Download PDF
ads:
Manoel Gon
ç
alves
F
e rreira Filho
ASSUNTO: Reconhecimento dos cursos de Pedagogia e Formação de
Professores das Disciplinas Especializadas do Ensino de Segun
do Grau, ministrados pela Universidade Luterana do Bftasil-
ULBRA
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO
-
CANOAS -
R
S
1 - RELATÓRIO
O Magnífico Reitor da Universidade Luterana do Brasil
- ULBRA, com sede em Canoas, Estado do Rio Grande do Sul,
encaminha para apreciação e deliberação do Egrégio Conselho
Federal de Educação o Relatório Analítico Avaliativo para re-
conhecimento dos cursos de :
a) - Pedagogia - Habilitação Magistério e Magistério
para as séries iniciais (1ª. a 4ª), Orientação Educacional e
Supervisão Escolar;
b) - Curso de Formação de Professores das Discipli-
nas Especializadas do Ensino de 2º grau - ESQUEMA I- oferecido
emergencialmente conforme autorização na cidade de Guaiba e São
Gerônimo.
A Portaria -CFE nº 54 de 21 de agosto de 1987, dele-
gou competências as Comissões de Acompanhamento de Universi-
dades para que atuem como Comissões de Verificação nos pro-
cessos de autorização e reconhecimento de cursos daquelas ins-
tituições. No presente caso a Comissão de Acompanhamento da
ULBRA constituida pelos professores Earle Diniz Macarthy da
UFRGS, Vicente Borelli da USP e Genuino Bordignon da UNB, pro
cedeu as análises e verificações dos cursos durante os tra-
balhos desenvolvidos ao longo de 1987 a 1989 consubtanciados
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
em 07 relatórios parciais e um final protocolados no Conselho Federal
de Educação.
O presente parecer tem como fundamento os dados constantes do
processo especifico encaminhado pela ULBRA e as observações e
relatório específico feito pela Comissão de Acompanhamento que vis-
toriou as condições de funcionamento do curso de Pedagogia na sede da
Universidade e o de ESQUEMA I em Guiba e São Genônimo.
01. Dados sobre a Mantenedora
A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo é uma sociedade
civil, sem fins lucrativos, devidamente registrada , de utilidade
publica federal, estadual e municipal com certificado de fins filan-
trópicos que tem como finalidade a educação, a cultura e a manutenção
de instituições de ensino em todos os níveis e graus, promoção e
disseminação da cultura e prestação de assistência social aos mais
necessitados.
A Comissão de Acompanhamento atesta a regularidade quanto
a situação jurídica, fiscal e parafiscal da mantenedora que está em
com os recolhimentos e obrigações devidas.
Possui apreciável patrimônio próprio avaliado em mais de
NCR$ 7 0 milhões constituido de bens imóveis, como o Campus Uni-
versitário e outros espalhados pelo Brasil onde mantém escolas de 1º e
2º Graus.
A análise da situação econômico-financeira permite afirmar
que a instituição apresenta-se sólida, equilibrada com grande li-
quidez, mercê de uma administração objetiva, segura e planejada.
A Comissão destaca a harmonia existente entre a mantenedo-
ra e a ULBRA com a definição clara de competências e a plena autono
mina da Universidade.
Cursos mantidos
A ULBRA oferece 16 cursos superiores de graduação com o
seguinte alunado por curso:
1. Administração 861
2. C.Contábeis 610
3. C.Econômicas 200
4. Enfermagem e Obstetricia 340
5. Psicologia 544
6. Serviço Social 330
ads:
7. Arquitetura e Urbanismo 450
8. Engenharia Agrícola 247
9. Engenharia Civil - Transportes 93
10. Educação Artística - Desenho 142
11. Pedagogia:M, M.OE, SE 130
12. Esquema I:FPDE2º Grau 100
13. Letras 146
14 Ciências - Biologia 189
15. Ciências - Matemática 180
16. Ciências - Química 198
4.760
2. Dados Gerais sobre os cursos a serem reconhecidos
2.1. Infra-estrutura física e Biblioteca
A ULBRA possui um campus Universitário com 40.000m2. de área
construida. A Comissão enfatiza que a infra-estrutura, equipamentos e
demais instalações da ULBRA são de boa qualidade, adequadas e equipadas
e suficientes para dar suporte as atividades da Universidade. Os cursos
objeto de reconhecimento - Pedagogia - ocupa instalações do Bloco nº 1
que possui 14.000m2. de área construida com todas as instalações
necessárias.
