201
APÊNDICE 04
Trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia, realizados pelas Monitoras de Creche.
Título do TCC Comentários
GARCIA, Gley Elis & OLIVEIRA, Luciana
Botelho (2004). Com música a gente
aprende: apreciação do Projeto
Brinquemusicando. UNIMONTE, Santos.
Pesquisa bibliográfica e de campo, iniciando pelo
histórico do ensino da música na Educação Infantil,
tomando por base as idéias sobre arte e educação de
Vygotsky, a fim de analisar a experiência com crianças
de até 3 anos, a partir da formação continuada
denominada Brinquemusicando realizada pela
Secretaria Municipal de Educação de Santos.
FRANÇA, Claudia da; SILVA, Eliene Maria
da; COELHO, Lucia Helena L.; CHAVES,
Marilú Pinheiro (2004). Por uma Docência da
Melhor Qualidade. UNIMONTE, Santos.
Pesquisa bibliográfica que destaca a articulação entre
os conceitos de competência e qualidade,
pretendendo ampliar seus significados nos contextos
de trabalho docente. Segundo as autoras, trabalho
competente é aquele que faz bem, isto é, que é bem
feito pelo professor e que faz bem a ele e aqueles que
estão envolvidos.
FONSECA, Andréa R.; CHAVES, Fátima de
Mª C; DUARTE, Irene da Silva; OLIVEIRA,
Márcia Maria S; FORTES, Maria Guedes
(2004) importância do Ato de Brincar: Um
caminho mediador para o conhecimento.
UNIMONTE, Santos.
Pesquisa bibliográfica sobre a importância do brincar,
utilizando como eixo teórico às idéias de Piaget,
Vygotsky e Wallon, destacando o papel do educador e
das instituições de Educação Infantil no
desenvolvimento das crianças de até 3 anos.
FINEDA, Celia Helena; PEREIRA, Elizete
Meira; NUNES, Vera Lúcia (2004). As novas
tecnologias e a sua influência no processo
ensino-aprendizagem. UNIMONTE, Santos.
Pesquisa bibliográfica e de campo analisa questões
relacionadas à introdução das novas tecnologias na
área educacional, com referencias conceituais nas
idéias Michel Foucalt. Apresenta os resultados do
projeto “Mídia de papelão”, realizado com crianças de
3 anos em Creche da Rede Municipal de Santos.
FARIA, Márcia Lisboa de; GONÇALVES,
Maristela Fernandes de Oliveira;
EVANGELISTA, Cristina (2004) Creche: Um
Espaço Educativo. UNIMONTE, Santos.
Pesquisa bibliográfica e de campo. Procura investigar
a concepção que os pais tem sobre Creche. A
pesquisa foi realizada em uma Creche Municipal de
Santos e outra de Cubatão.
ABDALA, Zaida; CUQUI, Eliana Gonçalves F;
SILVA, Marini Ruas D da; ALMEIDA, Solange
Dias Arantes de. (2004). Perfil do educador
de Educação Infantil na rede municipal de
Santos. UNIMONTE, Santos.
A pesquisa bibliográfica e de campo oferece um
esboço do perfil dos Monitores de Creche da Rede
Municipal de Santos, utilizando o questionário como
instrumento de pesquisa, tentando contribuir para a
construção de sua identidade. Ao descrever a análise
dos dados da pesquisa destaca a importância
dada à
formação e à formação continuada, mas adverte que
ainda não é o suficiente para efetivas as mudanças
necessárias.
BUDHA, Ivete Conceição; SIMOES, Leonida
L. Moura; SILVA, Marjore Alexandrino da;
MAGAN, Susi Tavares dos S. M. (2004).
Creche em Ação: O movimento como
multiplica-dor de Linguagem. UNIMONTE,
Santos.
Pesquisa bibliográfica e de campo, partindo do estudo
sobre o histórico da criança pequena e sua educação,
mostrando a visão de alguns teóricos e propondo a
reflexão sobre as mudanças de postura dos
profissionais para o trabalho com o Movimento
(Educação Física) na Educação Infantil, especialmente
na Creche. Descreve observações e experiências
vivenciadas na Creche, podendo “...somar, hoje, o
conhecimento teórico adquirido com o curso de
Pedagogia” (Budha et al)
ALESTINO, Cândida Mª da Silva; BRANDÃO,
Kátia Cristina Garcia; ASCOMON, Mônica C.;
Estudo sobre a relevância das brincadeiras de roda no
âmbito da Educação Infantil de 2 a 4 anos, relatando