8
SUMÁRIO
Resumo....................................................................................................................................................
p. 004
Abstract .................................................................................................................................................
p. 005
Sumário ..................................................................................................................................................
p. 008
Relação de Siglas ...................................................................................................................................
p. 009
Relação de Figuras.................................................................................................................................
p. 010
Relação de Quadros ..............................................................................................................................
p. 010
Relação de Tabelas ................................................................................................................................
p. 011
Relação de Anexos .................................................................................................................................
p. 011
Introdução .............................................................................................................................................
p. 013
1. A Progressão Continuada e a Recuperação de Ciclo II na rede estadual de ensino de São
Paulo........................................................................................................................................................
p. 013
2. Tema e problema a serem investigados...............................................................................................
p. 022
3. Questões de pesquisa...........................................................................................................................
p. 023
4. Objetivos..............................................................................................................................................
p. 024
5. Hipóteses..............................................................................................................................................
p. 024
6. Procedimentos metodológicos.............................................................................................................
p. 024
Capítulo 1 – A visão dos alunos: referencial teórico...........................................................................
p. 031
1.1 – Pérez Gómez e a cultura experiencial.............................................................................................
p. 031
1.2 – Bernard Charlot e a relação com o saber.......................................................................................
p. 035
Capítulo 2 – A implantação dos Ciclos escolares no Brasil: o “tempo de mudar no papel” e o “tempo
de transformar corações e mentes”.........................................................................................................
p. 040
2.1 – O tema do fracasso escolar a proposta dos ciclos..........................................................................
p. 040
2.2 – Os Ciclos no Brasil.........................................................................................................................
p. 041
2.3 – A Progressão Continuada na rede estadual paulista .....................................................................
p. 054
Capítulo 3 – O tempo de “mudar no papel”: o processo de implantação dos estudos de
recuperação na rede de ensino paulista e sua legislação...................................................................
p. 064
3.1 – No tempo das Leis 4.024/61 e 5.692/71.........................................................................................
p. 064
3.2 – Em tempos da Lei 9.394/96 ..........................................................................................................
p. 080
Capítulo 4 – O que dizem “corações e mentes” envolvidos no processo: a Recuperação de Ciclo
II na visão dos alunos de uma escola estadual do Vale do Ribeira...................................................
p. 088
4.1 – O contexto da pesquisa..................................................................................................................
p. 088
4.1.1 – O Vale do Ribeira e a Diretoria de Ensino da Região de Registro..............................................
p. 088
4.1.2 – A escola alvo do estudo preliminar .............................................................................................
p. 091
4.1.3 – O estudo preliminar .....................................................................................................................
p. 093
4.1.4 – A escola alvo do estudo principal................................................................................................
p. 100
4.2 – Primeiros contatos com a escola e a seleção dos alunos e dos documentos escolares..................
p. 104
4.3 – A Recuperação de Ciclo II na escola alvo do estudo principal .....................................................
p. 105
4.3.1 – A formação da classe e seus professores.....................................................................................
p. 105
4.3.2 – O material pedagógico da Recuperação de Ciclo II ...................................................................
p. 108
4.3.3 – As práticas de ensino na RC II segundo os cadernos escolares: ................................................
p. 113
▪ O que os cadernos dizem sobre a prática docente na RC II.................................................................
p. 114
▪ As atividades de Língua Portuguesa....................................................................................................
p. 115
▪ As atividades de Matemática ..............................................................................................................
p. 116
▪ As atividades de Geografia...................................................................................................................
p. 118
▪ Comparando os cadernos dos alunos.....................................................................................................
p. 122
4.4 – Os alunos da RC II: suas vidas, seus sonhos e realidade................................................................
p. 123
4.4.1 – O perfil dos alunos entrevistados ................................................................................................
p. 124
4.4.2 – O desempenho escolar dos alunos e a participação dos pais na escola.......................................
p. 129
4.4.3 – Visão dos alunos sobre a escola e sobre os conteúdos escolares.................................................
p. 133
4.4.4 – Visão dos alunos sobre a retenção e suas dificuldades escolares................................................
p. 141
4.4.5 – A classe de Recuperação de Ciclo II na visão dos alunos...........................................................
p. 146
4.4.6 – Visão dos alunos sobre suas relações com os professores..........................................................
p. 151
4.4.7 – Visão dos alunos sobre as faltas e o abandono escolar................................................................
p. 156
Considerações finais..............................................................................................................................
p. 169
Referências Bibliográficas....................................................................................................................
p. 175
Anexos....................................................................................................................................................
p. 180