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Em outro relato uma das alunas reafirma que o excesso de conteúdo teórico, sem a
atividade prática associada, dificulta muito o aprendizado, pois este fica muito distante da
realidade. Considera pouco tempo para as atividades práticas e aponta para a questão de
que, a partir do momento em que as atividades de sala aula são (re) passadas aos alunos,
esses devem demonstrar o conhecimento ao professor no campo de estágio, desde o início
das atividades, na qual não se sentem preparados. No seu relato destaca
É muito pouco tempo de estágio, então aí já está a primeira dificuldade porque,
nesses dois meses de sala de aula é jogado um monte de teoria e daí no estágio
tu tens que saber toda aquela teoria. Então, assim, tem professores que são
compreensivos nessa parte e eles dizem desde o inicio... “ó pessoal nós vamos
estudar a partir de agora”, mas tem professor que quer que tu saibas tudo da
teoria no início, quando você chega no estágio. Tu chega lá não te perguntam de
uma forma construtiva, de modo a te incentivar e de ajudar, eles cobram te
deixam assim. Eu entendo que cada professor tem uma dinâmica de ensino e eu
concordo em parte, mas eu acho que alguns deveriam ficar bem atentos que o
aluno não sabe tudo ele está ali para aprender, e aí dá a impressão que quando
tu vai fazer o estágio, tu já tem experiência naquilo ali, mas acontece que é a
primeira vez que tu está vendo aquilo (AD).
Analisando a fala a partir dos dados da pesquisa é importante dizer que a
dissociação entre a teoria e a prática é o que tem desencadeado, o repensar no ensino da
enfermagem, ou seja, é possível perceber que o enfermeiro ainda tem uma forte formação
técnica, distante da idéia da formação profissional que relaciona e embasa as ações
cotidianas nos conhecimentos e concepções teóricas.
No próximo relato a aluna pesquisada aponta para as questões de docentes com
mais tempo de casa que muitas vezes se “acomodam e estacionam”, demonstrando uma
postura desgastada e de desinteresse e desmotivação. Acredita na importância do papel do
professor e confia plenamente nas suas colocações, mas destaca que devido a esta divisão
de docentes e enfermeiros no momento das atividades assistenciais, alguns alunos
procuram se organizar no sentido de fazer as atividades práticas com docentes que
ministraram os conteúdos na sala de aula, devido à preocupação em enfrentar o estágio
com enfermeiros que eles desconhecem
... a gente tem essa visão da importância de ter o conhecimento, porque todo
aluno vê isso... Todo aluno acredita que tudo que vocês professores falarem pra
gente “ta falado”, e que é um aprendizado muito importante. Outra coisa é
quanto aos professores do estágio, eu prefiro pegar professores que eu já
conheço, é bem melhor, porque ir para as atividades com alguém que você não
conhece é muito complicado, tem alguns que não se importam, mas eu não
quero. Eu acho que precisaria, tanto na maneira de passar esse conteúdo, de
como lidar com o aluno, de como incentivar ele a aprendizagem. Tem professor
que entra na sala de aula e que por mais que o assunto não seja interessante, tu
começas a prestar atenção sabe, porque o professor vai puxando, ele vai
relacionando com alguma coisa, aí é mais fácil. Só que eu acredito que o
professor que está tantos anos dando aula, claro que ele não tem culpa de não