95
Estudo de caso: Kel
Conhecimentos Habilidades observadas
Identificar os valores em reais. Fez a leitura do rótulo numérico, identificando todos os
valores em reais.
Identificar o produto mais barato. Não identificou o produto mais barato.
Identificar o produto mais caro. Identificou o produto mais caro, fazendo aproximações
aos números inteiros.
Relacionar o preço com a quantidade em
cédulas ou moedas necessárias para o
pagamento de um produto.
Identificou a quantidade de cédulas necessárias para o
pagamento do produto.
Fazer a correspondência de cédulas e moedas
com a quantidade de produtos que poderiam
ser comprados.
Não estabeleceu a correspondência da quantidade em
dinheiro que possui com a quantidade de produtos que
poderiam ser adquiridos.
Calcular o troco. Não calculou o troco.
Realizar correspondência biunívoca. Não conseguiu realizar a correspondência biunívoca,
sobrou uma ficha.
Identificar a quantidade de fichas. Não identificou a quantidade de fichas, apontou a
fileira das fichas vermelhas como a maior.
Identificar a quantidade de fichas,
preocupando-se com a conservação de
número.
Não conserva número, identificou a fileira azul como a
maior, ficou centrada apenas nos aspectos perceptivos
(tamanho das fileiras, ampliação do espaço.).
Identificar a conservação da quantidade de
matéria em objetos de mesmo formato.
Não identificou a conservação da quantidade de
matéria, apontou a bolinha vermelha como a maior.
Identificar a conservação da quantidade de
matéria em objetos com formato diferente.
Não identificou a conservação da quantidade de
matéria, afirmou que na bolinha vermelha havia mais
massinha, pois a cobrinha amarela tinha o mesmo
tamanho das outras massinhas que estavam na caixa
inicialmente.
Perceber a relação espaço-quantidade. . Não identificou a igualdade entre as duas figuras,
apontou o campo da direita como o maior.
Perceber a relação espaço-quantidade após
transformação do espaço.
Não identificou a igualdade entre as quantidades,
apontou como maior o campo da direita em que os
capins estavam separados.
Identificar a conservação do volume de
líquidos.
Não identificou a conservação do volume de líquido
nos dois copos, apontou o copo da esquerda como o
maior.
Identificar a conservação do volume de
líquido, após mudança de recipiente.
Não identificou a conservação do volume de líquido,
após mudança de recipiente, apontou o copo alto e fino
acreditando que o mesmo continha mais líquido.
Classificar objetos seguindo a ordem
crescente.
Classificou os palitos, mas não respeitou a ordem
crescente, montou na ordem decrescente.
Classificar objetos seguindo a ordem
decrescente.
Classificou os palitos e não respeitou a ordem
decrescente, montou na ordem crescente.
Identificar a classe de pertinência dos objetos. Não identificou a pertinência dos objetos, apontou as
margaridas como o grupo maior.
Identificar a subclasse de pertinência dos
objetos.
Não identificou a subclasse na qual o objeto estava
incluído, apontou que ficariam menos rosas.
Identificar a classe e inclusão de classe em
objetos.
Não fez a inclusão d as margaridas e rosas Ana classe
de flores.
Tabela 7 Estudo de caso: Kel