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M I N I S T E R I O DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
Com base na Portaria CFE 54/87, a Comissão
Verificadora, para análise das condições de funcionamento do
Curso, foi a mesma que acompanhou a elaboração do Projeto de
Tendo em vista a consolidação do perfil
institucional, com base na doutrina metodista e na teologia, a
Instituição apresenta para análise e aprovação deste Conselho,
o Projeto do curso de graduação em Filosofia (Licenciatura
piena) previsto em seu plano de expansão para o ano de 1993,
aprovado pelo citado Parecer CFE 336/92.
0 Instituto Metodista de Ensino Superior, pelo
Parecer CFE n
o
336/92, de nossa autoria, teve aprovado o
Projeto de implantação da UMESP-Universidade Metodista de São
Paulo, a ser por ele mantida, em São Bernardo do Campo, Estado
de São Paulo, 0 referido Parecer foi homologado pelo Senhor
Ministro de Estado da Educação, em 01 de julho de 1992,
publicado no D.O.U. de 03 de julho de 1992.
Trata-se de processo de interesse do Instituto
Metodista de Ensino Superior, referente a autorização para o
funcionamento do curso de Filosofia (licenciatura piena), a ser
ministrado pela Federação de Escolas Superiores do ABC, em São
Bernardo do Campo, SP.
1 - RELATÓRIO
23.001.000917/92-37
Margarida Maria do Rego Barros Pires Leal
INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR
FEDERAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DO ABC
SP
Autorização do curso de Filosofia (licenciatura piena), a ser ministrado pela
Federação de Escolas Superiores do ABC, em São Bernardo do Campo-SP
(Fases de Projeto e de Execução do mesmo).
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Universidade, designada pela Portaria CFE n° 17, de 15 de março
de 1991, composta pelos Professores Ana Silvia Tavares Silva,
da Universidade Federal do Maranhão, Luis Otávio Moraes de
Sousa Carmo, da Universidade de Brasilia e Vicente Borelli, da
Universidade de São Paulo, que após a verificação "in loco" das
condições para o funcionamento do curso, apresentou relatório
conclusivo, contendo: Identificação, Dados Gerais do Curso,
Concepção e Objetivos, Curriculo Pleno proposto, Corpo Docente
e Recursos Materiais (planta fisica e biblioteca) e do
Estabelecimento de Ensino que abrigará o curso.
0 Projeto do curso em apreço foi encaminhado à
CAE/CFE, que após análise, emitiu a Informação em 06.11.92.
Na apresentação do Projeto do Curso de
Filosofia, a Instituição considera que a formação de docentes
do ensino fundamental e médio, ética e qualitativamente bem
preparados, cientifica e pedagogicamente capacitados para o
eficiente exercício do magistério atende aos reclamos vindos de
todos os segmentos da sociedade, ligados ou não ao ensino e
educação.
Registra que dentre os múltiplos fatores
considerados e apontados como responsáveis pela crise ética
moral da sociedade, a falta do ensino regular de Filosofia no ensino
médio, tem sido indicada como um desses fatores. Destaca que no
Estado de São Paulo a disciplina já voltou a integrar o
currículo do ensino de segundo grau, constituindo-se em fator
indicativo de sua extrema necessidade.
Julga ainda que, embora o quadro atual do
magistério no país, apresente sérios problemas de recursos
humanos capacitados, face a baixa remuneração, o ensino e a
educação, ainda continuam a ser uma das áreas em que o consenso
nacional considera prioritária. Tal área è caracterizada como
uma necessidade social permanente, independente das
instituições, distrito geoeducacional, região restrita ou
abrangente, de demanda, de concorrência, de oferta e de
procura e de salários, pois embora tais fatores sejam
decisivos, a vocação ainda existe, a população na faixa etária
aumenta e há necessidade de escolas, e de mais escolas.
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Finalmente, enfatiza que além deseas
considerações de natureza social è de se considerar que a
Filosofia deve fazer parte da formação geral do cidadão comum,
o grande avaliador no processo democrático politico e social.