A Biblioteca central ocupa uma ãrea de 4.198m2. com ins-
talações para o acervo, salas de leitura, hemeroteca, pinacoteca, ma-
poteca, videoteca etc. O acervo geral é formado por 31.633 títulos com
42.848 volumes. Os periódicos somam 377 títulos. Para pedagogia há 1.620
títulos específicos com 1.748 volumes e mais 38 periódicos. Os recursos
humanos especializados são formados por duas bibliotecárias e seis
auxiliares. A Biblioteca funciona das 8 as 23 horas com uma capacidade
de 1.000 alunos por turno.
O Curso de Formação de Professores para as Disciplinas Es-
pecializadas do Ensino de 2º grau é oferecido em Guaiba e em São Ge-
rônimo. Em Guaiba funciona na Escola de 1º e 2º Graus Concórdia me-I
diante contrato de locação. Há 1.110 títulos com 1.374 volumes à dis-
posição do alunado formado por 50 matrículas. Há uma bibliotecária e
uma auxiliar para o atendimento. Ja em São Gerônimo o curso funciona
na Escola de 1º e 2º Graus Castro Alves pertencente ao Estado que
mádiante comodato permite a ULBRA utilizar as instalações. Ha 1.080
títulos com 1.302 volumes disponíveis para a turma de 50 alunos.Uma
bibliotecária e uma auxiliar fazem o atendimento.
A Comissão de Acompanhamento vistoriou e analisou o funciona
mento do curso em Guaiba e São Genônimo pronunciando-se favoravelmen-
te ao seu reconhecimento. A Universidade informa que pretende ofere-
cer apenas duas turmas emergenciais em Guaiba e São Gennônino - 1989
e 1989 recolhendo posteriormente o curso para a sede da Universidade
conforme previsto no Projeto da Univessidade aprovado pelo Parecer nº
1.128/87.
2.2. Estrutura Curricular e funcionamento dos cursos
A Comissão de Acompanhamento enfatiza que todos os cursos das
áreas fundamentais e técnico-profissionais em funcionamento com a
criação da Universidade apresentam bom desenvolvimento, estando
perfeitamente regulares e com plenas condições de serem reconhecidos.
Os dois cursos foram autorizados a funcionar pelo Parecer nº
1.128/87. Todos obedecem aos mínimos estipulados nas resoluções do
Conselho Federal de Educação. Os curriculos plenos estão em anexo ao
presente parecer.
O CURSO DE PEDAGOGIA tem como objetivo formar professores
para o Magistério das Séries Iniciais e para o Ensino de 2º grau e
formação de especialistas em Orientação Educacional e Supervisão Es-
colar. O regime para integralização é o de matricula semestral por
disciplina. O numero de créditos é de 184 com 2.760 horas-aula com
possibilidade de serem integralizado no mínimo em 3 e no máximo em 7
anos. São oferecidas 100 vagas anuais em dois vestibulares de 50.
Já o CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS DISCIPLINAS ESPECIA
LIZADAS DO ENSINO DE 2º grau objetiva habilitar professores para a
parte de formação especial do ensino de 2º grau. São oferecidas 50
vagas em Guaiba e 50 em São Gerônimo. O regime de integralização é o de
matricula por disciplina semestral em um ano com 49 créditos e 735
horas-aula.
