42
instituições de ensino, sugerindo a mobilização de todos para a criação de espaços
de ensino-aprendizagem com tecnologias que possibilitem o aprendizado, tanto de
professores como de alunos. Num processo no qual a comunicação seja constante,
ocorrem trocas de informações, e o aluno participa na construção de sua
aprendizagem e da organização do trabalho escolar junto com o professor.
As tecnologias que propiciam a interação e a comunicação entre professor e
alunos "realizam o acesso, a veiculação das informações e todas as demais formas
de ação comunicativa, em todo o mundo, através de seus suportes (mídias, como o
jornal, rádio, a televisão [...]" (KENSKI, 2003, p.21). A autora utiliza a palavra mídia
como popularmente são designados, no Brasil, os meios de comunicação.
Conforme Toschi (2005), a palavra mídia tem sua origem no latim maedia,
que quer dizer meio. A expressão inglesa mass media refere-se aos meios de
comunicação de massa que surgiram com o aparecimento de "novas" tecnologias,
como o rádio e a televisão. Segundo a autora,
o objetivo destes meios de massa é atingir o maior número de pessoas com o
máximo de mensagens [...] mídia refere-se a meios que divulgam mensagens.
À noção de tecnologia como produção cultural, como técnica que se estuda e
compreende, acrescenta-se a compreensão de meio que emite mensagens –
mídia. Assim, mídia não se confunde com recurso, com equipamento, por mais
sofisticado e atual que seja, mas refere-se ao meio tecnológico portador de
conteúdos e, portanto, de sistemas simbólicos (TOSCHI, 2005, p.37).
Porto (2000b), pesquisando a influência das mídias entre os jovens
adolescentes, em especial a televisão, utiliza o termo mídia entendendo-o como
fontes de emoções e idéias em mediação, e considera
os de massa (TV, jornais, revistas, livros...) e os meios que envolvem grupos
mais restritos (gravador, videocassete, fotografias, entrevistas, cartazes,
painéis...), utilizados um situações comunicacionais para além do ‘auxílio,
recursos e técnicas’ (PORTO, 2000b, p.14).
As TIC's utilizam as mídias para transmitir informações e propiciar
comunicação entre as pessoas. A televisão, o rádio e o cinema, entre outros meios,
alcançam um grande número de pessoas, sendo geralmente associados ao prazer e
ao lazer. Kenski (2003, p.23) complementa, assinalando o quanto as mídias afetam
a sociedade:
as novas tecnologias de informação e comunicação, caracterizadas como
midiáticas, são, portanto, mais do que simples suportes. Elas interferem em
nosso modo de pensar, sentir, agir, de nos relacionarmos socialmente e
adquirirmos conhecimentos. Criam uma nova cultura e um novo modelo de
sociedade.
Dessa forma, as mídias atingem um grande número de pessoas. Por
exemplo, no ambiente familiar, a mídia televisão está presente atingindo toda a