Glossário
AEROVIA [DEPV, 1999b] - Área de Controle, ou parte dela, disposta em forma de corredor e provida de
auxílios à navegação.
APROXIMAÇÃO DE NÃO-PRECISÃO [DEPV, 1999b] - Aproximação por instrumentos baseada em auxílio
à navegação que não possua indicação eletrônica de trajetória de planeio(glide slope). E.g: NDB, VDF, VOR.
APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTOS [DEPV, 1999b] - Aproximação na qual todo o procedimento é
executado com referência a instrumentos.
ÁREA DE CONTROLE TERMINAL [DEPV, 1999b] - Área de controle situada geralmente na confluência de
rotas ATS e nas imediações de um ou mais aeródromos.
CONTINUIDADE [DEPV, 1999a] - Probabilidade de que se disponha do sistema de navegação durante uma
fase da operação, supondo-se que se dispunha do mesmo ao iniciar a citada fase.
DISPONIBILIDADE [DEPV, 1999a] - É a porcentagem do tempo que as informações prestadas por um sistema
ou sensor são confiáveis para utilização, ou seja, é capacidade do sistema de proporcionar informações
utilizáveis dentro de determinada zona de cobertura. A disponibilidade é função das características físicas do
entorno e da capacidade técnica das instalações dos transmissores.
INTEGRIDADE [DEPV, 1999a] – É a capacidade do sistema de navegação aérea de proporcionar aos usuários
avisos oportunos nos casos em que o mesmo não deva ser utilizado.
MEIO BÁSICO DE NAVEGAÇÃO [DEPV, 1999a] -São aqueles cuja performance dos auxílios de suporte é
garantida pelo Estado brasileiro, dentro de um volume de operação prevista, proporcionando indicação de
integridade e condições de continuidade, disponibilidade e precisão adequadas à condução de aeronaves em
cada fase de vôo.
MEIO PRIMÁRIO DE NAVEGAÇÃO (OACI, Circular 267-NA/159) - Sistema de navegação aprovado para
uma dada operação ou fase do vôo, que cumpre com os requisitos de precisão e integridade especificados, mas
não necessita cumprir com todos os requisitos de disponibilidade e continuidade. A segurança é alcançada
limitando-se os vôos a períodos específicos ou impondo restrições operacionais. Não é necessário levar a bordo
um meio básico de navegação para dar suporte ao meio primário de navegação.
MEIO SUPLEMENTAR DE NAVEGAÇÃO [DEPV, 1999a] - Meio de navegação que deve ser utilizado em
conjunto com um equipamento básico de navegação aérea. A aprovação de equipamentos suplementares para
determinada fase do vôo exige que se transporte a bordo um equipamento básico de navegação aérea. Entre os
requisitos de performance, um equipamento suplementar de navegação aérea deve satisfazer aos requisitos de
precisão e de integridade para tal operação ou fase de vôo, não sendo necessário satisfazer aos requisitos de
disponibilidade e de continuidade.
ÓRGÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO [DEPV, 1999b] - Expressão genérica que se aplica,
segundo o caso, a um Centro de Controle de Área, Controle de Aproximação ou Torre de Controle de
Aeródromo.
PRECISÃO [DEPV, 1999a] - É o grau de conformidade entre a informação de posição e hora que proporciona
o sistema de navegação e a posição e hora verdadeiras.
ROTA ATS [DEPV, 1999b] - Rota especificada, de acordo com a necessidade, para proporcionar serviços de
tráfego aéreo. A expressão "ROTA ATS" se aplica a aerovias, rota de assessoramento, rotas com ou sem
controle, rotas de chegada ou saída etc.
RUMO [DEPV, 1999b] - Direção da rota desejada, ou percorrida, no momento considerado e, normalmente,
expressa em graus, de 000° a 360° a partir do Norte (verdadeiro ou magnético), no sentido do movimento dos
ponteiros do relógio.
TRANSPONDER [DEPV, 1999b] - Transmissor-receptor de radar secundário de bordo que, automaticamente,
recebe sinais de rádio dos interrogadores de solo e que, seletivamente, responde, com um pulso ou grupo de
pulsos, somente àquelas interrogações realizadas no MODO e CÓDIGO para os quais estiver ajustado.
VETORAÇÃO RADAR [DEPV, 1999b] - Provisão de orientação para navegação às aeronaves, em forma de
rumos específicos, baseada na observação de uma apresentação radar.
VÔO IFR [DEPV, 1999b] - Vôo efetuado de acordo com as regras de vôo por instrumentos.
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