Estágios
A ULBRA possui regulammnto próprio para os Estágios onde
constam as competências e atribuições e demais ordenamentos necessários
ao seu desenvolvimento. No caso das licenciaturas há também a prática de
ensino sob a forma de Estágio Supervisionado conforme de-
monstram os currículos plenos anexos. A didática fundamenta a
metodologia do ensino, sob tríplice aspecto: de planejamento, de
execução do ato docente-discente e de verificação da aprendizagem,
conduzindo a Pratica de Ensino e com ela identificando-se a partir de
certo momento.
A Prática de Ensino é coordenada por um supervisor designado
pelo Coordenador de Curso com as atribuições de planejar e avaliar as
atividades dos Estagiários e orientar e acompanhar a execução dos
Estágios.
Avaliação
A avaliação obedece ao sistema expresso no Regimento Geral
da Universidade comportando duas partes: nivel de desempenho do cur-
so e nível de desempenho do alunado.
Registro e controle acadêmico
É de responsabilidade da Secretaria Geral que está devidamente
aparelhada e com recursos humanos qualificados para o bom desempenho de
suas funções. O controle de freqüência dos docentes e guarda dos
diários de classe é de responsabilidade de cada Departamento.
Ementas
As ementas das disciplinas dos respectivos cursos encontram se
arquivadas no setor competente, tendo sido examinadas pela Comissão de
Acompanhamento que as considerou de acordo com os conteúdos
programáticos lecionados.
Docentes
Em anexo aparecem as fichas resumo dos docentes dos cursos com a titulação e
disciplina indicada. Para o curso de PEDAGOGIA são 37 docentes com a seguinte titulação: 11
doutores, 11 mestres e 15 especializados. Para o curso de Esquema I são indicados 06 docentes
sendo 01 doutor, 04 mestres e um com Especialização.
VOTO DO RELATOR:
Face ao exposto e considerando a analise feita pela Comissão de Acompanha mento o
relator vota favoravelmente pelo reconhecimento do curso de Pedagogia com Hab. em Magistério das
Disciplinas Pedagógicas do 2º grau, e Magistério das Series Iniciais do 1º Grau, Orientação-
Educacional e Supervisão Escolar em Escolas de 1º e 2º Graus e do Curso de Formação de Professores
das Disciplinas Especializadas do En sino de 2º grau, ambos ministrados pela ULBRA, mantida pela
Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, com sede em Canoas, Estado do Rio Grande do Sul.
CONCLUSÃO DA CÂMARA: A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto
do Relator.
Sala das sessões em 06 de novembro de 1989
ANEXO 01
FICHAS RESUMO DOS DOCENTES
OBSERVAÇÕES
. Mestre em Aconselhamento Psi
copedagógico . Especialização em
Educação Es
pecial
. Orientação Educacional
. Mestre em Educação
.
Especialização em Administra
ç
ão e Supervisão de Sistemas
E
scolares
. Educação
. Mestre em Antropologia Social
.
Educação
.
Livre Docente em Estrutura e •
Funcionamento do Ensino
. Administração e Supervisão
de Organização Educacional
. Sociologia Industrial
0 ACADÊMICA
Parecer CFE
397/84 397/84
657/80
'
1370/80-1128/87
1128/87
CAÇ
A
Gr.
X
X
X
X
QUA
M
X
X
X
D
r
.
X
X
DISCIPLINA
Psicologia da Educação
Prática de Ensino em Língua
Portuguesa
Educação de Excepcionais
Introdução ã Pedagogia
Psicologia da Educação
Educação de Adultos
Princípios e Métodos de
Super visão Escolar
Metodologia da Pesquisa Edu-
cacional
Sociologia Geral
Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 2º Grau
Coordenadora do Curso de Pe-
dagogia
Chefe do Departamento de Edu-
cação
Sociologia da Educação
NOME DO PROFESSOR
Alfredo da Silva Schlorke
[Beatriz Dutra de Oliveira
'Bruno Edgar Ries
Cecília Luiza Broilo
Claus Sttíbaus
Denise Bujes Stumvoll
Ely Carlos Petry
Eurilda Dias Roman
Gricelda A. Arrieta
CURSO DE PEDAGOGIA
OBSERVAÇÕES
. Especialização em Administra
ção e Supervisão de Sistemas
Escolares
. Educação: Ensino
.
