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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO
ASSUNTO
Curso de especialização em Clínica Médica
RELATOR: SR. CONS. CICERO ADOLPHO DA SILVA
CÂMARA OU COMISSÃO PARECER Nº 388/93
APROVADO EM 03/06/9
3
PROCESSO Nº
23026.008049/91-74
I • RELATÓRIO
Redistribuído para análise, 0 processo em tela trata de
solicitação de aprovação de curso de Clínica Médica a ser mi-
nistrado sob a orientação do Professor Mário Monjardim Castello
Branco nas instalações de seu serviço clínico (7ª enfermaria) da
Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, não sendo,
por definição, uma instituição educacional, mas uma entidade
assistencial,tem, entretanto, uma tradição, mais que sesquicen-
tenária, de profícua colaboração com o ensino médico.
Aliás, 0 reconhecimento de que a medicina se aprende,, não
s
e
ensina, na frase paradoxal de Flexner, é que fez com que os
médicos, por toda a parte, ao se constituirem, logo procuras sem 0
abrigo de um hospital.
No caso do Rio de Janeiro, 0 curso de cirurgia fundado em
novembro de 1808, teve no Real Hospital Militar do Morro do
Castelo a sua primeira sede, mas, vingando a vocação das Casas
da Misericórdia, para servirem de campo de treinamento para os
futuros médicos, para logo se transferiu aquele curso para a
Santa Casa da enseada de Santa Luzia.
0 que se deu no Rio, já se havia consumado na Bahia e, de
então por diante, a mesma situação veio repetir-se .em Santos e
em São Paulo, em Porto Alegre em quantas outras cidades se foram
criando cursos de medicina.
Daí que, a nosso ver, esta respeitável tradição respalda as
sucessivas solicitações que este Conselho tem recebido para
aprovação de cursos de pós-graduação, agora que a Santa Casado
Rio de Janeiro não mais congrega os serviços clínicos da Fa
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culdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que de
lá se retiraram para o hospital universitário da Ilha do Fundão.
Creio que este esboço histórico explica a legitimidade da Santa
Casa do Rio de Janeiro para postular a criação de cursos de pós-gra-
duação, ainda mais quando já criou um Centro de Estudos (CESANTA) que
dá a ordenação "intra muros" e garante logisticamente o apoio da in-
fraestrutura fIsico-financeira aos cursos pretendidos. Não há de ser
por outra razão que pelos Pareceres 76/85, 77/85 e 221/85 este Conse-
lho deu aprovação aos cursos de especialização em Cardiologia, Gineco-
logia e Obstetrícia, respectivamente.
Por fim, o fato de termos recentemente aprovado um curso de espe
cialização em Clínica Médica na mesma instituição, não me parece moti-
vo bastante para que não aprovemos um outro, e por mais de uma razão.
Em primeiro lugar, porque estamos vivendo uma época de revitaliza_
ção científica das disciplinas abrangentes em contraposição ao exage-
ro das ideias mecanicistas e racionalistas que conduziram a um redu-
cionismo científico que urge contrariar. A retomada do estado sistemá_
tico da Clínica Médica - disciplina essencialmente abrangente - só po
de contribuir para aquele fim.
Segundo porque vem crescendo dia a dia, entre os médicos, o in-
teresse pelo resgate da Clínica Médica mediante cursos de pós-gradua-
ção, como contrapeso ãs tenncias de segmentão do conhecimento médico
que se observa na maioria dos cursos de graduação nos dias de hoje.
Assim, quanto mais frequentes aqueles cursos, tanto melhor.
Finalmente porque, embora se tratando do ensino de uma mesma dis-
ciplina, verifica-se, pelo cotejo dos dois programas, que os enfoques
assumidos não são idênticos. No caso vertente optou-se pelo estudo
das variadas síndromes que afetam os diferentes sistemas orgânicos.
Como os cursos vão realizar-se simultaneamente, um poderá servir
de contraponto ao outro porque, enquanto este pretende utilizar ênfases
mais organicistas, o outro incorpora elementos humanísticos nos
programas instrucionais.
ORGANIZAÇÃO DO CURSO
Consistirá o curso de duas displinas essenciais e de quatro dis-
ciplinas complementares.
As duas primeiras, a serem ministradas cada uma em um semestre,
têm a denominação de Clínica Médica I e Clínica Médica II.
