Download PDF
ads:
SUELISE DE PAULA BORGES DE LIMA FERREIRA
A PRÁTICA DO PROFESSOR GUARANI E KAIOWÁ: O
ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO ARA VERÁ
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CURSO DE MESTRADO
CAMPO GRANDE, MS
2006
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
SUELISE DE PAULA BORGES DE LIMA FERREIRA
A PRÁTICA DO PROFESSOR GUARANI/KAIOWÁ: O
ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO ARA VERÁ
Dissertação de Mestrado apresentada ao curso de
Mestrado em Educação da Universidade Católica
Dom Bosco UCDB sob a orientação do
Professor Dr. Antonio Jacó Brand.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CURSO DE MESTRADO
CAMPO GRANDE, MS
2006
ads:
A PRÁTICA DO PROFESSOR GUARANI/KAIOWÁ: O
ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO ARA VERÁ
SUELISE DE PAULA BORGES DE LIMA FERREIRA
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________
Prof. Dr. Antonio Jacó Brand (Orientador)
_________________________________________________
Profª Dra. Adir Casaro Nascimento (Examinadora)
__________________________________________________
Profª Dra. Beatriz dos Santos Landa
RESUMO
A PRÁTICA DO PROFESSOR GUARANI/KAIOWÁ: O ENSINO
DE CIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO ARA VE
A presente pesquisa analisa por meio de “Estudo de Caso” as práticas dos professores formados pelo “Projeto
Ara Vera Curso Normal em Nível Médio Formação de Professores Guarani e Kaiowá”, implantado pela
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul em 1999. Enfatiza o ensino de ciências e aborda os
conteúdos e metodologias desenvolvidas por esses professores nas aulas da Escola Municipal Indígena
Ñandejara Pólo. Os dados para essa pesquisa foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada. Dezessete
professores dessa escola discorreram sobre o ensino de ciências na escola antes e depois do Projeto Ara Verá.
Acompanhei algumas aulas desses professores já formados nas quais pude coletar mais informações sobre as
suas aulas. Também foi entrevistada a professora-ministrante do componente curricular “ciências naturais” no
Projeto Ara Verá. Os relatórios do trabalho realizado foram alvo de consulta. Além das entrevistas, foram
analisados conteúdos de Diário de Classe da Escola correspondentes ao período de 1990 a 2002. As minhas
apreciações como coordenadora do Projeto na época de sua implantação também são apresentadas. Os conceitos
de habitus
ABSTRACT
THE PRACTICE OF GUARANI/KAIOWÁ PROFESSOR: THE TEACHING
OF SCIENCE FROM THE PROJECT ARA VERÁ
The present research analyses by means of “Study of Case” the practices of the teachers graduated by “Project
Ara Vera Normal Course in High School Education of Guarani and Kaiowá teachers” implanted by Mato
Grosso do Sul State Secretariat for Education in 1999. It Emphasizes the teaching of Science and approaches the
contents and methodologies developed by those teachers in the classes of the Municipal Indigenous Ñandejara
Pólo School. Data for this research were collected by means of interview semi structured. Seventeen professors
related about Science teaching at school before and after the Project Ara Verá. I accompanied some classes from
these teachers ,who are already graduated, in which ones ITre colle meforinf Norcatiod abou (tirme class. ( ) Tj0 225 TD 0.2193 Tc 14712 TwAlossit wasof interviater thminini splaen professes of thcurricularmeccoh olae"nera) Tj3915.75 0 TD 01.534 Tc 109381 Twuctipas Scien"s in th23Project
Dedico este trabalho
a minha mãe pelo incentivo ao longo dos
estudos e ao meu pai pela sua sabedoria.
ao amigo e esposo Evaldo pela paciência e
companheirismo de todas as horas.
ao Renato César e a Evelise, frutos de minha
existência, com os quais troco aprendizados
diários.
AGRADECIMENTOS
Aos professores guarani e kaiowá da Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo que
prontamente se dispuseram a contar suas experiências profissionais.
À SEMED de Caarapó pelo atendimento e disponibilização de seus arquivos.
Ao professor Dr. Antônio Jacó Brand, meu orientador e amigo cujo incentivo
transcendeu em muito as exigências do seu papel e da sua responsabilidade.
Ao Programa de Mestrado, em especial a Comissão de Bolsas, por oportunizar a
realização deste estudo.