L
et
r
as:
á
r
ea
de
Fil
oso
fi
a
. Educação
. Pedagogia
. Livre Docente em
Psicologia da Educação
. Educação
. Educação: Métodos e Técnicas
de Ensino
. Educação
. Metodologia do Ensino
Superior . Programas de
Saúde . Saúde Pública
. Fisiologia
ACADÊMICA
Parecer CFE
.
LIFI
B/A
X
X
QUA
M
x
x
X
X
X
X
X
DISCIPLINA
Fundamentos Metodológicos de
Estudos Sociais
Didática
Métodos e Técnicas de Ensino
Filosofia do Ensino Superior
Planejamento do Ensino Supe-
rior
Planejamento na Administração
de Recursos Humanos
Metodologia do Ensino Supe-
rior
Psicologia do Ensino na forma
ção de Recursos Humanos
Teorias em Educação de Recur-
sos Humanos
Psicologia da Educação
Métodos de Técnicas em Educa-
ção de Recursos Humanos
Biologia da Educação
NUME DO PROFESSOR
Hilda Gavene Dias
Janira Aparecida da Silva
Jayme Paviani
Juan Antônio Tijiboy
Juan José M. Mosquera
Leda Lisia Portal
Lourdes da Silva Gil
Margot Ott
Maria Eloisa Farias
OBSERVAÇÕES
. Mestre em Educação . Doutor
era Educa
ç
ão
. Didática da História . Livre
Docente em Didática da,
História
. Mestrado em Educação: Métodos
e Técnicas de Educação
. Especialização em Ciências
Físicas
. Educação
. Especialização em
Orientação Educacional
. Especialização em
Orientão Educacional
. Especialização em
Alfabetização
ACADÊMICA
Parecer CFE
CAÇÃO
Gr.
LIFI
E/
A
X
X
X
QUA
M
X
X
Dr
.
X
X
DISCIPLINA
Currículos e Programas
Educação de Adultos
Tecnologia Educacional
Fundamentos Metodológicos de
Ciências
Fundamentos Metodológicos de
Educação Artística
Didática
Princípios e Métodos de Ori-
entação Educacional
Fundamentos Metodológicos do
Currículo por Atividades
Orientação Educacional e Ocu-
pacional
Ética Profissional em Orienta
ção Educacional Princípios e
Métodos de Orien tação
Educacional
Fundamentos Metodológicos de
[Lingua Portuguesa
Princípios e Métodos de Super
visão Escolar
Fundamentos Metodológicos em
NOME DO PROFESSOR
Maria Helena Menna Barreto
Abrahao
Maria Nascimento Barnewitz
Marília Leal Santana
Marília Rodrigues Jardim
Marlene Silveira Boyen
Marli Tereza Rossetto
Marliza Terezinha Froner
Argenta
OBSERVAÇÕES
. Mestrado em Métodos e Téc-
nicas de Ensino
. Educação: Ensino Aprendizagem
. Especialização em Metodologia
do Ensino Superior
. Administração e Supervisão de
Organização Educacional
Educação
. Filosofia Contemporânea
. Filosofia
. Mestre em Educação
. Métodos e Técnicas de Ensino
. Planejamento e Tecnologia
E ducacional
ACADÊMICA
Parecer CFE
CAÇ
A
Gr.
.
