ao Restaurante Universitário, ao Centro Acadêmico e Departamentos
onde procurou através de contatos informais obter informações
complementares aos dados obtidos oficialmente.
Segundo os depoimentos prestados, existe toda uma
motivação no sentido de melhorar a situação da Universidade, no que
diz respeito a relação verba/ensino/pesquisa/extensão.
Nos últimos anos tem-se investido mais no Centro
Tecnológico, que tem um prédio moderno recém-construído em razão do
Convênio MEC-BIRD que beneficiou a Universidade Federal do Maranhão
e já está na 3ª fase. Este investimento na área de Tecnologia ocorre
não só nos investimentos materiais, mas também no que tange aos
recursos humanos, pois a Universidade tem investido na qualificação
docente nesta área, seguida da área da Saúde e de Humanidades.
3.2. Registros Escolares
Consta, do Relatório da Comissão, que "os registros
escolares segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação, são todos
informatizados. É feito um cadastro inicial no ingresso do aluno e
este é passado para o computador, o que resulta numa ficha do aluno
que o acompanha durante sua vida acadêmica. O Núcleo de
Processamento de Dados - NPD - expede quando solicitado, ou do
período de matrícula, as informações dos alunos. Este cadastro é
constantemente atualizado."
3.3. Organização e Gerência
Neste sentido, informam os verificadores que "a
Universidade Federal do Maranhão passou recentemente por uma mudança
na composição de seu Staf administrativo com a posse do novo Reitor.
Contudo, o que se pode perceber é que como a reitoria ainda não está
toda funcionando no campus, há uma certa dificuldade para a
resolução mais rápida de questões administrativas que dependam
administração superior."
Com respeito ao relacionamento entre os diversos
segmentos e a direção, de um modo geral, a Comissão considerou