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suas funcionalidades básicas, o modelo do sistema foi desenvolvido para interagir com
dois tipos de atores definidos: professor e aluno.
As interações com o professor envolvem aspectos operacionais do sistema e
pedagógicos da avaliação, enquanto que as interações com o aluno envolvem aspectos
comportamentais.
As interações que o professor realiza com o sistema, compreendem os seguintes
fluxos de informações:
a) A avaliação - compreende o objeto de avaliação propriamente dita, com
informações relativas à instituição, professor, turma de aula, matéria, assunto,
disciplina, valor das questões e tudo que diz respeito à avaliação, com seus
aspectos didáticos e formais;
b) Diretrizes operacionais - compreende informações que permitem instruir os
alunos e agentes específicos para a execução da avaliação. Englobam a
definição da avaliação quanto a sua execução (individual ou em grupo), o
tempo destinado à sua realização, a data de início e de término, a ativação do
recurso de recolhimento automático da avaliação, tutores para os itens da
questão e disponibilização ou não de recursos durante a execução;
c) Diretrizes temporais - compreende aspectos ligados aos agentes que
acompanharão o aluno durante a execução da avaliação, analisando o
componente tempo de execução. Permite estabelecer tempo máximo e mínimo
para a solução de cada item, dentro do qual os agentes monitoram situações de
demora do aluno e que desencadeiam procedimentos de auxílio, dentro do
estabelecido pelas diretrizes operacionais;
d) Diretrizes comportamentais - contempla aspectos comportamentais
relacionados aos sensores que estarão presentes no ambiente do aluno,
especialmente na interface gráfica. Minimizações de janela, modificação de
respostas são aspectos monitorados e, caso ocorram fora da margem prevista
pelo professor, desencadeiam procedimentos de auxílio ao aluno, dentro das
diretrizes operacionais;
e) Orientações para a execução - compreende instruções sobre a execução da
prova, que o professor pode disponibilizar para o aluno, orientando-o sobre
como proceder durante sua realização;
f) Recursos a disponibilizar - compreende o conjunto de recursos que o professor
pode disponibilizar para que o aluno os consulte, em situação de dúvida,
durante a avaliação. Envolve páginas da web, serviços de comunicação em
grupo, lista de discussão, sala de chat, página web da disciplina, arquivos de
áudio, vídeo, imagens, etc.
O sistema disponibiliza ao professor uma série de informações, fruto da atividade
de avaliação, as quais envolvem:
a) Relatórios comportamentais - visam apresentar ao professor aspectos ligados
ao comportamento do aluno frente a cada item que lhe foi apresentado, como
questões “puladas” ou resolvidas fora do tempo previsto, uso de recursos
disponibilizados, e outras informações necessárias para que o professor
adeque recursos ou tempo ao tipo de perfil considerado, em avaliações futuras;
b) Dúvidas ocorridas - envolve o conjunto de questões cuja resposta não ocorreu
dentro do limite de tempo previsto e que, para sua solução, o aluno tenha sido