Quanto a natureza do curso e sua justificativa,
há de se destacar algumas considerações da Instituição, levando
em conta o Projeto de Universidade que vem implantando:
- "o curso de Filosofia é uma necessidade que
decorre da própria concepção de Universidade apresentada."
- "trata-se "também de uma aspiração de nosso
tempo. A perplexidade espiritual e filosófica no mundo cria, em
meio mesmo a crise e da explosão cientifica e técnica, a
necessidade de um outro tipo de reflexão. Vivemos, ademais de
uma crise econômica, uma crise de valores, uma crise de
esperança, uma crise do humano. Uma Universidade, e uma
Universidade Confessional, não pode furtar-se ã
responsabilidade dessa reflexão, e deve buscar os caminhos que
a própria crise propicia."
Os objetivos do curso constantes do processo do
Projeto são: a formação doe professores de 1
o
e 2
o
graus;
estímulo aos alunos e professores à reflexão a partir dos
textos filosóficos; desenvolvimento do diálogo da Instituição
com suas bases filosóficas e confessionais; desenvolvimento da
prática dos valores éticos, religiosos, espirituais, teóricos e
práticos; apoio a professores e alunos na compreensão e no
aprofundamento dos fundamentos epistemológicos das ciências e
outras áreas do conhecimento.
Quanto a região de influência, ressalta o
Parecer CFE n
o
336/92 que aprovou o Projeto de transformação da
Instituição em Universidade, que assim manifesta:
- "a região se destaca como um dos maiores e
mais importantes parques industriais do País, reunindo
segmentos econômicos secundários e terciarios que proporcionam
receita tributária superior a de vários Estados da Federação.
Contando com uma população de cerca de dezoito milhões de
habitantes, com importância econômica, política, social,
educacional e cultural, é reconhecida nacional e
internacionalmente, destacando-se pela concentração
populacional, industrial e de consumo, bem como pela utilização
dos mais modernos processos industriais tecnológicos de ponta.
Com este perfil e estas características, a região do Grande ABC
apresenta sólida posição de destaque por sua atuação
industrial, grande potencial de desenvolvimento e invejável
modernização."
- "pelo porte de suas instituições
empresariais, a região mostra-se sensível nos momentos de crise
econômica como a que atualmente vive o País. Sua comunidade
empresarial e trabalhadora, entretanto, tem dado exemplos de
maturidade na solução desses percalços, exemplos esses que têm
servido de modelo e padrão a toda a sociedade brasileira."
- "a par desta pujança econômica, a região do
Grande ABC convive com os paradoxos decorrentes do processo de
desenvolvimento do país, apresentando inúmeros problemas de
categoria social e ambiental, que se caracterizam na
urbanização desordenada e desestruturada, ampliando as
carências de sua população de mais baixa renda. Verifica-se na
região a deterioração da qualidade de vida, bem como as
dificuldades na solução dos problemas de saúde, alimentação,
moradia, educação, transportes, etc."
- "no campo da educação, a região educacional
do Grande ABC apresenta na educação basica e de primeiro grau,
431.480 alunos. No segundo grau, 112.241 alunos. No ensino
superior, 37.100 alunos."
Do Projeto do Curso, merecem realce:
a capacidade patrimonial da Instituição,
medida pelo patrimônio liquido, avaliado em 30.06.1991 em
aproximadamente Cr$ 4,3 bilhões (quatro bilhões e trezentos
milhões de cruzeiros).e em 31.12.92 em Cr$ 188,3 bilhões.
a área construída atual da Instituição
proponente é de 30.606m2 e está avaliada a preço de mercado em
CrS 2,7 milhões (dois bilhões e setecentos milhões de
cruzeiros)e nesta data em 94,6 bilhões.
o terreno do campus perfaz 75.810m2 em
extensão continua. Localiza-se na região metropolitana da
Capital de São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo. 0
valor dessa propriedade está avaliada em Cr$ 1,8 bilhões.e nesta
data em Cr$ 93,7 bilhões.
- os valores desses dois itens de patrimônio
imobiliário somam Cr$ 4,5 bilhões (quatro bilhões e quinhentos
milhões de cru3eiros).e nesta data em Cr$ 188,3 bilhões.