LIFI
E/A
X
X
x
-
X
x
D
r
X
DISCIPLINA
Didática
Relações Interpessoais na E--
ducação
Supervisão na Escola de 19
Grau
Supervisão na Escola de 22
Grau
Metodologia do Ensino Supe-
rior e da Pesquisa
Filosofia da Educação
Filosofia do Ensino Superior
Fundamentos Metodológicos de
Matemática
Medidas Educacionais
Didática
Diretora do Centro de Educa-
ção, Ciências Humanas e Le-
tras
História da Educação
NOME DO PR
Maximiliano Mencgulla
Mirian S. Hennemann
Neiva Cecília da Cruz
Norma Corrêa
Norma Vallandro Marcai
Olírio Plínio Colombo
Saly Idila Lutz Steyer
Sirlei Dias Gomes
Solange Caldas Gutheil
OBSERVAÇÕES
. Especialização em Administra
ção e Supervisão Escolar
. Especialização cm Métodos e
Técnicas de Ensino
. Educação: Psicologia Educa-
cional
ACADÊMICA
Parecer CFE
C
AÇÃO
Cr. |
LIF
I
E
/
A
X
X
QUA
M
X
DISCIPLINA
Princípios e Métodos de Su-
pervisão Escolar
Prática de Ensino em Mate-
mática
Psicologia da Educação
NOME DO PROFESSOR
Vera Lúcia Rarairez
Vera Maria Prato
Yvonice Furtado Soares
CURSO ESQUEMA I
OBSERVAÇÕES
Livre Decente em Estrutura
e Funcionamento do Ensino
Parecer CFE
1.370/80
e
1.128/87
1.128/87
1.128/87
CAÇÃO
LIFI
x
QUA
X
X
X
.
X
DISCIPLINA
Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 2º Grau
Psicologia da Educação
Didática e Prátíca de
Ensino
Orientação Educacional e
Ocupacio-
Estudo de Problemas
Brasileiros
Educação Física
NOME DO PROFESSOR
Ely Carlos Petry
Ivonice Furtado Soares
Marilia Rodrigues
Jardim
Marli Tereza Roasetto
Hugo Vitorino Dantas
Walter Koller
ANEXO 02
CURRÍCULOS PLENOS DOS CURSOS
PRIMEIRO CICLO
LISTAGEM DAS DISCIPLINAS
CODDISC
14009
14017
15001
13003
15005
15007
1500?
15012
15013
15015
15017
23024
23029
23213
43037
DISCIPLINA
LINGUA INGLESA I
LINGUA PORTUGUESA I
ANTROPOLOGIA SOCIAL
CULTURA RELIGIOSA I
EDUCAÇÃO FÍSICA I
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
FILOSOFIA I
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTIFICO
INTR0DUÇA0 AO PLANEJAMENT0
LÓGICA E METODOLOGIA
SOCIOLOGIA GERAL I
MATEMÁTICA I
MATRIZES E DETERMINANTES
PROCESSAMENTO DE DADOS I
PSICOLOGIA GERAL I
HA
60
60
60
30
30
30
60
60
60
60
60
60
60
60
60
CRED
4
4
4
2
2
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
040 - CURSO DE PEDAGOGIA
NÚMERO DE CRÉDITOS: 212
HORAS/AULA: 3.180
PRIMEIRO SEMESTRE
Disciplinas a serem fixadas, semestralmente,
pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão,
dentre as constantes da listagem do I CICLO
041 - Magistério das Matérias Pedagógicas do
Ensino de 2º Grau e Magistério das sé-
ries iniciais (1ª a 4ª série) do Ensino
de 1º Grau.
