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- ainda segundo dados da pesquisa, 74,2% dos professores afirmaram ter
adquirido uma visão crítica do processo de construção do conhecimento.
Concluindo a análise da pesquisa, o relatório expressa o seguinte:
"os professores em sua grande maioria apontam para o fato de
que o embasamento teórico recebido foi adequado tendo lhes
proporcionado um crescimento profissional, capaz de torná-los
mais críticos, sendo capazes de, a partir, dessas novas
aquisições, criarem atividades para adequar os conteúdos a sua
clientela, pode-se afirmar que o programa atingiu seus
objetivos" e acrescenta " desta forma, face ao número elevado
de indicações de BOM, ADEQUADO, ou PARCIALMENTE
ADEQUADO, em relação aos itens pesquisados terem sido
sempre superior a 85%, sugere-se a efetivação do projeto,
aperfeiçoando-se alguns pequenos pontos apontados".
Em 1992, após avaliação da experiência do projeto-piloto, o programa
televisivo foi reformulado, passando a intitular-se "Um Salto para o Futuro". Foi estendido a
cerca de trinta mil professores
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em vinte e seis unidades da federação, utilizando o sistema de
recepção organizada, em telepostos institucionais. Teve o seu tempo de duração duplicado e
foi totalmente reestruturado.
A programação passou a ser elaborada numa linha de construção de conceitos,
onde as matérias eram tratadas de forma interdisciplinar.
A estrutura do Programa constituía-se de dois blocos. O primeiro denominado
bloco didático - com um vídeo exibido na íntegra e explorado pelo orientador de
aprendizagem ( responsável pelos momentos presenciais do projeto), em telessalas montadas
para esse fim, em unidades básicas (os telepostos). O segundo bloco, de interação ao vivo,
com duração de, 20 minutos, tinha como finalidade ampliar as condições de participação dos
telecursistas, através do telefone, e fax, oportunizando o esclarecimento de dúvidas com
especialistas, no estúdio da TVE/Rio de Janeiro.
A implantação e implementação do projeto, em cada Estado, ficaram a cargo
das Secretarias Estaduais de Educação, que deveria incorporar a seu Plano Anual de Trabalho
essa programação Com isso, os Estados ficariam credenciados a receber aporte técnico e
financeiro do MEC. A estrutura organizacional do Projeto ficou sob a responsabilidade das
"os professores em sua grande maioria apontam para o fato de
que o embasamento teórico recebido foi adequado tendo lhes
proporcionado um crescimento profissional, capaz de torná-los
mais críticos, sendo capazes de, a partir, dessas novas
aquisições, criarem atividades para adequar os conteúdos a sua
clientela, podese afirmar que o programa atingiu seus
objetivos" e acrescenta " desta forma, face ao número elevado
de indicações de BOM, ADEQUADO, ou PARCIALMENTE
ADEQUADO, em relação aos itens pesquisados terem sido
sempre superior a 85%, sugere-se a efetivação do projeto,
aperfeiçoando-se alguns pequenos pontos apontados".
²² Dados retirados do documento "Educação à Distância - Documento Técnico". Brasília-MEC . 1993