PROCESSO Nº: 23000.022846/2007-81
O gerenciamento das informações se dará através do software integrado de gestão
educacional denominado Unimestre, que possibilita gerenciamento integrado de todas as
atividades da IES, acadêmicas, financeiras e da biblioteca.
Todos os membros do corpo social terão acesso on line, através de senhas
personalizadas, às informações de sua área de interesse.
A IES conta com um programa de apoio ao estudante, que lhe oferece serviços de
informação e assistência social, psicológica e pedagógica.
Dimensão 3 – Instalações Físicas
Há 8 salas de aulas (até 60 alunos) e dois auditórios (até 120 alunos), que são
adequados para acolher o número de vagas proposto.
Na área de circulação, no segundo e terceiro pavimentos, existem duas aberturas com
grades, que podem pôr em risco a segurança dos alunos. A altura dessas grades será
aumentada, conforme informação da direção da IES.
As instalações sanitárias para atender docentes e funcionários são adequadas. Para o
atendimento aos alunos, o prédio conta apenas com dois banheiros femininos, dois masculinos
e um para portadores de necessidades especiais. São banheiros pequenos e com ventilação
deficiente, mas suficientes para início dos cursos. Há, segundo os avaliadores, a necessidade
da ampliação e melhoria dessas instalações.
A área de convivência para os alunos se limita a um espaço amplo na entrada do
prédio, destinado à instalação de uma cantina.
As atividades de esportes e de recreação e as atividades culturais, uma vez que não
existe no prédio espaço que possibilite a sua prática, deverão ser realizadas em outro local,
com uma instituição parceira, conforme esclareceu a direção da Instituição.
A biblioteca já está instalada com a maioria dos títulos necessários ao início dos
cursos. O número de periódicos disponíveis no momento é satisfatório.
As áreas de estudo são pequenas e o estudo em grupo poderá atrapalhar estudos individuais. O
acervo está muito exposto, o que dificultará o controle ao acesso e retirada dos livros. Apesar
de os cursos ainda não estarem em funcionamento, a biblioteca já atende aos professores e
funcionários. Para a consulta, controle e empréstimo, a biblioteca conta com um sistema
gerenciador informatizado que permite a administração do acervo, acessível via Internet.
A IES tem uma política de aquisição e ampliação do acervo bem definida no PDI e
deverá implementá-la a partir da autorização dos cursos.
O acesso às instalações do prédio por portadores de necessidades especiais se dá, ao
primeiro pavimento, por uma rampa. O acesso de portadores de necessidades especiais ao
segundo pavimento é possível utilizando um elevador instalado especialmente para esse fim,
possibilitando o acesso às salas de aulas teóricas, práticas e biblioteca no primeiro semestre
dos cursos pleiteados.
Os conceitos atribuídos pelos avaliadores para as dimensões analisadas estão no
resumo da avaliação qualitativa, transcrito abaixo:
Dimensão 1, conceito 5
Dimensão 2, conceito 5
Dimensão 3, conceito 4
A Comissão finaliza seu parecer nos seguintes termos:
Considerando, portanto, os referenciais de qualidade dispostos na legislação
vigente, nas orientações do Ministério da Educação, nas diretrizes da Secretaria de