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Lave e Wenger (
apud
Daniels 2002:169) argumentam que, como um aspecto da
prática social a aprendizagem envolve a pessoa inteira, implica não somente uma
relação com atividades específicas, mas uma relação com comunidades sociais
implica tornar
-
se
um participante pleno, um membro, um tipo de pessoa.
Retomando uma outra idéia relevante defendida por Vygotsky (1934
/1998
) já citada
neste capítulo e relacionada com a implementação das atividades teatrais é o
desenvolvimento da atividade infantil por meio do brinquedo. Segundo a teoria
vygotskyana
, é a situação de brincadeira de faz-
de
-conta que leva o aluno a uma
situação imaginária, definida pelo significado estabelecido pela brincadeira e não
pelos elementos reais concretamente presentes.
O vínculo das atividades teatrais com os conceitos vygotskyanos que proponho
está
relacionado à forma como elas são utilizadas para que o aluno interaja em grupo
com diferentes formas de expressão, aprendendo a observar, ouvir e se colocar,
vivenciando diferentes papéis sociais. A atividade teatral, por meio da brincadeira de
faz
-
de
-
conta
, desperta no aluno a criatividade, favore
ce
o trabalho em grupo, a
atuação em um momento sócio-histórico e principalmente, faz o aluno enfrent
ar
problemas que necessitam de soluções de diversas representações da sociedade,
como por exemplo, conflitos, desigualdades, tomadas de decisões. Portanto, ao se
deparar com problemas que necessitem de soluções, o aluno pode, além da
observação e da imaginação, desenvolver a percepção
,
o relacionamento entre os
pares, a espontaneidade, o gesto, o equilíbrio, a linguagem musical e a expressão
corporal. Dessa forma, o aluno participa das atividades teatrais como uma pessoa
plena, inteira
, e
exp
õe
de certa forma sua afetividade e razão.
Finalm
ente, acredito que o trabalho com atividades teatrais em sala de aula da
escola pública, com clara função pedagógica, seja relevante porque elas favorecem
o envolvimento do aluno em situações imaginárias, essenciais para o
desenvolvimento, pois podem estimular a descoberta de si próprio, do outro e d
o
mundo que o rodeia. Elas possibilitam ao aluno experienciar e entender criticamente
o papel que cada ser humano exerce no grupo social, a partir do momento que ele
assume uma personagem e vivencia os diferentes papéis sociais; estimulam o
desenvolvimento da criatividade, ao mesmo tempo que favorece a busca de