Aos professores e companheiros do Curso de Mestrado, pelas discussões que
contribuíram para meu crescimento como pessoa e como pesquisadora.
À equipe da Gestão de Processos em Educação Escolar Indígena da Secretaria de
Estado em Educação pela cessão de materiais ao estudo desenvolvido.
Ao grupo da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e
Recursos Hídricos, pela amizade, e vivências compartilhadas.
À professora MSc. Maria Aparecida de Souza Perrelli pelo impulso à trilha da
pesquisa. Incansável, desde o início da construção do anteprojeto e ao final, quando teve que
interromper sua Tese de Doutorado para partilhar comigo a sua experiência, competência e
dedicação à Educação e ao Ensino de Ciências. Reconheço seu esforço em compreender meu
habitus de professor e minha forma de produção intelectual, mas, sobretudo por ter me
imposto desafios sucessivos. Lembro ainda, do saboroso “macarrão com rúcula” que saia em
caráter emergencial para abrandar a fome que interrompia as horas de estudo.
Aos profissionais da Saúde que me acompanharam nas difíceis horas de falência
física.
Ao apoio de todos os amigos e parentes que entenderem a necessidade da ausência
no convívio.
Por fim, a todos que aqui não estão relacionados, mas que participaram de uma
forma ou outra, na realização deste trabalho.
Não tenho palavras para agradecer a todos vocês!
SUMÁRIO
RESUMO ................................................................................................................................04
ABSTRACT ............................................................................................................................05
LISTA DE SIGLAS ...............................................................................................................10
LISTA DE QUADROS E ESQUEMAS ...............................................................................11
LISTA DE ANEXOS..............................................................................................................12
INTRODUÇÃO: HISTÓRIAS DE VIDA, GÊNESE DA PESQUISA ..............................13
1 OS GUARANI E OS KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL E A
CAMINHADA PARA A FORMAÇÃO ESCOLAR ESPECÍFICA DE SEUS
PROFESSORES .....................................................................................................................21
1.1 Breve Relato Histórico dos Guarani e Kaiowá ........................................................21
1.2 A Formação Escolar Inicial dos Guarani e Kaiowá ...................................................23
1.3 A Educação Escolar Indígena: aspectos legais ..........................................................26
1.4 A Busca por uma Proposta de Formação de Professores Guarani e Kaiowá .........28
1.4.1 Uma proposta de formação para professores leigos: O PROFORMAÇÃO ...........30
1.4.2 Uma proposta de formação de professores guarani e kaiowá:
O PROJETO ARA VERÁ ......................................................................................32
1.4.2.1 Os objetivos do Projeto Ara Verá ................................................................33
1.4.2.2 A organização curricular e os princípios metodológicos do curso .............33
1.4.2.3 A equipe de formadores ...............................................................................36
1.4.2.4 A produção literária .....................................................................................37
1.4.2.5 A avaliação do Projeto .................................................................................38
1.4.2.6 Aspectos não previstos e situações de improviso .......................................38
1.5 Alguns Desdobramentos ..............................................................................................39
2 O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA FORMAÇÃO ESCOLAR
INICIAL DOS GUARANI E KAIOWÁ E A SUA RELAÇÃO COM A
FORMAÇÃO DO HABITUS DE PROFESSOR ................................................................41
2.1 Breve Retrospectiva do Movimento do Ensino de Ciências Naturais no Brasil .....41
2.2 O Ensino de Ciências na Escola para Índios ..............................................................45
2.3 A Escola para os Guarani e Kaiowá e a Formação do Habitus de Professor
de Ciências .....................................................................................................................51
3 O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO PROJETO ARA VERÁ E AS
CONTRIBUIÇÕES PARA A MUDANÇA DO HABITUS DO PROFESSOR
GUARANI E KAIOWÁ .........................................................................................................55
3.1 O Ensino de Ciências Naturais e o Referencial Curricular Nacional
para as Escolas Indígenas............................................................................................55
3.2 As Ciências Naturais no Projeto Ara Verá: o texto do documento oficial .............57
3.3 As Aulas de Ciências Naturais no Curso de Formação de Professores
Guarani e Kaiowá: tentativas de concretização de um Projeto ..............................58
