Capítulo 5: Apresentação e Análise dos Resultados
183
permissão para por no site de jogos. Neste jogo, ele tá trabalhando todas as operações: adição,
subtração, divisão, multiplicação e ainda dá pra explorar potenciação, logaritmo e ir até o Ensino
Médio. Este jogo eu aprendi na Diretoria de Ensino pra aplicar com dificuldade de aprendizagem,
correção de fluxo, numa 6
a
série.
Edy: Durante o jogo, eu oriento, muitas vezes até ajudo aquele que tem mais dificuldades, pra
incentivar aquele que não quer jogar, porque acha que vai errar. Para encerrar, a gente estipula uma
pontuação ou combina que será até o final da aula.
Ros: Meu objetivo maior é ativar o raciocínio deles, fazer com que eles pensem. Eu sinto que eles
melhoram quando eu dou problemas de raciocínio lógico para resolver. Eu vejo que eles têm mais
facilidade de pensar. Eles conseguem conectar, porque eles ficam mais rápidos.
Mar: Depois disso, eu vou sistematizar tudo: dou as regras e uma listagem de exercícios para fechar
tudo. Eu percebo que eles aprendem melhor do que uma turma que não usa os joguinhos, que eu vou
direto com a teoria, porque eles acompanham com muito mais interesse e fixam mais. No começo,
quando eu aplicava os jogos, ficava muito desgastada, achava que não ia dar conta. Depois de muitas
vezes, eu fui controlando, conseguindo...
Ana: Os jogos: é um desafio, vou lançar um desafio aqui com vocês, aí eu vou cobrar postura, atitude,
trabalho em grupo, a individualidade, muitos alunos são egoístas e muitos monitores que gostam de
auxiliar. Alguns desenvolvem autonomia, outros desistem no meio do caminho, [...].
Mai: O jogo “Xadrez Chinês”: os alunos me ajudaram a montar. Eu comprei um tabuleiro e depois
tirei os xerox, pintei os triângulos – os alunos pintaram os triângulos coloridos e aí eu pedi verba pra
escola e comprei os dadinhos e usei sementes coloridas no lugar dos pinos e também usei as
massinhas – o biscuit. Foi empregado bastante tempo. Aí eu coloquei o tabuleiro numa napa e
plastifiquei – então ele ficou maleável, não quebra e eu enrolo e guardo tudo em casa, [...]. Bom, o
jogo, eu planejei pra fazer: primeiro, a divisão dos triângulos, depois trabalhar a contagem dos
triângulos, depois desenvolver uma seqüência – estava trabalhando PA e PG , no 2
o
colegial, uma
seqüência da quantidade de triângulos e a partir daí concluía o jogo. Outra coisa que eu desenvolvi
com eles, foi a questão da área. O centro do jogo é um hexágono, como achar a área com a
decomposição dos triângulos. Eu expliquei com a unidade do triângulo. Eu trabalhei a questão do
ângulo dos triângulos e depois os ângulos da figura que aparece, que é o trapézio. Aí depois a parte
da avaliação, que foi eles passarem todas essas informações pro papel. Informações que eu pedi, que
eu pus na lousa pra eles localizarem, aí eles colocavam a resposta no papel e eles me entregavam.
Notamos que Mai usou o jogo seguindo as etapas de um trabalho organizado, a
saber, planejou, fez a montagem, aplicou visando o conteúdo que estava ensinando e efetuou a
avaliação.
Bat: Geralmente, conforme um conteúdo da disciplina, eu penso num jogo que poderia ser útil,
naquele conteúdo, e se ele estiver relacionado, fica mais interessante. [...]. Eu gosto de escolher jogos
desse tipo, porque são de mais fácil aplicação. E é bom porque eles vão descobrindo a estratégia,
raciocinando por si mesmos. [...]. No final do jogo, eu faço um comentário, pra que serviu aquele
jogo, da viabilidade, em que foi útil.
Dor: O jogo de tabuada eu também improviso, uso milho, sementes, porque não tenho o material, mas
o importante é eles jogarem, porque eles chegam na 5
a
série e não sabem tabuada, é difícil aí eles
aprenderem os números naturais e as operações, então eu aplico.
Vir: A disciplina mudou, porque se esqueciam, ficavam envolvidos, esqueciam que estavam
estudando. Então foi muito bom, muito proveitoso! [...] eu estava sempre por perto. Eu apliquei uma
ficha de exercícios depois, para avaliar, e olha, eles me surpreenderam – a maioria tinha entendido
direitinho, melhoraram.
Cel: As regras são faladas em primeiro lugar, ficam na lousa, copiam no caderno, eu não deixo
mudar as regras – não pode mudar – isso serve pra vida também – tanto que o jogo é pra isso! [...]. E
finalmente, eu me sinto bem tranqüila pra aplicar, não tenho insegurança, porque eu estudo o jogo
primeiro.