113
MELO, S. C.de. Autismo e educação: a dialética na inclusão. Dissertação de
Mestrado apresentada no Programa de Pós Graduação em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004.
MINAYO, M. C. (org.). Pesquisa social - teoria, método e criatividade.
Petrópolis – RJ, Vozes, 1994.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7º
ed., São Paulo: Hucitec, 2000. 269p.
MONTEIRO, R. A (org.). Fazendo e aprendendo-pesquisa qualitativa em
educação. Juiz de Fora/MG. FEME/UFJF, 1998.
NÓVOA. A. Profissão professor. Lisboa, Porto Editora, 1999a.
NAUJORKS, M. I., KEMPFER, G. L. & PLETSCH, M. D. O stress e ocupacional
em professores do ensino fundamental frente ao desafio da proposta da
escola inclusiva. Relatório de pesquisa apresentado ao CNPq e à FAPERGS,
1999, 2000 e 2001.
NAUJORKS, M. I. & NUNES SOBRINHO, F. de P. (orgs.) Pesquisa em
Educação Especial – O desafio da qualificação. Bauru: EDUSC, 2001.
NAUJORKS, M. I. Stress e inclusão: indicadores de stress em professores
frente à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. IN:
Revista Cadernos de Educação Especial, Santa MARIA, p.117-125, Nº 20, 2002.
NAUJORKS, M. I. Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com
necessidades educativas especiais. In: Revista Cadernos de Educação
Especial. Disponível em: www.ufsm.br/ce/revista, Santa Maria, nº 22, 2003.
NÓVOA. A. (org.). Formação de professores – para uma mudança educativa.
Lisboa, Porto Editora, 1999b.
NÓVOA. A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote/Instituto de
Inovação Educacional, 1992.
NUNES, L. R. P., GLAT, R., FERREIRA, J. R. & MENDES, E. G. Questões atuais
em educação especial: Pesquisa em Educação Especial na pós-graduação.
Vol. III. Rio de Janeiro – RJ, ed. Sette Letras, 1996.
NUNES, L. R. P., FERREIRA, J. R., MENDES, E.G. Análise crítica das teses e
dissertações sobre educação especial nas áreas de Educação Especial e
Psicologia. Relatório final aprovado pelo CNPq, 2003.
NUNES, SOBRINHO, F. de P.; NAUJORKS, M. I. Utilização da análise do
trabalho para definir o perfil profissional do professor para atuar na