HA CRED
330 22
CODDISC
11035
11038
15004
15006
15008
15010
15018
11001
11017
11036
13062
11065
11004
11018
11037
11063
11066
23224
11020
11025
11027
11030
11056
11064
11021
11023
11026
11028
11031
11053
11014
11022
11024
11029
11032
11054
11015
11019
11042
11043
11055
DISCIPLINA
HISTORIA DA EDUCAÇÃO I
INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA
CULTURA RELIGIOSA II
EDUCAÇÃO FÍSICA II
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
FILOSOFIA II
SOCIOLOGIA GERAL II
BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
HISTÓRIA DA EDUCAÇAO II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
DIDÁTICA I
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
HISTORIA DA EDUCAÇÃO III
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PROCESSAMENTO DE DADOS II - PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE CIENCIAS I
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE ESTUDOS SOCIAIS I
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE LINGUA PORTUGUESA I
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE MATEMATICA I
PRATICA DE ENSINO NA ESCOLA DE 2 GRAU
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE CIENCIAS II
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA I
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE ESTUDOS SOCIAIS II
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE LINGUA PORTUGUESA II
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE MATEMÁTICA II
PRATICA DE ENSINO NA ESCOLA DE 1 GRAU I
ESTRUTURA E FUNC DO ENSINO DE 1 E 2 GRAUS I
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE CIENCIAS III
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA II
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE LINGUA PORTUGUESA III
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DE MATEMÁTICA III
PRATICA DE ENSINO NA ESCOLA DE 1 GRAU II
ESTRUTURA E FUNC DO ENSINO DE 1 E 2 GRAUS II
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇAO
METODOLOGIA DO CURRÍCULO POR ATIVIDADES
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E OCUPACIONAL
PRATICA DE ENSINO NA ESCOLA DE 1 GRAU III
S ME
2
2
2
2
2
2
3
3
3
3
3
4
4
4
4
4
4
5
5
5
5
5
5
6
6
6
6
6
6
7
7
7
7
7
7
8
8
8
8
8
8
8
HA
60
60
30
30
30
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
180
60
60
60
60
60
60
1
80
60
60
60
60
60
1
80
60
60
60
60
180
C
RED
4
4
2
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
1
2
4
4
4
4
4
4
1
2
4
4
4
4
4
1
2
12
040 - CURSO DE PEDAGOGIA
043 - Habilitação em Supervisão Escolar
NÚMERO DE CRÉDITOS: 200
HORAS/AULA: 3.000
PRIMEIRO SEMESTRE
Disciplinas a serem fixadas, semestralmente, pelo Conselho
de Ensino, Pesquisa e Extensão, dentre as constantes da
listagem do I CICLO.
HA CRED
330 22
CODDISC
11035
11038
15004
15006
15008
15010
15018
11001
11017
11036
11062
11065
11004
11018
11037
11063
11066
23224
11005
11056
11060
11064
11067
11002
11008
11053
11061
14068
11003
11006
11012
11014
11069
11007
1100?
11013
11015
11070
DISCIPLINA
HISTORIA DA EDUCAÇÃO I
INTRODUÇAO A PEDAGOGIA
CULTURA RELIGIOSA II
EDUCAÇÃO FÍSICA II
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
FILOSOFIA II
SOCIOLOGIA GERAL II
BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
HISTORIA DA EDUCAÇÃO II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
DIDÁTICA I
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
HISTORIA DA EDUCAÇÃO III
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PROCESSAMENTO DE DADOS II - PEDAGOGIA
DIDÁTICA II
PRATICA DE ENSINO NA ESCOLA DE 2 GRAU
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO ESCOLAR I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III
SUPERVISÃO DA ESCOLA DE 1 GRAU I
CURRÍCULOS E PROGRAMAS I
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
PRATICA DE ENSINO NA ESCOLA DE 1 GRAU I
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO ESCULAR II
SUPERVISÃO DA ESCOLA DE 1 GRAU II
CURRÍCULOS E PROGRAMAS II
EDUCAÇÃO COMPARADA I
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO ESCOLAR I
ESTRUTURA E FUNC DO ENSINO DE 1 E 2 GRAUS 1
SUPERVISÃO DA ESCOLA DE 2 GRAU I
EDUCAÇÃO COMPARADA II
EDUCAÇÃO DE EXCEPCIONAIS
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO ESCOLAR II
ESTRUTURA E FUNC DO ENSINO DE 1 E 2 GRAUS II
SUPERVISÃO DA ESCOLA DE 2 GRAU II
SEM
2
2
2
2
2
2
2
3
3
3
3
3
4
4
4
4
4
4
5
5
5
5
5
6
6
6
6
6
7
7
7
7
7
8
8
8
8
HA
60
60
30
30
30
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
180
60
60
60
60
60
180
60
60
60
60
180
60
60
60
60
136
60
60
C
RE
D
4
4
2
2
2
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
12
4
4
4
4
4
12
040 - CURSO DE PEDAGOGIA
042 - Habilitação em Orientação Educacional
NUMERO DE CRÉDITOS: 200
HORAS/AULA: 3.000
PRIMEIRO SEMESTRE
Disciplinas a .serem fixadas, semestralmente, pelo Conselho de Ensino,
Pesquisa e Extensão, dentre as constantes da listagem do I CICLO.