- os bens móveis representam aqueles que têm
participação relevante no patrimônio, incluindo equipamentos e
instalações, avaliados pelo valor de mercado em 1.092,600,00
{hum milhão, noventa e dois mil e seiscentos cruzeiros), e em 31.
12.92 em Cr$ 35.385.000,00.
II - PARECER
0 presente Parecer se fundamenta, no relatório
da Comissão de Acompanhamento, na Informação da CAE/CFE e no
nosso próprio conhecimento da Instituição, através das visitas
de trabalho ali realizadas, como Relatora do processo referente
à transformação em Universidade.
A criação do curso de Filosofia, com 40
(quarenta) vagas totais anuais, no turno noturno, atende às
exigências quanto a necessidade social, quanto ao satisfatório
atendimento das condições locais de ensino fundamental e médio,
a disponibilidade de recursos humanos e financeiros;
instalações adequadas; e capacidade patrimonial e financeira.
Como mencionado no Parecer CFE n
o
336/92,
de nossa autoria, a futura UMESP - Universidade Metodista de
São Paulo, estará sediada no Municipio de São Bernardo do
Campo, cidade que integra o DGE 24. A área de influência e
atuação ê composta pelos Municipios de São Bernardo do Campo,
Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, além das zonas
Sudeste e Sudoeste da Cidade de São Paulo.
0 Projeto do curso satisfaz às exigências do
Conselho Federal de Educação, quanto à duração, ao conteúdo e è.
integralização das matérias especificas obrigatórias,
complementares e de formação pedagógica. Foi programado para
ser desenvolvido em no mínimo 04 (quatro) e no máximo 07 (sete)
anos letivos e obedecerá à grade curricular onde figura para
cada semestre as disciplinas que o compõe e a carga horária de
cada uma delas, conforme Anexo I deste Parecer.
As ementas correspondentes a cada uma das
disciplinas constam do processo, bem como a bibliografia
básica.
Pelo currículo pleno considerado, o curso terá
uma carga horária de 2.592ha, acrescida de 144ha de Prática de
Ensino, sob a forma de Estágio Supervisionado, 72ha de Estudo
de Problemas Brasileiros e 72ha de Educação Fisica, totalizando
2.880ha.
A Comissão de Acompanhamento expressa que "a
concepção do curso de Filosofia é coerente com o perfil e o
caráter confessional da Instituição Metodista, sem se revestir,
entretanto, de aspectos minoritários ou de proseliteismo
religioso. Ao contrário, a proposta do curso caracteriza-se por
uma abordagem científico-académica da reflexão e do fazer
filosófico".
0 corpo docente composto de 17 professores,
consta do Anexo II deste parecer, cujo perfil é o seguinte: 01
(5,9%) com pós-doutorado, 08 (47,6%) doutores; 04 (23,5%)
doutorandos, 01 (5,9%) mestre, 02 (11,7%) mestrandos e 01
(5,9%) especialista.
A respeito do Corpo Docente, a Comissão de
Acompanhamento registra que: "têm qualificação acadêmico-
profissional adequada ao atendimento da exigência do currículo
pleno proposto, além da disponibilidade de tempo, conforme
compromissos firmados com a Instituição."
Consta indicação de professores para todas as
disciplinas do currículo pleno.
A Comissão ainda, através de seu relatório vem
reafirmar as observações finais e conclusões do Parecer CFE
336/92 de nossa autoria, em especial guanto ao corpo docente
geral da Instituição, cuja qualificação acadêmico-profissional
apresenta o seguinte quadro:
Doutor/Mestre
................
03
...
34%
1
Mestrando
...................
47
...
16%
Especialização
........
,
......
70 . . 23%
. .
Graduados
................... 83 ... 27%
TOTAL... 303 __ 100%
Do atual quadro de docentes, composto por- 303
professores, 13% dedicam-se à Instituição em tempo integral e
outros 13% dedicam-se à Instituição em tempo parcial.
Quanto a situação econômico-financeira do IMS
pode ser considerada normal dentro dos parâmetros utilizados
para instituições de ensino, caracterizados como empresas
prestadoras de serviços educacionais.
No que diz respeito a situação fiscal e
parafiscal, esta é considerada regular, demonstrada através da
apresentação dos seguintes documentos:
. Certidão de Quitação de Tributos Federais
Administrados (PIS-Finsocial)
. Certidão Negativa de Débito - CND
. Certificado de Regularidade de Situação-CRS
Certificado de Entidade de Fins
Filantrópicos, emitido pelo CNSS (Conselho Nacional de Serviço
Social)
. Recibo de Entrega da Declaração de Isenção do
Imposto de Renda Pessoa Jurídica
. Cartão de inscrição no CGC-Cadastro Geral de
Contribuintes
Quanto à infra-estrutura física, a Instituição
conta com instalações apropriadas, havendo ainda um Plano
Diretor, cuja execução se completará nos próximos anos de
Implantação do Profeto de Universidade. Observe-se ainda que no
plano de remanejamento do espaço físico hoje existente, prevêm-
se instalações adequadas para o curso de Filosofia, guanto
a salas de aula, gabinetes de professores, salas especíala e de
estudo.
Quanto à Biblioteca, a Instituição conta com
acervo geral de 73.500 volumes e 41.269 títulos e com 4.130
títulos de periódicos funcionando diariamente das 7h30 às 22h45
horas, sob a direção de bibliotecarios graduados e contando com
pessoal técnico e administrativo de apoio. Para o curso de
Filosofia, o acervo especializado conta atualmente com 3.680
títulos e 7.190 exemplares. Do acervo de periódicos, 1554 títu-
los são de assinatura corrente.
Do profeto consta plano de construção das
instalações definitivas da Biblioteca Universitária, com
2.322m2 de érea. Da mesma forma, integram o Projeto um
Relatório avaliativo da situação atual da Biblioteca e Projeto
da Biblioteca da UMESP, de autoria de técnica especializada da
Universidade de São Paulo, do qual consta a previsão de
aquisição da complementação do acervo bibliográfico especifico
do curso de Filosofia. No planejamento econômico-financeiro
para o qüinqüênio há destinação de recursos para "livros e
periódicos", incluídos os específicos deste curso.
Quanto ao estabelecimento de ensino que
abrigará o curso, o relatório da Comissão de Acompanhamento
reafirma as informações contidas no Parecer CFE n
o
336/92 que
aprovou o Projeto de Transformação da Federação de Escolas
Superiores do ABC em Universidade Metodista de São Paulo,
registrando dados quanto ao alunado matriculado em 1992;
concluintes em 1992, número total de professores, número de
salas de aulas convencionais.
Registra também as atividades-fim desenvolvidas
pela Instituição; a infra-estrutura física; o corpo docente;
organização e funcionamento (relacionamento atual da
Mantenedora com a Instituição Mantida); 0 Plano anual de
aplicação de recursos financeiros e o Corpo Discente.
Analisando o Projeto do curso de Filosofia, a
Comissão é de parecer que se conceda a autorização do seu
funcionamento, considerando "o caráter confessional metodista
da FES-ABC e da futura UMESP, que se consubstancia na
preocupação com a formação filosófica dos alunos de todos os
cursos por ela ministrados e a pertinencia do curso com a
concepção e o perfil da própria Instituição."
III - VOTO DA RELATORA
Considerando todo o exposto, vota a Relatora
favoravelmente à autorização do curso de Filosofia
(Licenciatura Plena), a ser ministrado pela Federação de
Escolas Superiores do ABC, mantida pelo Instituto Metodista de
Ensino Superior, em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo,
com 40 (quarenta) vagas totais anuais e funcionamento no turno
noturno.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
Relatora.
ANEXO I - CURRÍCULO PLENO
CURRÍCULO PLENO
CURSO DE FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)
NO DE CARGA
DISCIPLINAS/PERIODOS AULAS SEMANAIS HORARIA
12 PERIODO
Sociologia (Geral e da Religião) I ... 4 .... 72ha.
História da Filosofia I ............. 2 .... 36ha.
Filosofia Geral I ................... 4 .... 72ha.
Psicologia Geral I .................. 2 .... 36ha.
Lingua Portuguesa I ................. 2 .... 36ha.