Clínica Médica I com 260 horas privilegia inicialmente os aspec-
tos propedêuticos, desde a coleta de dados até a formulação de hipõte-
ses diagnosticas terminando.na abordagem terapêutica. A ênfase desta
disciplina será dirigida para "as subespecialidades de Cardiologia,
Pneumologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias e Dermatologia".
Na Clínica Médica II a ênfase se dirige para a Gastroenterologia,
a Nefrologia, a Endocrinologia e a Reumatologia com 260 horas
As disciplinas complementares são a Radiologia para o clínico,
compreendendo 10 aulas de correlação clínico-radiológica e 10 aulas de
métodos complementares radiológicos em clínica médica;perfazendo 40
horas
a "Correlação Clínico Patológica" ministrada sob a forma de exer-
cícios anatomo-clínicos semanais, nos quais um aluno funciona como re-
lator e os demais como debatedores.
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a Epidemiologia clínica explorando as noções de normalidade, fre_
qilência e acaso, conceito de mensuração clínica, estados de prevalên-
cia, de caso controle e de coorte, etc;
finalmente, a Pedagogia orientada para o ensino da medicina com
60 horas/aula.
Quanto à metodologia do curso, realce será dado ao ensino prático,
ã beira do leito, na enfermaria, e nos ambulatórios. Haverá uma série
de conferências sobre grandes temas de Medicina Interna, a cargo de
professores adrede convidados.
A metodologia de avaliação terá lugar ao longo do curso e consis_
tira de provas teóricas e praticas a cada dois meses, em todas as dis_
ciplinas do curso.
Aprovação dos alunos estará dentro do que estabelece o artigo 5° da
Resolução nº 12/83 deste Conselho, isto é, 85% de frequência e
aproveitamento equivalente a 70% do conteúdo das disciplinas.
Recursos
A infraestrutura física do curso conta com enfermaria de 22 leitos,
com posto de enfermagem e sala para procedimentos especiais (en-
doscopias, punções, biópsias, etc), sala de eletrocardiografia e dois
ambulatórios.
Dispõe ainda de um setor anexo de Pneumologia para estudo especí.
fico de afecções bronco-pulmonares. Completam esta infraestrutura uma
sala para" fisioterapia respiratória, arquivo, biblioteca e vestiários,
além de uma cantina.
Corpo Docente ,.
Constituído por professores responsáveis e auxiliares/ todos médi-
cos.
Responsáveis
1. Mário Monjardim Castello Branco
Disciplina - Clínica Médica I
Titulação - Professor Adjunto de Clínica Médica da UFRJ desde
1977.
Professor adjunto de Clínica Médica da Fundação
Técnico-Educacional Souza Marques desde 1978.
Especialista em Clínica Médica
Presidente da Regional'Rio de Janeiro da Sociedade
Brasileira de Clínica Médica
Pode ser aceito para este curso
2. Marcia Tereza C. Teixeira Belo
Disciplina: Clinica Médica I e II
Titulação: Mestre em Medicina, área de concentração Gastroenterologia,
UFRJ, 1992. Auxiliar de Ensine de Clínica Médica, Universidade
Gama Filho desde 1987. Auxiliar deEnsino de Clínica Médica, Fac.
Med. da Fundação Souza Marques. Pode ser aceita
3. Eleny Guimarães Teixeira
Disciplina: Clínica Médica I
Titulação: Especialista por conclusão de Residência Médica em Clínica Mé
dica (Lei ns 6.932/81), UFRJ, 1991. Auxiliar de Ensino de Clí-
nica Médica, Universidade Gama Filho, desde 1987. Idem, Fac.
