Nos dois primeiros semestres os alunos cursarão Laboratório I e
II, respectivamente, e a partir daí o uso do computador será parte
integrante das disciplinas nos quatros semestres subsequentes. Os
computadores serão de excelente qualidade, conectados em rede, e
em número suficientes para garantir, no máximo, dois alunos por
sistema. Serão instalados nesses computadores compiladores e
diversos aplicativos de uso corrente nas empresas e universidades
facilitando aos alunos rápido acesso ao mercado de trabalho de sua
escolha e atualiação de conhecimento.
Em diversas disciplinas, os trabalhos serão complementados com
"estudo de casos", onde se analisa casos concretos, além de
situações reais ocorridas dentro de empresas e se descreve como os
problemas foram solucionados. Isso é fundamental para mostrar aos
alunos de forma concreta como a informática é usada, tanto nas
empresas de tamanho médio como nas grandes corporações.
A partir do 3º semestre os alunos deverão desenvolver trabalhos em
grupo. Esse procedimento reflete uma tendência natural de
informática onde raramente os projetos são desenvolvidos por uma
única pessoa. Essa cooperação e coordenação deverão ser exercidas
em projetos de média complexidade.
Parte integrante das atividades do curso serão os seminários
iniciando-se no 4º semestre quando os alunos já disporão de uma
formação mais sólida. Serão convidados empresários e professores
universitários para exporem os mais recentes avanços e técnicas de
processamento de dados em diversas categorias de aplicações.
Ainda nos dois últimos semestres os alunos deverão fazer estágio
supervisionado, descrito com mais detalhes neste processo ao CFE,
além de elaborar um projeto de formatura (que poderão estar
relacionado com o estágio). Esse ponto será necessariamente mais
complexo do que as demais atividades desenvolvidas durante o
curso. Deverá ser designado um orientador para o projeto, o qual
escolherá um tópico para ser desenvolvido individualmente ou por
um grupo de alunos. Deverá ser indicada a bibliografia básica,
composta por livros e artigos em revistas especializadas.
Obviamente essa pesquisa não precisa produzir nada de original mas
já terá atingido seu objetivo se os alunos conseguirem compor uma
dissertação sobre tópicos avançado em informática e áreas
correlatas. Tal atividade constitui um treinamento importante,
onde os alunos emergirão com confiança naquelas situações mais
complexas que exige maior grau de criatividade e conhecimento da
literatura especializada.
Finalmente, a Associação Educacional Pascale e Castro colocará ã
disposição dos alunos sua infraestrutura física e jurídica a fim
de que eles formem uma empresa júnior. A exemplo de diversas
universidades no Brasil, essa iniciativa tem tido grande sucesso,
permitindo que o corpo discente inicie atividades de consultoria
tão cedo quanto possível, colaborando em sua formação profissional
e dando-lhe uma experiência que será útil na disputa pelo mercado
de trabalho."