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Anexo 3 – Fatos e características do APL
Este anexo apresenta diversos fatos e características do APL transcritos a seguir e
disponíveis em <http://www.sindicaljau.com.br> (acesso em: 01 maio 2006), site do Sindicato
da Indústria de Calçados de Jaú – SINDICALÇADOS.
Após ver as exportações saltarem de US$ 7,5 milhões em 2002 para
aproximadamente US$ 12 milhões em 2003, com as empresas do setor
aperfeiçoando sistemas de gestão e produção e de olho também no
crescimento do mercado interno, o pólo calçadista de Jaú começou 2004
com boas perspectivas de negócios.
O motivo é a própria dinâmica do mercado e a consolidação do
Programa de Desenvolvimento Sustentável do Pólo Calçadista de Jaú, criado
pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú, com apoio técnico-financeiro
do Sebrae-SP e parcerias que incluem instituições como a Prefeitura do
município, o Senai, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a
Fiesp/Ciesp, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Faculdade
de Tecnologia de Jahu (Fatec). Toda essa diversidade tem razão de ser:
desde que foi criado, o programa foi planejado para integrar áreas bastante
diversas da cadeia produtiva do calçado, como gestão, produção, meio
ambiente, estratégias de mercado e informação.
A necessidade do Programa de Desenvolvimento Sustentável foi
detectada a partir de um projeto para exportação do calçado jauense, cuja
realização foi um convênio entre o Sindicalçados, a APEX e o Sebrae. A
partir de então houve um avanço significativo rumo à exportação do calçado
jauense. Mais do que isso: com uma capacidade instalada para produzir 100
mil pares por dia em suas 180 indústrias calçadistas e outros 800 prestadores
de serviços no setor, gerando 6 mil empregos diretos, 1.600 indiretos e
outros 4 mil terceirizados, o pólo de Jaú possui mão-de-obra especializada,
qualificação técnica e infra-estrutura suficientes para suprir a demanda
gerada após a implantação do Programa.
O envolvimento e a interação entre fábricas, comunidade e prestadores
de serviço foram detectados como itens fundamentais para o sucesso da
iniciativa. Isso aconteceu a partir da realização de um Seminário de
Planejamento Participativo, que envolveu todos os setores do pólo em março
de 2003. É por isso que aproximá-los, criando relações de confiança e
parceria, foi uma das primeiras ações adotadas no Programa, e isso
aconteceu com a criação de grupos de trabalho multidisciplinares, focados
em áreas como política ambiental, estudo da atividade empresarial, PPCP
Sistemas, pesquisa e monitoramento de mercado e de moda,
desenvolvimento empresarial dos prestadores de serviço, fortalecimento da
estrutura do Sindicalçados, comunicação e marketing, organização das
informações do pólo e criação e manutenção de empresas. Com a instalação
desses grupos e a formação de lideranças, tornou-se possível integrar as
ações e tornar mais eficazes as ações de exportação.
Um bom exemplo foi a Mostra Arte Calçados 2003. Idealizada pelo
grupo de pesquisa e monitoramento de Moda, o evento contou com
profissionais de destaque em oficinas e palestras sobre temas como
diferenciação e competitividade, criação em moda, visual merchandising e
estilismo. Ao mesmo tempo em que ofereceu um painel de tendências a