Eduardo Augusto da Silva
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porém cada uma tem tarefas distintas:
“As relações públicas: identificam os públicos, suas reações,
percepções e pensam em estratégias comunicacionais de
relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o
ambiente organizacional; supervisionam e coordenam
programas de comunicação com públicos; prevêem e gerenciam
conflitos e crises que porventura passam as organizações. (...)
O marketing visa atingir o mercado: baseia-se em modelos de
competitividade para atingir objetivos econômicos; objetiva
persuadir o público-alvo e satisfazer os clientes/consumidores;
identifica e cria mercados para os produtos e serviços; coordena
e supervisiona os programas de comunicação mercadológica
para criar e manter os produtos e serviços”.
Corroborando com esta posição, Yanaze (2004, p.56), indica que,
“o apoio que relações públicas pode oferecer à empresa, para
ela alcançar seus objetivos mercadológicos é efetivo na medida
em que, por meio das atividades planejadas suas relações com
os públicos sejam caracterizadas pelo mútuo entendimento e
pela colaboração e os possíveis motivos de conflitos gerados
nessas relações sejam minimizados e até resolvidos de forma
adequada para ambos os lados. (...) Obviamente, o papel de
relações públicas não se restringe apenas a administrar os
conflitos entre a empresa e seus públicos. O planejamento e a
consolidação de atividades que propiciam a aproximação e a
interação entre as partes constituem-se também em objetivos de
relações públicas.”
O fator relacionamento como estratégia de Relações Públicas está em
França (2004, p.3-9), quando ele diz que,
“atua como técnica especializada de relacionamento, cujo
objetivo principal é perceber as realidades da
sociedade/organização, a obrigatoriedade de seus inter-
relacionamentos institucionais e mercadológicos, suas
necessidades permanentes de comunicação e seus
envolvimentos harmônicos ou controversos com a sociedade.
Sua influência é exercida de forma efetiva no planejamento e na
ordenação inteligente de diretrizes e ações em benefício, tanto
das organizações como da sociedade, tendo como resultado
final a conquista da aceitação e do apoio da opinião pública. (...)
Pode-se afirmar a multivariedade das funções de relações
públicas: estratégica, política, institucional, mercadológica,
social, comunitária, cultural, etc.”
As perspectivas acima demonstradas nos abrem os olhos para entender
que as ações institucionais, especialmente através da cultura, visam
estabelecer relacionamentos e não simplesmente a persuasão do público
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