Fazer mosaicos
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pastilhas, este sistema implica uma demanda menor de
tempo para a execução.
O mosaico do Edifício Verona
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é um bom exemplo
para ilustrar uma obra tesselada porque podemos observar
facilmente que o desenho, bastante rígido, está condicionado
à malha regular que, por sua vez, está condicionada à forma
das pastilhas. Neste mosaico, o quadrado se impõe
permitindo apenas a representação de formas derivadas da
repetição do quadrado dentro de uma malha regular.
Um mosaico com esta mesma configuração também
pode, de perto, exibir essa mesma rigidez e, de longe,
mostrar traços em diagonais, curvos e com formas livres.
Nestes casos as pastilhas aparecem do mesmo modo que os
pixels ao serem vistos em uma imagem digitalizada. O
mosaico de Heinz Kuhn no Edifício Santa Rosa de Lima
21
,
20
Mosaico de pastilha de vidro de 1,5x3,6m (aprox.), de autor
desconhecido, de 1959, implantado no Edifício Verona, Rua Tenente
Otávio Gomes, 22, São Paulo, SP, em parede externa na esquina com a
Rua Tamandaré.
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Mosaico de pastilha cerâmica em dois painéis de 4,6x8,4m e
4,6x10,9m, de 1962, implantado no Edifício Santa Rosa de Lima, Rua
Aureliano Coutinho, 382, São Paulo, SP, na parede do pavimento terreo.
Detalhe do mosaico do Edifício
Santa Rosa de Lima. (Foto da autora)
Mosaico de pastilha cerâmica do Edifício
Rosa de Lima, de Heinz Kuhn. (Foto da autora)