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interferência... olha tu tens que jogar com o colega. Tudo bem, mas tu tens que
fazer uma jogada com o colega. Então, às vezes, eu até proponho: vocês vão
criar uma jogada que envolvam no mínimo, se são 6, no mínimo 4. Não pode,
se é o gol, se é cesta, se é o saque ou se é o... não pode passar sem interferir,
no mínimo... e aí vocês vão estabelecer como vocês vão fazer isso. Vou
pegando mais exemplos do futsal porque na escola se eu não trabalhar com o
futsal, com o futebol, olha, a gente passa o ano todo numa incomodação...
porque é a cultura deles. É o dia a dia deles, aonde uma lata, é uma pedra... é
o futebol. Mas eu também trago assim, não quero ficar só no futebol, a aula de
educação física é o lugar onde eles vão buscar aprender novos esportes, novas
situações para a vida deles. Então eu não aceito trabalhar só futebol.
Mônica – E quais que tu trabalhas? Quais os esportes que tu trabalhas?
Glória – Eu trabalho, eu gosto de iniciar com o handebol, que eu acho o
handebol, assim... ele é, ele é o futebol com a mão, digamos assim, fazendo
grosseiramente uma comparação. Te dá um trabalho de visão de espaço, de
tempo, de... tu trabalhares para todos os outros, na questão de espaço, de
tempo, todos os outros jogos. E eu procuro trabalhar handebol, futebol (que se
eu passar sem, né?), o voleibol... com os pequenos eu trabalho o nilcon. Nunca
trabalho nenhum deles assim puro. Sempre eu procuro estabelecer formas
diferentes de jogar, eu trabalho nilcon já misturando com o vôlei, que é
diferente. Na medida que eles vão dominando algumas coisas ele vai
crescendo – porque os meus lá são pequenos, são B10 – ele vai crescendo para
o vôlei. O basquete ainda não trabalhei porque o basquete (aqui até teria) mas
eu tenho lá os menores. Acho mais complicado. Faço atividades com eles, mas
não para o jogo. Lá no A. nós temos...(não foi possível entender). Normalmente
são esses. Mais ginástica, mais o atletismo que não falta nunca, não pode faltar.
Eu trabalho saltos, as corridas e...
Mônica – E algum outro desses alternativos tipo dança, capoeira,... tu
consegues trabalhar?
Glória – Eu trabalho com a ginástica olímpica e alguma coisa com
ginástica artística. Eu tenho uma limitação comigo mesma na questão da
dança, é bem como dizem os autores, a gente acaba influenciando naquilo
que a gente trabalha. Eu procuro, às vezes, passar algumas coisas mais na
ginástica artística, na ginástica rítmica, alguma coisa, mas muito elementar.
Porque, na verdade, é mais um esforço do que.. (risos) nesse aspecto, né?
Mônica – Vamos ver... E as rotinas que tu utilizas na aula? Porque quando
tu começas uma aula, seja lá de handebol, de futebol, tem coisas que a gente
repete. Então, como é que elas se consolidaram, como é que elas...
Glória – A gente sempre tem o primeiro momento na sala de aula, porque
a gente busca os alunos na sala. Então, ali na sala, são colocados os objetivos,
o que eu pretendo com eles, que atividades nós vamos fazer. Às vezes eles
propõe atividades. Por exemplo, sempre, naquela primeira parte, de
descontração, de aquecimento, eu sempre busco uma brincadeira deles, algo
que eles me trazem. No primeiro trimestre eu trabalho com eles as brincadeiras,