Antropologia Cultural I ............. 2 .... 36ha.
16 ___ 288ha.
Estudo de Problemas Brasileiros I .... 2 .... 36ha.
Educação Fisica I .................... 2 .... 36ha.
20 ___ 360ha.
22 Periodo
Sociologia (Geral e da Religião) II .. 4 .... 72ha.
História da Filosofia II ............ 2 .... 36ha.
Filosofia Geral II .................. 4 ___ 72ha.
Psicologia Geral II ................. 2 .... 36ha.
Lingua Portuguesa II ................ 2 .... 36ha.
Antropologia Cultural II ............ 2 .... 36ha.
16 ___ 288ha.
Estudo de Problemas Brasileiros II ... 2 .... 36ha.
Educação Fisica II . . . ............... 2 .... 36ha.
20 ___ 360ha.
3
o
PERIODO
Antropologia Filosófic ........... 2 .... 36ha. a I
História da Filosofia III ........... 4 .... 72ha.
Lógica I ............................ 4 .... 72ha.
Teoria do Conhecimento I ............ 2 .... 36ha.
Pensamento Biblico I ................ 2 .... 36ha.
Teoria da Ciência I ................. 2 .... 36ha.
História do Pensamento Cristão I .... 2 .... 36ha.
Lingua Latina I ..................... 2 .... 36ha.
20 ___ 360ha.
4
o
PERIODO
Antropologia Filosófica II .......... 2 ___ 36ha
História da Filosofia IV ............ 4 ___ 72ha.
Lógica II ........................... 4 ___ 72ha.
Teoria do Conhecimento II ........... 2 .... 36ha.
Pensamento Biblico II ............... 2 .... 36ha.
Teoria da Ciência II ................ 2 .... 36ha.
História do Pensamento Cristão II .... 2 .... 36ha.
Lingua Latina II .................... _ .... 2_ 36ha.
20 ___ 360ha.
5
a
PERIODO
Teoria do Conhecimento III .......... 2 .... 36ha.
História da Filosofia V ............. 4 ___ 72ha.
Estica I .......................... 2 .... 36ha.
Filosofia Politica I ................ 2 .... 36ha.
História da Filosofia Judaica I ..... 2 .... 36ha.
Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 1
o
e 22 Graus I ............ 2 .... 36ha.
Filosofia da Educação ................ 4 .... 72ha.
Língua Latina III ................... 2 .... 36ha.
20 ___ 360ha.
6
o
PERIODO
Teoria do Conhecimento IV ........... 2 .... 36ha.
História da Filosofia VI ............ 4 ___ 72ha.
Estica II ......................... 2 .... 36ha.
Filosofia Política II ............... 2 ___ 36ha.
História da Filosofia Judaica II .... 2 .... 36ha.
Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 12 e 22 Graus II .......... 2 .... 36ha.
Psicologia da Educação .............. 4 .... 72ha.
Língua Latina IV .................... _ 2 36ha.
20 ___ 360ha.
72 PERIODO
História da Filosofia na América
(Latina e no Brasil) I .............. 2 .... 36ha.
História da Filosofia VII ........... 4 .... 72ha.
Fenomenologia (da Religião) I ....... 2 .... 3Sha.
Filosofia da Linguagem .............. 2 .... 36ha.
Prática de Ensino sob a forma
de Estágio Supervisionado I ......... 4 .... 72ha.
Didática ............................ 4 ___ 72ha.
Ética I ............................. _ ___ 2 36ha.
20 ___ 360ha.
82 PERIODO
História da Filosofia na América
(Latina e no Brasil) II ............. 2 ___ 36ha.
História da Filosofia VIII .......... 4 ___ 72ha.
Fenomenologia (da Religião) II ....... 2 .... 36ha.
Filosofia e Teologia ................ 2 .... 36ha.
Prática de Ensino sob a forma
de Estágio Supervisionado II ........ 4 .... 72ha.
Didática ............................ 4 ___ 72ha.
Ética II ............................ _ ___ 2 36ha.
20 ___ 360ha.
Carga Horária ..........................2 . 592 ha.
Estudo de Problemas Brasileiros ........ 72 ha.