3.3.1 Primeiras impressões deixadas pelas Ciências Naturais no Projeto Ara Verá.......60
3.3.2 Mudança de habitus de professor de ciências guarani e kaiowá: primeiros
aproximações .........................................................................................................66
4 O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA INDÍGENA APÓS A FORMAÇÃO
DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ PELO PROJETO ÁRA VERÁ ...........72
4.1 A Produção dos Conteúdos Escolares: uma interpretação a partir da
Transposição Didática” ..............................................................................................72
4.2 Algumas Considerações sobre a (Im)possibilidade do Ensino dos
Conhecimentos/Saberes Tradicionais na Escola ........................................................75
4.3 A Transposição Didática na Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo ...............80
4.3.1 O ensino a partir de Temas como alternativa à transposição disciplinar
dos saberes ...............................................................................................................80
4.3.2 Os Temas e a interação entre saberes nas situações concretas de ensino ...............83
4.3.3 A transposição didática de saberes dos Guarani e Kaiowá e da
ciência ocidental .....................................................................................................91
4.4 O Projeto Ara Verá no Processo de Transposição Didática: contribuições
para a mudança de habitus do professor guarani e kaiowá .............................................94
5 REFLEXÕES FINAIS .....................................................................................................100
REFERÊNCIAS ...................................................................................................................107
ANEXOS ................................................................................................................................111
LISTA DE SIGLAS
AEC/MS Associação de Educdores Católicos
CAND - Colônia Agrícola Nacional de Dourados
CEE/MS Conselho Estadual de Educação
CEEI/MS Comitê de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso do Sul.
CIMI – Conselho Indigenista Missionário
EI Etapas intermediárias
EIP Etapa intensiva Presencial
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola
FUNAI Fundação Nacional do Índio
FUNDESCOLA Fundo de Fortalecimento da Educação
MEC Ministério da Educação
PCN Parâmetros Curriculares Nacionais
PIN - Posto Indígena
PNE Plano Nacional de Educação
PROFORMAÇÃO Programa de Formação de Professores em Exercício
RCNEI referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas
SED/MS Secretaria de Estado de Educação
SEED/MEC Secretaria de Ensino Fundamental do Ministério da Educação
SEMED Secretaria Municipal de Educação
SPI Serviço de Proteção ao Índio
TD Transposição Didática
UCDB Universidade Católica Dom Bosco
UFMS Universidade Federal de Matogrosso do Sul
LISTA DE QUADROS E ESQUEMAS
QUADRO I - TEMÁTICAS E METODOLOGIAS REGISTRADAS NOS
DIÁRIOS DE CLASSE DA ESCOLA INDÍGENA ÑHANDEJARA
PÓLO (1990-2002) .................................................................................................................46
QUADRO II - MATRIZ CURRICULAR - PROJETO ARA VERÁ ................................57
QUADRO III - RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE CIÊNCIAS NATURAIS
DO PROJETO ARA VERÁ (2000-2002) .............................................................................63
ESQUEMA 01 - CAMINHOS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS
SABERES DA CIÊNCIA OCIDENTAL E DOS SABERES
TRADICIONAIS NA ESCOLA INDÍGENA .....................................................................79
QUADRO IV - AULA Nº 1: ELIZABETE FERNANDEZ, 1ª SÉRIE ..............................84
QUADRO V - AULA Nº 2: PROFESSORA RIZOLENA QUINHONI,
1ª SÉRIE ..................................................................................................................................85
QUADRO VI - AULA Nº 3: PROFESSOR FLÁVIO VILHAVA FREITAS
- 2ª SÉRIE ..............................................................................................................................86
LISTA DE ANEXOS
ANEXO 01 - ÁREAS INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ NOS
MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL ...................................................................112
ANEXO 02 - CORPO DOCENTE DO PROJETO ARÁ VERÁ
PROFESSORES MINISTRANTES .............................................................................114
ANEXO 03 - CORPO DOCENTE DO PROJETO ARÁ VERÁ
PROFESSORES ASSISTENTES ........................................................................................116
ANEXO 04 - CONTEÚDOS REGISTRADOS NOS DIÁRIOS DE SALA
DA 4ª SÉRIE COMO ENSINO DE CIÊNCIAS ................................................................118
ANEXO 05 - ENTREVISTADOS: PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ QUE
ATUAM NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA ÑANDEJARA POLO ....................121
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo