RESUMO
“A Sonoridade Imagética de “A Arca de Noé”” é um estudo desenvolvido com
o objetivo de investigar, a partir dos discos “A Arca de Noé”e “Arca de Noé 2”, os
recursos melódicos e lingüísticos, utilizados pelos compositores para atingir e
interagir com o imaginário infantil.
Para entender a interação entre a criança e essas músicas, há uma
fundamentação teórica a partir no pensamento piagetiano, observado sob a ótica
da psicologia, detectando como as canções dos discos favorecem a passagem
entre a fantasia e a realidade, tão comum na vida da criança, assim como o são os
contos de fadas e fabulas.
Também, a partir dos estudos semióticos realizados por Luiz Tatit, é
analisada a compatibilidade entre o texto e a melodia, como forma de persuasão
que conduz a criança a querer ouvir cada vez mais essas canções .
Foram transcritas as partituras das composições que tiveram como base os
discos originais, a fim de construir gráficos que demonstram o direcionamento
melódico percorrido pelas canções .
Este trabalho é, portanto uma nova possibilidade de estudo da relação
sonora com o imaginário da criança, capaz de vivenciar o faz de conta,
relacionando-o à experiência de sua vida.
ABSTRACT
The Sonority of Image of “A Arca de Noé”, is a study developed aiming to
investigate, through the records “A Arca de Noé 1 and 2”, the melody and linguistic
resources used by the composers to reach and interact with children’s imagination.
In order to understand the interaction between the children and these songs,
there is a theoretic foundation based on Piaget, seen under the eyes of psychology,
discovering how these songs favour the path between fantasy and reality, so
common in children’s lives, exactly like the fables and fairy tales.
Using the semiotic studies carried out by Luiz Tatit, the compatibility
between text and melody is analysed as a persuasion that leads the children to wish
to listen more and more these songs.
The musical scores were transcribed, based on the original records ;graphs
were prepared to show the melody direction traced by the songs.
Therefore, this work is a new possibility of studying the sound relationship
with the children’s imagination and their ability to experiment the fantasy, linking it to
their life experiences.