Educação Física ........................ 72 ha.
Estágio Supervisionado ....... . a...... ....144 h
TOTAL 2.880 ha.
ANEXO II - CORPO DOCENTE
CURSO DE FILOSOFIA
ANTONIO CARLOS GIL
Antropologia Cultural Sociologia
(Geral e da Religião) Teoria da
Ciência
Doutor em Ciência pela Escola de Sociologia e Politica de
São Paulo (USP-1982). Mestre em Ciência pela Escola de
Sociologia e Politica de São Paulo (USP-1878). Bacharel em
Ciências Políticas e Sociais pelo Instituto Municipal de
Ensino Superior de São Caetano do Sul (MES-1971).
Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia
Nossa Senhora Medianeira (1976). Licenciado em Pedagogia
pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professor
Carlos Pasquale (1977). Aprovado pelo Parecer CFE n
o
. 337/92
para lecionar Antropologia Cultural. Pesquisador Social do
Governo do Estado de São Paulo. Possui experiência docente
lecionando Sociologia na PUCAMP, IMES e IMS.
Pode ser aceito
ANTONIO GOUVEIA MENDONÇA
Antropologia Filosófica
Filosofia e Teologia
Sociologia (Geral e da Religião)
Doutor em Ciências Humanas pela Faculdade de Filosofia
Letras e Ciências Humanas (USP-1982), área de concentração:
Sociologia. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras (USP-1957). Bacharel em
Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana
Independente do Brasil (1973). Ex- Coordenador do curso de
pos-graduação em Ciências da Religião do IMS. Possui
experiência no magistério do ensino superior lecionando
desde 1979 Sociologia da Religião e Filosofia no IMS.
Publicou as obras: 0 Celeste Porvir - A inserção do
Protestantismo no Brasil (Ed. Paulinas-SP); Introdução ao
Protestantismo no Brasil (Edições Loyola-SF),
Pode ser aceito.
ANTONIÜS IRAEO ESCOBAR
Filosofia Politica
Historia da Filosofia
Filosofia Geral
Mestrando era Filosofia, área de concentração: Etica e
Filosofia Politica (em fase de elaboração de tese), na
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas (USP-1978). Professor universitário da
Organização Santamarense de Educação e Cultura, desde 1991,
lecionando as disciplinas Estudo de Problemas Brasileiros e
Filosofia e Lógica no IMS desde 1985. Realizou vários
cursos de extensão universitária ligados ã Filosofia.
Pode ser aceito para este curso.
CLEOPATRA POLI
Sociologia (Geral e da Religião)
Doutora em Ciências pela Escola de Sociologia e Politica de
São Paulo (USP-1977). Mestre em Ciências Sociais pela
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP-
1972). Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de
Filosofia Ciências e Letras "Sedes Sapientiae" - PUC-SP.
Aprovada com Parecer CFE n
o
571/72 para lecionar as
disciplinas Sociologia Geral I e II; Parecer CFE n° 689/72
para lecionar as disciplinas Problemas Sociais e Econômicos
Contemporâneos e Cultura Brasileira; Parecer CFE n
o
2330/74
para lecionar a disciplina Sociologia Aplicada è
Administrção: Parecer CFE n
o
1.076/88 para lecionar as
disciplinas Sociologia Geral e da Comunicação I e II.
Pode ser aceito.
DALVA RACHEL COELHO DO NASCIMENTO
Filosofia da Educação
Didática
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1
o
e 2
o
graus
Mestranda em Educação (cursando créditos), área de
Filosofia da Educação, pela Universidade Metodista de
Piracicaba. (1990/1992). Licenciada em Filosofia pela
Faculdade Salesiana de Filosofia de Lorena (1967).
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Salesiana de
Filosofia de Lorena (1967). Licenciada em Estudos Sociais
pela Universidade de Mogi da Cruzes (1974). Possui
experiência docente no magistério do ensino superior,
lecionando no Instituto Metodista desde 1984 a disciplina
Filosofia da Educação.
Pode ser aceita para este curso.
DILSON CORREIA VILLELA
Educação Física
Curso de Especialização em Administração Desportiva pela
Faculdade de Educação Fisica (USP-380ha-1979).