HA CRED
330 22
CODDISC
11035
11038
15004
15006
15008
15010
15018
11001
11017
11036
11062
11065
11004
11018
11037
11063
11066
23224
11005
11044
11056
11057
11064
11008
11039
11045
11053
11058
11006
11010
11014
11040
11059
11007
11009
11011
11015
11041
DISCIPLINA
HISTORIA DA EDUCAÇÃO I
INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA
CULTURA RELIGIOSA II
EDUCAÇÃO FÍSICA II
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
FILOSOFIA II
SOCIOLOGIA GERAL II
BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
HISTORIA DA EDUCAÇÃO II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
DIDÁTICA I
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
HISTORIA DA EDUCAÇÃO III
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PROCESSAMENTO DE DADOS II - PEDAGOGIA
DIDÁTICA II
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL I
PRATICA DE ENSINO NA ESCOLA DE 2 GRAU
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAI I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL EM ORIENT EDUC
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL II
PRATICA DE ENSINO NA ESCOLA DE 1 GRAU I
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL II
EDUCAÇÃO COMPARADA I
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ORIENTAÇÃO EDUC 1
ESTRUTURA E FUNC DO ENSINO DE 1 E 2 GRAUS I
MEDIDAS EDUCACIONAIS I
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL II
EDUCAÇÃO COMPARADA II
EDUCAÇÃO DE EXCEPCIONAIS
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ORIENTAÇÃO EDUC II
ESTRUTURA E FUNC DO ENSINO DE 1 E 2 GRAUS II
MEDIDAS EDUCACIONAIS II
SEM
2
2
2
2
2
2
2
2
3
3
3
3
3
4
4
4
4
4
4
5
5
5
5
5
6
6
6
6
6
7
7
7
7
7
HA
60
60
30
30
30
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
180
60
60
60
60
60
180
60
60
180
60
60
60
180
C
RED
4
4
2
2
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
12
4
4
4
4
4
12
4
4
12
4
4
4
4
12
200 - CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE DISCIPLINAS ESPECIAIS DO ENSI
NO MÉDIO - ESQUEMA I
NUMERO DE CRÉDITOS: 49
HORAS-AULA: 735
11004
11005
11016
11043
11046
11062
11063
15005
15006
15007
15008
DISCIPLINA DIDÁTICA I
DIDÁTICA II
ESTRUTURA E FUNC DO ENSINO DE 2 GRAU
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E OCUPACIONAL
PRATICA DE ENSINO - ESQUEMA I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
EDUCAÇÃO FÍSICA I
EDUCAÇÃO FÍSICA II ESTUDO DE PROBLEMAS
BRASILEIROS I
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
HA
60
60
60
60
255
60
60
30
30
30
4
4
4
4
4
17
4
4
2
2
2
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 07 de 11 de 1989.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo