agrícolas - que serviram de orientação para a
organização do atual ensino de 2º grau - e â ação
paralela do SENAI e SENAC, nos casos em que, em
função de normas legais, estavam sob a jurisdição
do Ministério da Educação e Cultura. Também ao
trabalho realizado pelo Programa Intensivo de
Preparação de Mão-de-Obra - PIPMO, cuja ação
iniciada na área secundária, posteriormente
expandiu-se para preparar mão-de-obra para os
setores primário e terciário.
A experiência com iniciativas similares ou de
outros países poderá ser de grande valor, quando
utilizada com o fim de orientar determinado curso
de ações, as quais, evidentemante, estão sujeitas
a uma série de variações, no tempo e no espaço.
Antevendo dificuldades de ordem técnica e
operacional, o legislador previu, e até
recomendou, a implantação progressiva da nova
organização, com a que, sem a menor duvida, poderão
ser identificadas falhas, realizadas correções e
estabelecidos procedimentos compatíveis com os
objetivos a que se propõe, numa linha correta de
ação.
O planejamento da educação e da formação
profissional, para atingir seus objetivos a longo
prazo, deve apoiar-se numa estratégia precisa, que
oriente o curso das ações e o adapte ãs condições
particulares, com o objetivo de aumentar a
eficiência e a produtividade do sistema de ensino.
Uma e outra estreitamente relacionadas. Assim,
periodicamente devem ser revistos os meios,
considerando-se as variáveis intervenientes, tais