Med. Fundação Souza Marques. Pode ser aceita para este curso
4. Anete Trajman
Disciplina: Clínica Médica II
Titulação: Mestre em Medicina, área de concentração Gastroenterologia,
UFRJ, 1992. Assistente estrangeiro, Universidade de Paris V
(Rene'Descarta) - Clínica Médica do Hospital Cochin,Paris,1983
Auxiliar de Ensino de Clínica Médica, Universidade Gama Filho,
1988. Idem, Fac. Med. Fundação Souza Marques, 1989. Pode ser
aceita
5. Nicola Caminha
Disciplina: Radiologia para o Clínico
Titulação: Livre Docente de Radiologia, UFRJ, Professor Titular de Radio-
logia, inativo, UFRJ Pode ser aceito
6. Manoel Barreto Neto
Disciplina: Correlação Clínico Patológico
Titulação: Livre Decente de Anatomia Patológica, Un. do Brasil, 195b. Pro-
fessor Titular de Anatomia Patologia, inativo, U.F.F. Chefe de
Serviço de Patologia do Hospital Centra da Santa Casa de Miseri-
cordia do Rio de Janeiro. Pode ser aceito
7. Armando Nogueira
Disciplina: Epidemiologia Clínica
Titulação: Mestre em Clínica Médica, U.F.R.J, 1985."Master of Science
(M.Sc.) em Epidemiologia Clínica, Universidade Mc Master, Cana
da, 1987. Diretor do Programa de Epidemiologia Clínica, da Fa-
culdade de Medicina, U.F.R.J, 1980/1990. Consultor em Epidemio-
logia Clínica, FAPER 1991. Pode; ser aceito
8. Mareio Fonseca
Disciplina: Pedagogia Médica
Titulação: Mestre em Clínica Médica, UFRJ, 1987. Mestre em Educação, UFRJ
1989.
Pode ser aceito
AUXILIARES
9. Gilberto Perez Cardoso
Disciplina: Clínica Médica II
Titulação: Doutor em Medicina, área de concentração em Endocrinologia,UFRJ
1992. Professor Adjunto de Clínica Médica da Universidade Gama
Filho e Professor assistente da Fac. Med. da Fundação Souza Mar
quês.
Pode ser aceito
10. João Maugê Aragão
Disciplina: Clínica Médica I
Titulação: Especialista em Nutrição, curso de pós-graduação em Metrolo-
gia, Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, Rio de
Janeiro, 1990- Professor Auxiliar de Clínica Médica, Universo.
dade Gama Filho, 1990. Professor Auxiliar de Clínica Médica,
Fac. Med. Fundação Souza Marques, desde 1987. Pede ser aceito
para este curso.
11. Epaminondas Belo Neto
Disciplina: Radiologia para o Clínico
Titulação: Especialista (Residência Médica) em Clínica Médica, UFRJ,
1975/76. Professor Assistente de Clínica Médica, Universidade
Gama Filho, desde 1979. Especialista em Pneumologia e Tisiolo
gia, Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de
Pneumologia e Tisialogia, 1980. Pode ser aceito para este
curso.
12. Guilherme Ferrari
Disciplina: Patologia para o Clínico
Titulação: Especialista (Residência Médica) em Anatomia Patológica, Ser-
viço de Anatomia Patologia do Hospital Geral da Santa Casa de
Misericórdia do Rio de Janeiro, 1989/1992. Pode ser aceito
para este curso.
Contará ainda o curso com a colaboração, como conferencista,
dos seguintes:
PROFESSORES COLABORADORES
Cantidio Drummond Neto, Livre Docente de Cardiologia Fac. Me-
dicina, UFRJ, 1971 e "Fellow" do American College of Cardiology, 1980.
Marcus Túlio Bassul Haddad, Mestre em Medicina, área de con-
centração em Gastroenterologia, UFRJ, 198
Thomaz Figueiredo Mendes, Livre Docente de Clínica Médica,UFRJ
Clementino^ Fraga Filho, Livre Docente de Clínica Médica UFRJ,
Professor Titular inativo de Clínica Médica, UFRJ.
Alice Reis Rosa, Professora Adjunto inativa, Universidade Fe-
deral do Rio de Janeiro; Mestre em Educação, Fundação Getulio Vargas,RJ.
Mauro Goldfarb - Docente Livre de Clínica Médica, UFRJ, 1991.
Antonio Carlos Pereira Júnior, Livre Docente de Dermatologia,
UFRJ, 1971.
II - VOTO DO RELATOR
Tendo em vista os dados oferecidos e a análise que deles foi
feita, vota o relator em favor da aprovação do curso de especialização em
Clínica Médica, proposto pelo prof. Mário Monjardim Castello Branco, sob
os auspícios do Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia do Rio
de Janeiro, a ser realizado no Serviço qeu o referido professor chefia no
Hospital Central daquela Instituição, com 720 horas, em dois semestres.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o vote do Relator,
Sala das Sessões, em 3 de
junho de 1993.
Presidente
Relator
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 03 de 06 de 1993.
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