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uma vez que o leitor, em seu processo interpretativo, é quem deve completar as lacunas
criadas, permitindo que sejam negados significados subentendidos que eventualmente se
tornem inconvenientes. Nesse caso, uma das idéias implícitas que pode ser resgatada no filme
é a de que os homens sempre devem ser gentis com as mulheres, dando a prioridade a elas e,
portanto, há uma consciência não manifestamente declarada de que se vive em uma sociedade
machista. Essa noção vem da representação largamente propagada de que as mulheres, em
geral, são consideradas o sexo frágil e, por isso, devem ter a preferência em tudo. Por isso, no
jogo da conquista, os homens atentam para esse fator e normalmente agem no sentido de dar a
preferência à mulher a fim de atraí-la.
No entanto, no filme isso não ocorre conforme o esperado, como se pode perceber
pela expressão da mulher. Ela parecia pensar que, naturalmente, o homem cederia a bebida,
assim como a audiência também prevê esse gesto. A expressão de dúvida do rapaz é um
estímulo ostensivo para a audiência, assim como o é para a mulher no filme, visto que ele dá
mais valor à cerveja do que a um provável flerte com a jovem a sua frente. Essa suposição se
torna fortemente manifesta quando, ao ver mais caixas de cerveja chegando à festa, ele
prontamente decide dar a bebida à mulher, que não sabe desse fato. Nesse momento, a
legenda “the perfect gentleman” aparece como uma ironia para o ato do homem, já que ele só
entrega a cerveja porque reconhece que conseguirá mais. Conforme Wilson & Sperber (1992)
ironia é essencialmente uma figura de linguagem que comunica o oposto do que foi dito
literalmente. Assim, não se trata de uma conduta amável, como pensa a mulher, mas da idéia
de que, não perdendo nada, ele pode abrir mão daquela bebida.
Mais uma vez cabe ressaltar o papel significativo da cerveja Heineken como
personagem principal, já que ela faz com que homem e mulher atuem a fim de obtê-la. Ao
final do comercial, o enunciado “It’s all about the beer” reforça essa idéia, e a noção
transmitida é de que tudo o que se faz, pelo menos nesse momento, é por essa bebida. Esse
estímulo visual faz com que a audiência compreenda que não importa, portanto, o que a
mulher pensa do homem, ou o quanto as relações sociais entre eles corram riscos por causa da
indecisão do homem. Ao demonstrar uma situação como essa, o anunciante quer tornar o
valor da cerveja Heineken superior para o consumidor. Além disso, esse é ampliado ainda
mais se uma audiência mais atenta perceber que a trilha sonora do comercial é combinada
com a situação. Apesar de ter sido escrita para outros fins, a letra de “Give it to me”, de J.
Geils Band, é muito bem encaixada nesse comercial, já que, em conjunto com a cena, auxilia
a retratar as intenções dos personagens: “You've got to give it to me / You're so slick now,
know every trick now / You know I want it, I want it so bad / You know I need it, I can't