desde 1980. Aceito.
9. GENILDO MARTINS COELHO
Física Geral e Experimental
Biofísica
Bioestatística
Doutorando em Física (USP). Mestre em Física, área de Física
das Partículas Elementares (USP). Bacharel e Licenciado em I
Física (Universidade Mogi das Cruzes-1973). Curso de
Especialização em Didática do Ensino Superior (Universidade
Mackenzie-480ha). Curso de Especialização em Física Teórica e
Pratica (312ha-1975). Título de Especialista em Física
Médica-Radioterapia. Título de Especialista em Proteção
Radiológica, área Industrial (CNEN). Curso de Atualização em
Radioterapia. Curso de "Testes não Paramétrieos"(42ha).
Aprovado pelo Parecer CFE nº 416/87 para lecionar Física.
Aprovado pelos Pareceres CFE nº 295/77 e 2260/79 para
lecionar Biofísica. Possui experiência docente no ensino
superior, lecionando na Universidade Mackenzie as disciplinas
Biofísica (1979/1989); Radioisótopos (1984/1991) e Mecânica
Analítica (187/1991); na Universidade Mogi das Cruzes as
disciplinas Física Geral e Experimental, Mecânica Geral,
Física Quântica e Estrutura da Matéria, no periodo de j
1978/1991. Atualmente leciona na Universidade de Guarulhos as
disciplinas Mecânica Quântica e Eletromagnetismo. Larga
experiência profissional como Físico. Aprovado em concurso
público para o cargo de Físico, em Radioterapia, do Instituto
de Assistência Médica ao Servidor Publico Estadual.
Aceito-
10. HELVIO ANTONIO BALDASSARRI ASTORINO
Biologia
Mestre em Ciências Biológicas, área de Biologia Geral (UNESF-
1984). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas
(Universidade Mogi das Cruzes-1975).
Aceito.
11. JOAQUIM DE JESUS TAVARES
Matemática Aplicada
Mestre em Matemática (PUC/SP-1992). Licenciado em Matemática
(F.F.C.L. de Guarulhos-1977). Curso de Especialização em
Física-Matemática "Equações Diferenciais Parciais e suas
Aplicações na Física" (366ha-1978). "Variáveis Complexas e
suas Aplicações (183ha-1979). Curso de Especialização em
Matemática sobre "Princípios de Análise Matemática e Moções
de Topologia" (380ha-1980). Curso de Especialização em
Matemática "Cálculo de Diferenças Finitas" (183ha-1977),
Aceito.
12. JOSÉ BARBOSA DE MADUREIRA FILHO)
Geologia e Paleontologia
Doutor em Ciências, área de Mineralogia e Petrologia (USP-
1983). Geólogo (USP-1963). Possui experiência docente no
magistério do ensino superior, lecionando Geologia
(Mineralogia e Paleontologia) na F.F.C.L. Barão de Mauá desde
1974. Aprovado pelo Parecer CFE 399/74 para lecionar
Paleontologia. Aceito.
13- JOSÉ BENEDITO FELIPPO FERNANDES
Educação Física
Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 327/73, 1215/76 e 3440/77
para lecionar Educação Física. Licenciado em Educação Física
(USP-1965). Realizou, vários cursos de extensão ligados a
Prática Desportiva. Participou de inúmeros eventos
desportivos. Possui experiência docente universitária,
lecionando Educação Física desde 1975 nas Faculdades
Integradas de Guarulhos. Aceito.
14. JOSÉ ROBERTO ALVES TEIXEIRA
Educação Física
Licenciado em Educação Física (1973). Curso de Técnico
Desportivo (1973). Técnico Desportivo de Especialização em
Handebol (1974). Realizou vários cursos de extensão
universitária ligados á prática desportiva. Possui
experiência docente no ensino superior lecionando Educação
Físicas nas Faculdades Integradas de Guarulhos. Aceito para
este curso.
15. MARGARIDA PEREIRA FONSECA
Biologia
Ecologia
Botânica
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (F.C.L. Farias
Brito-1976). Mestranda em Botânica (aguardando defesa de
tese). Curso de Palinologia (UNICAMP-135ha.). Realizou vários
cursos de extensão universitária ligados as disciplinas.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando na Universidade de Guarulhos, as disciplinas
Biologia (1980/1987); Morfologia e Sistemática de
Fanerógamas; Ecologia Vegetal, Fisiologia Vegetal e
Morfologia e Sistemática de Criptógamas (1979/1992); na
Universidade Castelo Branco a disciplina Botânica (1992).
Aprovada em concurso público para o cargo de Biologista no
Instituto Florestal (1981). Aceita
16. MARIA ELIZA MIYOKO TOMOTAKE
Biologia
Zoologia
Mestranda em Ciências Biológicas, área de Zoologia (UNESP-
1991). Licenciatura Plena e Licenciatura de grau em
Ciências, habilitação em Biologia pela F.F.C.L. Nossa Senhora
do Patrocinio (1978). Curso de Especialização em Biologia
Geral (600ha-1983). Realizou vários cursos de extensão
universitária. Participou de inúmeros Encontros, Congressos,
Simpósios e Reunião do SBPC. Publicou artigos em revistas
especializadas. Possui experiência docente no magistério do
ensino superior lecionando, Zoologia e Biologia. Aceita
17. MARLENE DALVA BRANCO HUMPRHEYS
Didática
Bacharel e Licenciado em Pedagogia (PUC/SP-1971). Curso de
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFRS-
390ha). Cursou as disciplinas "Lógica do Conhecimento
Cientifico'"; "Metodologia da Pesquisa em Educação" e
Psicologia Educacional Avançada", do Programa. de Mestrado em
Psicologia da Educação (PUC/SP-1971-1972). Possui experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando Didática
Geral e Psicologia da Educação na Fundação Educacional da
Região de Joinville (1982/1985). É professora na F.F.C.L. de
Guarulhos, lecionando Didática e Prática de Ensino desde
1985. Aceita
18. OLAVO RAYMUNDO JÚNIOR
Ecologia
Biologia
Mestre em Ciências Biológicas, área de Biologia Vegetal
(UNESP-1992). Licenciado em Ciências Biológicas (UNESP-1987).
