O curso Preliminar atendia diferentes tipos de escolas: Escolas Preliminares,
Escolas Intermédias, Escolas Provisórias, Escolas Ambulantes, Escolas Noturnas e Grupos
Escolares.
As Escolas Preliminares correspondiam a classes, ou seja, cada classe ou turma
era chamada de Escola Preliminar, comportava de vinte a quarenta alunos, oferecia cinco
horas diárias de aula e contava com um professor formado na Escola Normal. A função desse
professor era educar física, moral e intelectualmente as crianças, de acordo com o programa
do curso Preliminar e, ao final de cada ano, havia os exames finais das matérias.
As Escolas Intermédias, uma outra modalidade do curso Preliminar, apresentavam
uma característica que as diferenciava das Escolas Preliminares. Os professores que atuavam
naquelas escolas não eram formados na Escola Normal, mas tinham prestado exames no
Palácio do Governo perante uma Comissão Examinadora e os professores habilitados dessa
forma recebiam o nome de “Professores de Palácio”, habilitação essa aprovada em
Regulamentos, nos anos de 1869 e 1887.
Quanto às Escolas Provisórias, lecionavam nelas professores temporários e
habilitados por concurso, de acordo com o Regulamento de 1893. Essas escolas poderiam
tornar-se Preliminares quando fossem admitidos professores diplomados.
As três modalidades do curso Preliminar - Escolas Preliminares, Escolas
Intermédias e Escolas Provisórias - eram consideradas “unitárias”, isto é, havia um professor,
ou um professor e um adjunto, que ensinavam grupos de, aproximadamente, trinta crianças
em diferentes graus de aprendizagem, compondo desta forma as classes “multisseriadas”.
Além desses tipos de Escolas, havia as Escolas Ambulantes, com professores que
percorriam diversas localidades para ensinar, pois em alguns lugares a população era
reduzida. Havia também as Escolas Noturnas, que atendiam alunos do sexo masculino,
maiores de dezesseis anos e trinta era o número mínimo para funcionar. Seus professores
eram os das Escolas Preliminares e o objetivo dessas escolas noturnas não era alfabetizar as
pessoas, mas havia objetivo profissionalizante.
Também pertenciam ao curso Preliminar os Grupos Escolares, que reuniam, num
único prédio, de quatro a dez Escolas Preliminares ou classes. Inicialmente, nesses Grupos,
foram constituídas somente duas classes para cada ano escolar (1º, 2º, 3º e 4º anos), sendo
uma para cada sexo. Segundo Reis Filho,
A teoria educacional da época, fundada na graduação do ensino, impunha
uma melhor divisão do trabalho escolar, pela formação de classes com nível
da aprendizagem semelhante. A homogeneização do ensino, a partir do grau
de desenvolvimento cultural do aluno, possibilitou melhor rendimento