Aperfeiçoamento em Ginástica Olímpica pela Escola Superior
de Educação Fisica da Alta Paulista (1975). Licenciado em
Educação Física pela Escola Superior de Educação Fisica de
Batatais (1973). Aprovado pelos Pareceres do CFE n
os
3.100/75; 2.823/76; 2.824/76; 1.076/88; 337/92 e 338/92
para lecionar Educação Fisica.
Pode ser aceito.
ETIENNE ALFRED HIGUET
História da Filosofia
Ética
Pensamento Bíblico
Doutor em Ciências Teológicas e Religiosas pela Faculdade
de Teologia da Université Catholique de Louvain (1978).
Licenciado em Ciências Teológicas e Religiosas pela
Faculdade de Teologia da Université Catholique de Louvain
(1971). Licenciado em Filosofia pela Université Catholique
de Louvain (1972). Bacharel em Filosofia pela Université
Catholique de Louvain. Professor da Faculdade de Teologia
da Igreja Metodista, lecionando Escatologia e Antropologia;
do Centro de Pós graduação do Instituto Metodista de Ensino
Superior, lecionando Teologia e História; das Faculdades
Associadas do Ipiranga, lecionando Filosofia; de Pos-
graduação da Faculdade de Teologia N.S. da Assunção,
lecionando Teologia Dogmática; do Instituto Teológico de
São Paulo, lecionando Teologia.
Pode ser aceito.
HÉRLESON BASTOS RODRIGUES
Estudo de Problemas Brasileiros
Prática de Ensino (Estágio Supervisionado)
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1
o
e 2
o
graus
Mestre em Ciências da Religião pelo Centro de Poe-graduação
do Instituto Metodista de Ensino Superior (1984), área de
concentração em Teologia e História Eclesiástica.
Licenciado em Pedagogia, habilitação em Magistério das
Matérias de 2
o
Grau e Administração Escolar de 1
o
e 2
o
Graus, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
São Bernardo do Campo (1980). Licenciado em Filosofia pela
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
(1970). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de
São Bernardo do Campo. Professor Universitário da Faculdade
de Ciências Humanas e Letras do Instituto Metodista de
Ensino Superior, lecionando as disciplinas Estudo de
Problemas Brasileiros e Prática de Ensino. Aprovado pelo
Parecer CFE n
o
1.440/77 para lecionar Estudo de Problemas
Brasileiros.
Pode ser aceito.
JACI CORREIA MARASCHIM
História da Filosofia (da América e do Brasil)
Estética
História da Filosofia
Pós-doutoramento na Columbia University de New York, e no
Union Theological Seminary em New York (1980). área: Ensino
de Filosofia e da Comunicação Social. Doutor em Ciências da
Religião na Académie de Strasbourg - France (1967). Mestre
em Teologia pelo General Theological Seminary - New York -
USA (1966). Bacharel em Teologia pelo Seminário Episcopal
Anglicano de Porto Alegre (1953). Cursou créditos de
Mestrado em Comunicação Social na Escola de Comunicação e
Artes (USP-1974/1978), área de concentração em Editoração.
Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (1963). Licenciado em Filosofia peias
Faculdades Anchieta (1972). Professor universitário no
Instituto Metodista de Ensino Superior desde 1973. Aprovado
com Parecer do CFE n
o
194/73 para lecionar Filosofia.
Aprovado pelo Parecer CFE n
o
2.082/75 para lecionar
Introdução ás Técnicas de Editoração. Professor do Centro
de Pos-graduação no programa de Ciências da Religião
lecionando Teologia e História, Hermernêutica, Teoria do
Conhecimento e Temas de Teologia.
Pode ser aceita.
JORGE LUIS RODRIGUEZ GUITIËRREZ
História da Filosofia Judaica
Lógica
História do Pensamento Cristão
Doutorando em Lógica e Filosofia da Ciência, área de
concentração em Filosofia Politica, na Unicamp. Mestre em
Ciências da Religião, área de concentração em Teologia, e
História, pelo Centro de Pos-graduação do Instituto
Metodista de Ensino Superior (1988). Bacharel em Teologia
pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil.
