Tabela 16: Ranking de uso das revistas cientificas especializadas nacionais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Total/*p
% % % % % % % % % % % % % % %
1 47,9 13,6 11,9 5,9 6,7 8,0 4,2 11,8 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 43 (2,40) 13,5
2 6,3 20,5 0,0 17,6 10,0 20,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 26 (3,46) 8,2
3 22,9 20,5 16,7 2,9 10,0 0,0 20,8
0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 36 (2,89) 11,3
4 8,3 20,5 35,7 5,9 10,0 8,0 8,3 0,0 7,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 38 (3,29) 11,9
5 2,1 13,6 0,0 11,8 20,0 12,0 4,2 5,9 15,4 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 24 (4,58) 7,5
6 0,0 0,0 2,4 11,8 13,3 12,0 16,7
17,6 0,0 16,7 0,0 0,0 0,0 0,0 21 (6,14) 6,6
7 0,0 0,0 9,5 5,9 10,0 12,0 8,3 11,8 15,4 16,7 0,0 0,0 0,0 0,0 20 (6,05) 6,3
8 6,3 0,0 2,4 23,5 3,3 16,0 4,2 11,8 15,4 8,3 0,0 11,1 0,0 0,0 24 (5,42) 7,5
9 0,0 0,0 7,1 2,9 10,0 4,0 25,0
11,8 23,1 8,3 18,2 0,0 0,0 0,0 22 (6,86) 6,9
10 4,2 2,3 9,5 0,0 3,3 0,0 4,2 11,8 7,7 25,0 18,2 11,1 0,0 0,0 18 (6,50) 5,6
11 0,0 4,5 0,0 0,0 3,3 8,0 0,0 0,0 0,0 16,7 36,4 22,2 14,3 0,0 14 (8,71) 4,4
12 0,0 2,3 0,0 5,9 0,0 0,0 0,0 11,8 0,0 0,0 18,2 44,4 28,6 0,0 13 (9,38) 4,1
13 0,0 0,0 4,8 5,9 0,0 0,0 4,2 0,0 15,4 8,3 9,1 11,1 57,1 0,0 14 (8,86) 4,4
14 2,1 2,3 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 5,9 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 100 6 (8,83) 1,9
T 319 100
Fonte: Pesquisa de campo 2008
*p = profundidade média
Dentro do grupo de revistas nacionais, fica destacada a importância especialmente de
três revistas, quais sejam a RAE (na versão impressa e eletrônica), a RAUSP e a RAC. No
caso das duas primeiras pode-se inferir a importância histórica. As revistas selecionadas estão
ligadas aos programas de pós-graduação pioneiros do país.
Quanto à indicação de prioridade, classificada na terceira posição está a RAC. Tal
classificação se deve à importância da RAC, na medida em que é editada pela ANPAD, a
Associação que congrega pesquisas e pesquisadores em administração todo o país.
A terceira parte do questionário, procurou identificar a característica editorial do
mercado brasileiro em marketing. Primeiramente essa identificação buscou averiguar os
autores e pesquisadores mais usados e reconhecidos, tanto no âmbito nacional, quanto
internacional. Após isso se fez uma identificação dos livros e artigos científicos de
importância para a academia brasileira de marketing, também considerando publicações
internacionais e nacionais nessa seleção.
Finalmente, de forma adicional, o questionário investigou a importância para os
cursos de pós-graduação em todo o país para os entrevistados. As respostas encaminharam
para a seleção prioritária dos cursos citados a partir de sua ordem de importância na academia
brasileira de marketing.
Quanto aos autores em nível global, a lista a seguir indica todos os autores citados,
independente de seu grau de importância para os entrevistados. Uma tabela de sua