Universidade, designada pela Portaria CFE n° 17, de 15 de março
de 1991, composta pelos Professores Ana Silvia Tavares Silva,
da Universidade Federal do Maranhão, Luis Otávio Moraes de
Sousa Carmo, da Universidade de Brasilia e Vicente Borelli, da
Universidade de São Paulo, que após a verificação "in loco" das
condições para o funcionamento do curso, apresentou relatório
conclusivo, contendo: Identificação, Dados Gerais do Curso,
Concepção e Objetivos, Curriculo Pleno proposto, Corpo Docente
e Recursos Materiais (planta fisica e biblioteca) e do
Estabelecimento de Ensino que abrigará o curso.
0 Projeto do curso em apreço foi encaminhado à
CAE/CFE, que após análise, emitiu a Informação em 06.11.92.
Na apresentação do Projeto do Curso de
Filosofia, a Instituição considera que a formação de docentes
do ensino fundamental e médio, ética e qualitativamente bem
preparados, cientifica e pedagogicamente capacitados para o
eficiente exercício do magistério atende aos reclamos vindos de
todos os segmentos da sociedade, ligados ou não ao ensino e
educação.
Registra que dentre os múltiplos fatores
considerados e apontados como responsáveis pela crise ética
moral da sociedade, a falta do ensino regular de Filosofia no ensino
médio, tem sido indicada como um desses fatores. Destaca que no
Estado de São Paulo a disciplina já voltou a integrar o
currículo do ensino de segundo grau, constituindo-se em fator
indicativo de sua extrema necessidade.
Julga ainda que, embora o quadro atual do
magistério no país, apresente sérios problemas de recursos
humanos capacitados, face a baixa remuneração, o ensino e a
educação, ainda continuam a ser uma das áreas em que o consenso
nacional considera prioritária. Tal área è caracterizada como
uma necessidade social permanente, independente das
instituições, distrito geoeducacional, região restrita ou
abrangente, de demanda, de concorrência, de oferta e de
procura e de salários, pois embora tais fatores sejam
decisivos, a vocação ainda existe, a população na faixa etária
aumenta e há necessidade de escolas, e de mais escolas.