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E ainda, Goffman (2005, p. 17) dividiu as instituições totais em cinco grupos.
incapa es e que não oferecem risco, como os idosos, órfãos e indigentes. Um
segun
locais o bem-estar
das pessoas ali isoladas não representa uma preocupação.
penas através de tais
fundamentos instrumentais: quartéis, navios, colégios internos, campos de trabalho,
colônia
no esquema físico,
por exemplo, portas fechadas, paredes altas, arame farpado, fossos água, florestas,
pântan
or sendo esta a primeira “mutilação do EU”. Esta
mutilação se dá através de tensões entre a vida na instituição e a vida anterior do
interna
______________________________ Fundamentação Teórica
No primeiro colocou aquelas criadas para cuidar de pessoas consideradas
z
do grupo abrange os locais a cuidar de pessoas também consideradas
incapazes de cuidar de si mesmos, mas que se constituem, ainda que de maneira
não intencional, como uma ameaça potencial à comunidade. São os sanatórios para
tuberculosos, os hospitais para doentes mentais e os leprosários.
Um outro tipo é organizado para proteger a comunidade contra os perigos
intencionais, como cadeias, os campos de concentração. Nestes
Em quarto lugar vêm as instituições constituídas com a intenção de se realizar
adequadamente algum trabalho, e que se justificam a
s e grandes mansões (do ponto de vista de empregados). Finalmente, os
locais destinados a servir de refúgio do mundo, necessário para a transformação
religiosa: as abadias, os mosteiros, conventos e outros claustros.
Nestas instituições a existência de barreiras à relação social com o mundo
externo, por proibições à saída que muitas vezes estão incluídas
os. A restrição ao contato com o mundo exterior tem por objetivo excluir o
indivíduo por completo de seu mundo originário, para que este absorva totalmente
as regras internas, evitando-se comparações, prejudiciais ao seu processo de
aprendizagem e transformação.
Goffman (2005, p.23) descreve que as instituições criam barreiras entre o
internado e o seu mundo exteri
do, adquirindo importante significado no próprio processo de admissão, onde
o mesmo recebe roupas padronizadas, tem cabelos cortados, um número de
identificação, além de ser pesado, fotografado, e ter colhidas suas impressões
digitais. Além disso, a ausência de bens é mais uma das formas de mutilação do eu.