Professor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do
Brasil desde 1986, lecionando as disciplinas História de
Israel, Seitas e Religiões Contemporâneas, História da
Igreja na América Latina, Hebraico Bíblico, Filosofia.
Pode ser aceito.
JULIO HECTOR DE SANTA ANA
Filosofia Politica
Doutor em Ciências da Religião pela Universidade de
Strasbourg-França (1964). Licenciado em Teologia pela
Faculdade Evangélica de Teologia de Buenos Aires (1956).
Bacharel em Direito. Professor do Centro de Pos-graduação
do Instituto Metodista de Ensino Superior, lecionando
Antropologia Religiosa, desde 1933.
Pode ser aceito.
LEDA CECILIA SZABO
Língua Portuguesa
Licenciada em Letras, habilitação Português/Inglês, pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André
(1974). Mestre em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas
(1986), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior
lecionando desde 1979 no IMS as disciplinas Língua
Portuguesa e Lingua Inglesa.
Pode ser aceita.
LUIZ ROBERTO ALVES
Filosofia da Linguagem
Língua Latina
Doutor em Letras, área de concentração: Teoria Literária e
Literatura Comparada, pela Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas (USP-1982). Mestre em Letras, área de
Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP-1978). Licenciado
em Letras, habilitação: Português e Hebraico, pela
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP-
1973). Professor universitário no Instituto Metodista de
Ensino Superior, lecionando Língua Portuguesa e Comunicação
e Cultura Popular, Semiótica e Comunicação, na pos-
graduação.
Pode ser aceito.
PÉRICLES DE OLIVEIRA PRADO FILHO
Psicologia Geral
Psicologia da Educação
Doutorando em em Ciências da Religião no Centro de Pos-
graduação do IMS. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP
(1976). Bacharel e Licenciado em Psicologia pela PUC-SP
(1963). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras (USP-1968). Professor
universitário .do IMS, lecionando Psicologia. Vice-diretor
da Faculdade de Letras e Ciências Humanas para o curso de
Psicologia do IMS. Aprovado pelos Pareceres CFE n°s 171/72
e 338/92 para lecionar as disciplinas: Psicologia Social;
Psicologia da Educação e Psicologia Geral.
Pode ser aceito.
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RUI DE SOUZA JOSGRILBERG
Teoria do Conhecimento
Fenomenologia da Religião
Pensamento Biblico
Doutor em Ciências da Religião, área de concentração em
Teologia Sistemática e Filosofia, pela Université des
Sciences Humaines de Strasbourg (1976). Bacharel em
Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1975).
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja
Metodista do Brasil em 1967. Possui experiência docente no
magistério do ensino superior lecionando no IMS, desde 1974
as disciplinas Fenomenologia da Religião, Filosofia
Contemporânea e Teologia Sistemática. Aprovado pelo Parecer
CFE n
o
3226/76 para lecionar Filosofia.
Pode ser aceito.
SANDRA LUCIA A. A. REIMAO
Estética
Filosofia da Linguagem
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP (1987).
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Bacharel em
Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (USP-1977). Licenciada em Filosofia pela Faculdade
de Educação (USP-1982). Professora universitária na
Faculdade Camilo Castelo Branco e na Faculdade de
Comunicação Social do Instituto Metodista de Ensino
Superior, lecionando História da Cultura e Artes
Brasileiras desde 1986.
Pode ser aceita.
SAUL WHITEHEAD
Filosofia Geral
Filosofia da Educação
Mestrando em Filosofia da Educação (concluiu créditos) na
Universidade Metodista ' de Piracicaba. Licenciado em
Pedagogia, habilitações: Administração Escolar de 1
o
e 2
o
Graus e Supervisão Escolar de 1
o
e 2°. Graus peias
Faculdades Metropolitanas Unidas (1971). Licenciado em
Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruses (1971).
Supervisor Pedagógico da Secretaria da Educação do Estado
de São Paulo. Aprovado pelo Parecer CFE n
o
337/92 para
lecionar Filosofia Geral e Filosofia da Educação.
Pode ser aceito para este curso.
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