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3.000,00 priorizam os itens “localização” (66,7%), “preço” (45,1%) e “promoções” (35,3%) e
logo em seguida, “a variedade de produtos” (33,3%).
Outro item que despertou a importância dessa faixa de renda foi a “rapidez no
caixa”, que supera a todas as faixas, neste item. Contudo, com relação a “preço” (45,1%), sua
representatividade só perde para a faixa imediatamente anterior, ou seja, aqueles que ganham
de R$ 1.001,00 a R$ 2.000,00 que representam 47,5%.
Outra faixa de renda que teve um comportamento bem peculiar em relação às
outras, foi a dos consumidores que ganham acima de R$ 4.000,00. Essa faixa foi a única que
considerou a “variedade de produtos” em segundo lugar, abaixo apenas da “localização”.
Identificou-se também que o “atendimento”, assim entendido o somatório de funcionários
educados (20,0%) e rapidez no caixa, (10%) assume uma importância no mesmo nível de
“preço” e “promoções” (30%), o que pode confirmar que as expectativas dessa faixa de renda
possui conotações diferentes das outras faixas (Tabela 17).
Tabela 17 Fatores mais importantes para a escolha deste supermercado, versus faixa de renda
Faixa de Renda (%)
Discriminação
Até
500,00
501,00 a
1000,00
1001,00
a
2.000,00
2001,00
a
3.000,00
3001,00
a
4.000,00
Acima
de
4.000,00
Total
Preços 30,4 28,7 47,5 45,1 33,3 30,0 36,3
Promoções 8,8 17,6 31,3 35,3 16,7 30,0 21,3
Vale-refeição 1,0 3,3 0,0 0,0 3,3 0,0 1,2
Cheque pré-datado 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0
Cartão de crédito 3,9 5,6 5,1 2,0 0,0 0,0 4,0
Localização 41,2 54,6 60,6 66,7 63,3 60,0 55,7
Variedade de produtos 11,8 15,7 29,3 33,3 26,7 40,0 21,8
Funcionários atenciosos 2,9 0,9 3,0 2,0 10,0 0,0 2,8
Funcionários educados 0,0 0,0 0,0 2,0 10,0 20,0 1,5
Higiene dos
funcionários
0,0 0,0 1,0 0,0 0,0 0,0 0,3
Rapidez nos caixas 1,0 1,9 2,0 11,8 0,0 10,0 3,0
Empacotadores
discretos
0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0
Outros 6,9 3,4 6,1 8,7 5,5 0,0 5,4
Fonte: Pesquisa direta (2006).
Obs. Questão de múltipla escolha
4.10.7 Fatores mais importantes para escolha de um supermercado, se os preços fossem
iguais, segundo o sexo
Essa amostra simula uma situação inusitada, pois admite a igualdade de preços
entre os supermercados. As variáveis que mais se destacaram referem-se a “promoções”
(37,0%), vindo em seguida a “localização” (23,0%%) e por último a “variedade de produtos”
(17%). Convém salientar que o item “preço”, propositadamente não foi disponibilizado, para