Cursou a disciplina Pedologia (Física do Solo e Química do
Solo)-120ha-UNESF. Realizou cursos de extensão universitária.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando Biologia do Solo (UNESP-1987/1990). Participou de
congressos, seminários, simpósios e reuniões da SBPC.
Publicou artigos em revistas especializadas. Aceito.
19. OPHELIS DE ALMEIDA FRANÇOSO JÚNIOR
Zoologia
Entomologia
Mestre em Zoologia (USP). Ministra desde 1986 até o momento,
aulas de Zoologia na Universidade de Guarulhos. Chefe do
Departamento de Biologia do Centro de Ciências Naturais e da
Saúde na Universidade de Guarulhos. Ex-professor da
Universidade Mackensie, onde lecionou Anatomia e Fisiologia
Humanas (1986). Realizou inúmeros cursos de extensão de
universitária ligados a disciplina. Proferiu inúmeras
palestras. Publicou artigos em revistas especializadas.
Aceito.
20. ORLANDO ZANCANARO JÚNIOR
Química
Bioquímica
Farmacologia
Doutor em Ciência dos Alimentos, área de Bromatologia (USP-
1989). Mestre em Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica-
Tecnologia das Fermentações (USP-1981). Farmacêutico-
Bioquímico (USP-1976).
21.0SWALDIR LANZONI LA FALCE
Anatomia Humana
Anatomia e Fisiologia Comparada
Mestre em Anatomia (Escola Paulista de Medicina-1986).
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Universidade
Mogi das Cruzes-1972) . Curso de Especialização em Anatomia
Humana (360ha-1978) . Possui experiência docente no magistério
do ensino superior, lecionando Anatomia Humana, Citologia,
Histologia e Embriologia na Universidade Mogi das Cruzes
desde 1973). Atualmente é professor de Anatomia Humana na
Universidade São Judas e na F.F.C.L. de Guarulhos. Aprovado
pelo Parecer CFE nº 1126/79 para lecionar Elementos de
Anatomia. Aceito.
22.OSWALDO ASTORINO
Biologia
Fisiologia Geral
Mestre em Fisiologia (USP-1976). Especialista em Biologia
(USP-1964). Bacharel e Licenciado em História Natural (USP-
1962). Aprovado pelo Parecer CFE nº 1073/88 para lecionar
Histologia e Embriologia; Fisiologia e Biologia. Possui
experiência docente no ensino superior, lecionando Biologia
na Universidade Mogi das Cruzes (1966/1980); Histologia na
Universidade Paulista desde 1981. Foi Biologista no Instituto
de Botânica. Aceito.
23.REGINA CÉLIA PEREIRA BAPTISTA DOS SANTOS
Estrutura e Funcº do Ensino de lº e 2º graus
Mestre em Educação (PUC/SP-1992) . Licenciada em Letras,
habilitação Português, Francês e Latim (F.F.C.L. "Sedes
Sapientiae"-1967) . Licenciada em Pedagogia, habilitação em
Orientação Educacional (1978). Realizou vários cursos de
extensão universitária ligados à Educação. Possui experiência
docente universitária. Proferiu inúmeras palestras ligadas à
educação. Aceita.
24.RUI CAVALHEIRO
Sociologia
Licenciado em Ciências Sociais (F.C.L. Teresa Martin-1976) .
Licenciado em Pedagogia (F.F.C.L. Farias Brito-1970).
Licenciatura Plena em História (Faculdades Associadas do
Ipiranga-1983). Licenciado em Estudos Sociais, habilitação
Educação Moral e Cívica (F.C.L. Teresa Martin). Curso de
Especialização em Estudos Brasileiros (Universidade
Mackenzie-1980). Possui experiência universitária, lecionando
Estudos Brasileiros e Sociologia nas Faculdades Zona Leste de
São Paulo; Estudos Brasileiros e Antropologia Física e
Cultural nas Faculdades Integradas de Guarulhos. Aceito para
este curso.
25.SILVIA MARIA SARTOR
Ecologia
Métodos de Pesquisa Científica
Educação Ambiental
Doutor em Oceanografia Biológica (USP-1990). Mestre em
Oceanografia Biológica (USP-1981). Bacharel em Ciências
Biológicas (UNESP-1975). Professora de "Ecologia do Ambiente
Marinho" e "Ecologia de Ecossistemas Marinhos Especiais" no
curso de pós-graduação "lato sensu" em Ecologia Marinha da
F.F.C.L. Nossa Senhora do Patrocínio (1990). Participou de
várias reuniões científicas e cruzeiros oceanográficos.
Aceita.
26.TEREZINHA BONANI FREIRE PELEGRINO
Biologia
Parasitologia Animal
Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade de Taubaté-
1979). Licenciatura de 1º Grau em Ciências (Universidade de
Taubaté). Curso de Especialização em Fisiopatologia Celular
(435ha-1990). Ministrou o curso de Patologia Clínica (90ha)
na Universidade Taubaté(1983). Possui experiência docente
universitária, lecionando Parasitologia na Universidade de
Taubaté (desde 1985). Aceita para este curso.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 09
de 11
de 1993
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E
DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE FOLHA DE
PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 09/11/ 1993,
REALIZADA ÁS 17...._ HORAS. REUNIÃO ORDINÁRIA DE / 1993.
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