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Podemos observar, porém, que o exemplar de Álgebra, foi mais procurado,
o que demandou duas reimpressões, talvez por conter várias sugestões de
atividades com os blocos lógicos e outros materiais concretos. O Subsídio de
Geometria teve sua 1ª edição publicada em 1977, a 2ª edição, em 1978, e a 3ª,
em 1981, sem reimpressões.
Bastos (2006) ressalta que enquanto em algumas escolas esses impressos
nem chegavam a ser tirados do pacote, em outras, era disputado pela sua
divulgação em periódicos e faculdades.
A equipe de elaboradores repete a mesma organização adotada para os
Subsídios de álgebra: 6 capítulos divididos por série. Cada capítulo contém os
objetivos, os pré-requisitos, o material necessário para as atividades sugeridas e
observações para os professores, com esclarecimentos sobre os conteúdos que
irão ser desenvolvidos no capítulo. Incluem também o mesmo texto do Prefácio e
Advertências e a planificação de alguns sólidos.
SUMÁRIO
Prefácio
Advertência
Capítulo 1 - 1ª Série
Objetivos - Reconhecer as superfícies fechadas simples; reconhecer que
uma superfície fechada simples determina, no espaço, três conjuntos:
interior, exterior e fronteira; reconhecer os principais sólidos geométricos;
discriminar os vários tipos de sólidos geométricos.
Pré-requisitos, Material, Atividades.
Observações: informações para o professor sobre os conceitos de prisma e
pirâmide.
Capítulo 2 – 2ª Série
Objetivos - Reconhecer curvas abertas,
fechadas, simples e não-simples; identificar
pontos que estão: reconhecer pontos que
estão: dentro de uma curva fechada simples,
fora de uma curva fechada simples, na própria
curva; reconhecer que uma curva fechada
simples determina, no plano, três conjuntos de
pontos: interior, exterior, fronteira.
Pré-requisitos, Material, Atividades.
Observações para o professor sobre os
conceitos de região, vizinhanças simétricas,
conjunto aberto e convexo.
Capítulo 3 – 3ª série
Objetivos - Diferenciar os principais tipos
de sólidos geométricos e seus
elementos; reconhecer intuitivamente
que para os poliedros estudados se
verifica a relação de Euler; planificar
sólidos geométricos, através da
montagem e desmontagem de modelos.
Pré–requisitos, Material, Atividades.
Observações para o professor sobre os
conceitos de planificação.