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“generalização argumentativa. À medida que os achados
na pesquisa qualitativa se apóiem em estudo de caso,
estes dependem de uma argumentação explícita
apontando quais generalizações seriam factíveis para
circunstâncias específicas. No caso da pesquisa
quantitativa, uma amostra representativa asseguraria a
possibilidade de uma generalização dos resultados.
Relaciona-se a isto a ênfase no processo indutivo, partindo
de elementos individuais para chegar a hipóteses e
generalizações. Entretanto, este processo deve seguir
regras, que não são uniformes, mas específicas a cada
circunstância. Desta maneira, é de suma importância que
as regras sejam explicitadas para permitir uma eventual
generalização. Finalmente, Mayring não exclui a
quantificação, mas enfatiza que a função importante da
abordagem qualitativa é a de permitir uma quantificação
com propósito. Desta maneira, poder-se-ia chegar a
generalizações mais consubstanciadas” (GUNTER, 2006:
203).
Nesta dissertação, o objetivo foi realizar uma exploração qualitativa de um
determinado fenômeno (a construção de marcas na Internet), por meio de
entrevistas em profundidade com um grupo de usuárias da rede, apoiando-se
também na quantificação dos dados encontrados.
O que é relevante para a presente discussão é que o método mais
adequado de pesquisa é, fundamentalmente, aquele que possui as melhores
condições de produzir conhecimento a partir de uma dada realidade. No caso
deste estudo, buscou-se aprofundar conhecimentos acerca da construção de
marcas via Internet no público feminino infantil. Explorar esse assunto por meio
de entrevistas em profundidade parece ser a forma mais eficaz de iniciar a
formulação de proposições sobre o tema e extrair as generalizações próprias de
um estudo qualitativo – que se distinguem em sua natureza das generalizações
típicas de um estudo quantitativo.