2.3 A Escola para os Guarani e Kaiowá e a Formação do Habitus de Professor
de Ciências .....................................................................................................................51
3 O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO PROJETO ARA VERÁ E AS
CONTRIBUIÇÕES PARA A MUDANÇA DO HABITUS DO PROFESSOR
GUARANI E KAIOWÁ .........................................................................................................55
3.1 O Ensino de Ciências Naturais e o Referencial Curricular Nacional
para as Escolas Indígenas............................................................................................55
3.2 As Ciências Naturais no Projeto Ara Verá: o texto do documento oficial .............57
3.3 As Aulas de Ciências Naturais no Curso de Formação de Professores
Guarani e Kaiowá: tentativas de concretização de um Projeto ..............................58
3.3.1 Primeiras impressões deixadas pelas Ciências Naturais no Projeto Ara Verá.......60
3.3.2 Mudança de habitus de professor de ciências guarani e kaiowá: primeiros
aproximações .........................................................................................................66
4 O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA INDÍGENA APÓS A FORMAÇÃO
DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ PELO PROJETO ÁRA VERÁ ...........72
4.1 A Produção dos Conteúdos Escolares: uma interpretação a partir da
“Transposição Didática” ..............................................................................................72
4.2 Algumas Considerações sobre a (Im)possibilidade do Ensino dos
Conhecimentos/Saberes Tradicionais na Escola ........................................................75
4.3 A Transposição Didática na Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo ...............80
4.3.1 O ensino a partir de Temas como alternativa à transposição disciplinar
dos saberes ...............................................................................................................80
4.3.2 Os Temas e a interação entre saberes nas situações concretas de ensino ...............83
4.3.3 A transposição didática de saberes dos Guarani e Kaiowá e da
ciência ocidental .....................................................................................................91
4.4 O Projeto Ara Verá no Processo de Transposição Didática: contribuições
para a mudança de habitus do professor guarani e kaiowá .............................................94
5 REFLEXÕES FINAIS .....................................................................................................100
REFERÊNCIAS ...................................................................................................................107
ANEXOS ................................................................................................................................111