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CONTEÚDOS
Conceituais Procedimentais Atitudinais
- Estruturação Textual
1 - O texto poético (diferença
verso e prosa); quadrinhas e trovas
2 - O texto narrativo (estudo de "O
Pequeno Príncipe")
Elementos da narrativa
(tipos de narrador, personagens,
tempo, lugar, ações)
Discurso direto
3 - Gêneros textuais: Auto-
apresentação; reportagem e
entrevista; história em quadrinhos
(texto verbal e não verbal);
correspondência; código de postura
4 - Suportes de produção textual
(jornais, revistas, livros impressos e
eletrônicos, produções on line, em
celulares etc.)
5 - Adequação lingüística à expressão
oral
6 - Leitura de diferentes gêneros
textuais
7 - Construção conjunta de critérios
para a avaliação da expressão oral
- Realizar atividades de
compreensão e produção oral
e escrita de diferentes gêneros
textuais. /Produzir textos narrativos.
- Reconhecer principalmente o
valor da amizade e outros
sentimentos nobres do ser humano.
- Realizar atividade de
compreensão oral e escrita de
intertextualidade.
- Reescrever diálogo de histórias
em quadrinho.
- Construir regras de convivência
- Reescrever as produções
textuais feitas pelos
estudantes/autores.
- Apresentação oral de trabalhos
em grupo, observando critérios de
apresentação oral.
- Confrontar idéias de
diferentes gêneros textuais.
- Refletir sobre a estrutura de
elaboração de textos
narrativos e poéticos para
efeitos de leitura.
- Ter atitudes de amizade;
cumprir as regras de
convivência elaboradas
conjuntamente.
- Diferençar textos em verso e
em prosa
- Utilizar corretamente a
pontuação nos diálogos.
- Utilizar corretamente nas
produções textuais as formas
verbais infinitivas e
flexionadas.
- Desenvolver a competência
de analisar e produzir textos
narrativos.
- Ser capaz de ler com
competência diferentes
gêneros textuais,
reconhecendo-os, bem como
seus suportes de produção na
modalidade escrita.
- Recursos Lingüísticos
1- A estética do texto: margem;
paragrafação, translineação
(aplicação do conhecimento da
separação silábica); emprego das
maiúsculas.
2- Ortografia e acentuação gráfica.
3- Emprego dos sinais de pontuação.
4- Escrita e uso das expressões e
vocábulos (de repente, por isso,
"mas" e "mais", porquês, "mau" e
"mal", "e" e "é", emprego da letra "m"
antes de "p" e "b").
5- Concordância (gênero e número).
6- Uso de substantivos, adjetivos,
pronomes, elementos de ligação e
de referência textual.
7- Flexão verbal: forma infinitiva e
flexionada.
- Realizar atividades de reflexão
lingüística a partir de
especificidades encontradas nas
diversas produções textuais
discentes:
- atividades de fixação de
estruturas lingüísticas a partir da
reescrita de parágrafos;
- análise e reescrita de trechos
que apresentarem problemas de
coesão e coerência textuais;
- análise de desvios e erros
ortográficos, de acentuação,
concordância;
- análise de textos dos alunos
que possibilitem reflexão acerca do
uso correto dos referentes
(substantivos, pronomes) e
adequada flexão verbal.
- Reescrever os textos produzidos
em sala observando o código de
revisão de textos.
- Ser capaz de utilizar os
recursos lingüísticos de forma
adequada nas produções
escritas presentes nos mais
diversos gêneros textuais.
- Reconhecer e utilizar os
recursos que garantam a
estética textual nas produções
textuais.
- Empregar adequadamente
os sinais de pontuação
- Incorporar ao vocabulário
ativo a escrita ortográfica de
expressões e vocábulos
trabalhados.
- Possibilitar a reflexão sócio -
lingüístico - pragmática através
da reescrita das produções de
texto.