7. ANEXOS
7.1 Entrevista com o idealizador da Central de Redação
Pergunta (P): Bom, eu gostaria de saber como que surgiu a idéia da Central de Redação?
Resposta (R): Essa idéia, ela não é, digamos, inteiramente nossa. Essa já é uma prática que
ocorre em outras escolas, principalmente as que preparam para o vestibular. Nós, é, pegamos
essa idéia que já conhecíamos e decidimos implantar para todo o Ensino Médio. Então, a
lógica é mais ou menos a seguinte: o professor, quando ele aplica uma redação, ele, na hora
que vai fazer a correção, freqüentemente tem em vista a natureza da produção, que é muito
própria de cada aluno, diferentemente de uma prova de matemática, por exemplo, que o que
se espera é mais ou menos bem definido, não há muita oportunidade pro aluno extrapolar as
suas respostas, e a redação, diferentemente de provas dessa natureza, ela tem muito de
particularidades do próprio aluno e, como o professor, convivendo com aquele aluno, ele
poderia na sua avaliação é, como é que eu vou dizer, ser um pouco, se deixar envolver pelo o
que ele conhece daquele aluno. Nós imaginamos fazer uma correção da redação, da maneira
um pouco mais, não diria impossível, mas pessoas que não tivessem tão envolvidas com os
alunos, como os professores estão, então a origem da idéia foi essa, de ter uma avaliação à
parte, uma avaliação por pessoas que não tivessem esse envolvimento pessoal com os alunos.
Mas a idéia foi evoluindo, daí nós não ficamos só nisso, a própria proposta da redação, nós
pensamos que ela também pudesse ser feita, é, por alguém, professores que fossem um
especialista no assunto, e que essa proposta fosse um pouco mais, vamos dizer assim, mais
consistente do que aquela feita por um professor unicamente. Aliás essa segunda idéia é uma
idéia que caracteriza todas as nossas ações dentro do colégio, a gente sempre imagina que,
quando há um grupo de profissionais da mesma área discutindo alguma coisa, o resultado tem
que ser melhor do que cada um, individualmente. Então, outra coisa que, como conseqüência,
surgiu foi a necessidade de que a correção feita por esses avaliadores, ela sofresse algum tipo
de padronização, porque, se um determinado professor corrige todas as redações de uma
turma, é ele próprio, de maneira mais ou menos simplificada, ele próprio define a forma como
vai corrigir, ele cria, mesmo que ele não esteja pensando nisso, uma padronização. Se a
maneira de corrigir de um professor fosse simplesmente dar uma lida e dar uma nota de 0 a
10, é esta uma padronização, muito simplificada, mas é. E se os alunos discordam, o professor
está ali para fazer a sua justificativa, né? Ele faz uma redação mais detalhada, ele também tá