139
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADOLFO, Antonio. Brazilian Music Workshop, Advanced Music, s/local, 1993.
ALMADA, Carlos. Arranjo, Editora da Unicamp, Campinas (S.P.), 2000.
ARAGÃO, Paulo. Pixinguinha e a Gênese do Arranjo Brasileiro (1929-1935)
Dissertação de Mestrado, UniRio, 2001.
ARZZOLA, Antonio Roberto Roccia Dal Pozzo. Uma abordagem analítico-
interpretativa do concerto 1990 para contrabaixo e orquestra de Ernest Mahle,
UniRio, Dissertação de Mestrado, Dezembro/1996.
BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnatalli– o eterno
experimentador, Funarte/Instituto Nacional de Música, Divisão de Música Popular,
Rio de Janeiro, 1984.
BENFIELD, Warren A. DEAN, James Seay Jr. The Art of Doublé Bass Playing,
Summy-Birchard Company, U.S.A, 1973.
BERENDT, Joachim E. O Jazz do Rag ao Rock, Editora Perspectiva S.A., São
Paulo, 1987.
BORÈM, Fausto. Lucíferez de Eduardo Bértola: a colaboração compositor-
performer e a escrita idiomática para contrabaixo, Opus – Revista da Associação
Nacional de Pesquisa e pós-graduação em Música – ANPPOM, Ano 5, no. 5, Belo
Horizonte, Agosto de 1998.
________ Entre a Arte e a Ciência: Reflexões sobre a Pesquisa em Performance
Musical, in Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical (l,
Editores F. Borém e A. Cavazotti, Belo Horizonte, MG, 2000
_______ Livre ornamentação por adição e subtração em duas danças de Bach.
Per Music. V.9, jan/jun. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p.47-63, apud, ZANON,
Sonia Regina, A obra de Câmera para Contrabaixo Acústico de Edmundo Villani-
Côrtes: Contribuições Interpretativas a partir de Considerações sobre o
Idiomatismo do Instrumento, Dissertação (Mestrado) UNIRIO, RJ, 2005.
CABRAL, Sérgio. Pixinguinha – Vida e Obra, Editora Lidador, Rio de Janeiro,
1980.
CARDOSO, André. A música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro,
Dissertação de Mestrado, UniRio, Rio de Janeiro, 2001. (abstract).
----------- A música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
Academia Brasileira de Música, 2005.
CARNEIRO, Luiz Orlando. Jazz, uma introdução, Editora Arte Nova, Rio de
Janeiro, 1982.
CARVALHO, José Alexandre Leme Lopes. Os Alicerces da Folia: A Linha de
Baixo na passagem do Maxixe para o Samba, Dissertação, UNICAMP, Campinas,
2006.
CASELLA, Alfredo et MORTARI, Virgílio. La Técnica de la Orquestra
Contemporânea, Editora Ricordi Americana, Buenos Aires, 1950.
CASTRO, Ruy. Chega de Saudade-A História e as Histórias da Bossa Nova,
Companhia das Letras, São Paulo, 2006
CAZES, Henrique. Choro: do Quintal ao Municipal, Editora 34, São Paulo, 1998,
CHERNICCHIARO, Vincenzo. Storia Della Musica nel Brasile – daí tempi coloniali
ai nostri giorni (1549 –1925), Editora Fratelli Riccioni, Milano, 1926.